Panceta recheada: Aprenda fazer no forno ou churrasqueira

A panceta recheada é uma receita perfeita que se encaixa em muitas ocasiões, você já tentou preparar alguma vez?

Embora não seja uma preparação tão complicada como a maioria pensa, o método correto exige certo empenho, especialmente na amarração. Além do mais, o cozimento interno tem que ser perfeito e o couro não pode ficar borrachudo, concorda?

Considerando essas questões, criei este conteúdo para tornar sua vida mais alegre. Afinal, nunca vi alguém comer panceta com recheio e ficar triste. Vamos nessa!

Tudo que você deve saber sobre o preparo de panceta recheada

panceta recheada

Se você sabe o que é panceta, provavelmente entende que dá para fazer mil e uma coisas com essa carne. Porém, o mais comum é socar a barriga do porco em óleo quente para fazer torresmo.

E isso é maravilhoso, já que o torresmo sequinho é um dos melhores petiscos para churrasco. Contudo, quando o cardápio exige algo diferente, nada melhor do que planejar bons recheios para servir uma panceta super diferente.

Só quem já se arriscou no preparo recheado, sabe como esse momento é recheado mesmo de dúvidas. Devo fazer no forno? A quantos graus preciso assar? Se eu fizer na churrasqueira, como temperar panceta para churrasco?

Para livrar você de potenciais dúvidas futuras, resolvi abordar o preparo em cada cenário. Nesse contexto, você aprenderá a fazer tanto no forno quanto na churrasqueira, aproveite tudo!

Como fazer panceta recheada no forno?

Na minha opinião, a receita no forno é mais vantajosa e fácil de fazer, pois basta papel-alumínio para assar uniformemente. Aqui nesta sugestão, é tudo muito simples, mas existe apenas a questão da marinada. Você pode ou não fazer, fica a seu critério.

Ingredientes

  • 1 panceta de 2kg (tamanho aproximado de 40x25cm)
  • 1 calabresa cortada em palitos
  • 2 cenouras médias cortadas em palitos
  • 100g bacon em fatias finas ou palitos médios
  • Suco de 1 limão
  • 2 doses de cachaça
  • 5 dentes de alho amassados
  • Sal, pimenta-do-reino, colorau, ervas finas e tomilho a gosto
  • Cheiro-verde picado a gosto
  • Barbante suficiente para enrolar a peça

Modo de preparo detalhado

  1. Faça cortes na carne tipo quadriculado para penetrar os temperos.
  2. Em seguida, espalhe cachaça na carne e no couro.
  3. Junte os temperos dos dois lados, massageando bem.
  4. Ainda na carne, coloque cheiro-verde picado.
  5. Feito isso, acomode calabresa, cenoura e bacon em palitos.
  6. É fundamental colocar o recheio seguindo o sentido do comprimento.
  7. Isso porque nós fecharemos pelas pontas e não enrolaremos.
  8. Enquanto pressiona e segura as pontas, passe o barbante e amarre.
  9. Nesse momento, decida por quanto tempo pretende marinar.
  10. O ideal são entre 18 a 24 horas, espalhe mais um pouco de cachaça e leve à geladeira.
  11. Retire da geladeira, besunte com azeite e tampe com alumínio.
  12. Leve para assar em forno preaquecido a 220° por 3 horas.
  13. Por fim, retire o alumínio, aumente o forno ao máximo e deixe mais 30 minutos.

Se depois desse tempo a pele não pururucar, você pode espalhar cuidadosamente óleo quente sobre o couro. Quem já fez pernil à pururuca vai entender certinho o processo.

Dá para rechear panceta e fazer na churrasqueira?

Sim, é possível fazer panceta recheada na churrasqueira também. Só que tenho que adiantar, pode dar um pouco mais de trabalho. Primeiro porque o couro precisará passar por um processo de salga antes de temperar e rechear. Nada exagerado, claro.

Sendo assim, você precisará de 3kg de barriga de porco, com bom equilíbrio entre carne, gordura e couro. Faça furos no couro, espalhe sal e reserve na geladeira por 2 horas. Após esse tempo, retire e dê uma boa lavada para tirar o excesso de salinidade.

Agora sim, espalme a peça, colocando sal de parrilla, azeite, parmesão fresco ralado, mortadela defumada fatiada e raspas de limão. No centro da carne, coloque uma quantidade generosa de catupiry e finalize com um pouco de farofa pronta ou caseira.

Por último, enrole a peça, amarre com bastante barbante e leve à churrasqueira ou defumadora. A minha sugestão é defumar a 170° por cerca de 4 horas para 3kg de panceta. O pulo do gato é despejar um fio de óleo quente para purururar o couro.

Ficou com alguma dúvida ou não entendeu algum processo? Não se preocupe porque eu separei um vídeo bacana:

DICA EXCLUSIVA: para fazer panceta recheada é importante ter um termômetro culinário

Em determinados preparos eu digo a você que é exagero o termômetro culinário, mas não aqui. Por mais que a criação e evolução genética suína tenham melhorado muito nos últimos anos, todo cuidado ainda é pouco.

Em outras palavras, o consumo de carne de porco precisa ser feito a partir de determinada temperatura. Nesse caso, quando sua panceta atingir 70° internamente por pelo menos 15 segundos, está no ponto perfeito.

Afinal, estamos assando um pedaço generoso de carne de porco, e a temperatura tem que penetrar bem. E outra, um equipamento desses é bem barato, dá para investir numa boa.

Quais outros ingredientes podem ser usados como recheio para panceta?

Por acaso você já fez alguma receita de pernil recheado? Pergunto isso porque as combinações seguem na mesma linha. Só que a barriga de porco tem um sabor ainda mais suave, o que aumenta bastante as possibilidades.

O único cuidado mesmo são os ingredientes cremosos e à base de leite, como queijos. Você não vai querer perder todo o recheio quando escorrer churrasqueira abaixo, né? Veja ao menos duas combinações que casam bem demais com panceta:

Sugestão de recheio cítrico com abacaxi

  • 2 cebolas picadas
  • 200g de bacon defumado picado
  • 8 fatias de abacaxi em calda picado grosso
  • Abobrinha ralada bem fina a gosto
  • Folhas de louro
  • Suco de 1 limão

Sugestão de recheio para panceta com carne bovina

  • 500g de coxão mole ou duro em cubos pequenos
  • 6 a 8 tiras de bacon
  • 1 linguiça calabresa cortada em palitos
  • Azeitona picada a gosto
  • Tomate seco a gosto
  • Lascas pequenas de queijo meia cura

Essa última sugestão é tão diferente e incrível, que encontrei um vídeo que ajuda nessa empreitada:

A panceta recheada é ideal para fugir da mesmice na cozinha

Fazer panceta recheada dá trabalho? Sim, não é um dos pratos mais rápidos. É difícil de fazer? De jeito nenhum, e prova disso são as receitas e sugestões mostradas hoje.

Então, o que você está esperando para encomendar aquela manta fenomenal de panceta? Seja no forno ou na churrasqueira, o “trem é bão” demais e você não vai se arrepender um segundo sequer.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Se você lembrou daquele amigo que só faz panceta na panela de pressão, compartilhe o conteúdo. Mostre que é fácil fugir da rotina com a mesma carne. Até a próxima!