Lombo de boi recheado: Receita simples para fazer

A maravilha do lombo de boi recheado é poder fazer em uma refeição diária, mas surpreender naquele almoço especial. Gostaria de aprender uma receita simples?

Não é todo mundo que enxerga o potencial do lombo bovino recheado, já que outros cortes são mais tradicionais. Aqui me refiro ao lagarto, maminha e cortes suínos, como pernil. Porém, nenhum entrega a maciez e suculência do lombo de boi.

Em vista dessas informações, que tal me acompanhar nesse conteúdo feito para trazer até você um preparo diferenciado? Sem demora, vamos às dicas de hoje!

Receita simples para fazer lombo de boi recheado muito suculento

lombo de boi recheado

Tenho certeza de que a maioria das pessoas já fizeram lombo de boi assado no forno pelo menos uma vez. Além de ser uma carne muito saborosa, é fácil de temperar e assar. Mas será que a versão recheada segue essa linha?

Nossa vida, me arrisco a dizer que o resultado é até melhor. Isso porque o recheio certo transfere umidade e sabor ao interior da carne. Como consequência, você poderá apreciar um assado inesquecível.

Sendo assim, deixe as receitas de lagarto recheado um pouco de lado, e experimente algo realmente fantástico.

Ingredientes

  • 1,5kg de lombo de boi (escolha peça com boa capa de gordura)
  • 500g de bacon em fatias finas
  • 100g de parmesão ralado fresco (ralado fino)
  • 100g de azeitona sem caroço picada
  • Azeite suficiente para besuntar o interior da carne
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Mix de chimichurri, açafrão, curry, páprica picante, manjericão, alho granulado e orégano a gosto
  • 2 cenouras cortadas em palitos grossos

Modo de preparo completo

  1. Com uma faca afiada, corte a peça no sentido do comprimento, descendo até o final, mas sem separar.
  2. Agora, corte novamente a parte interna de cada um dos lados, assim você espalma bem.
  3. Em seguida, coloque todos os temperos num pilão e moa até virar um tempero homogêneo.
  4. Pode ser interessante acrescentar azeite para formar uma pasta.
  5. Na sequência, esfregue o tempero na carne, especialmente por dentro.
  6. Agora, espalhe as fatias de bacon, as azeitonas e o queijo parmesão.
  7. O segredo é enrolar bem apertado, amarrando com barbante depois.
  8. Antes de assar, tempere a parte externa apenas com pimenta-do-reino e corrija o sal.
  9. Feito isso, forre uma assadeira com papel-manteiga, disponha as cenouras e posicione o lombo recheado por cima.
  10. O toque de mestre é espalhar mais azeite para deixar úmido e levar ao forno.
  11. A temperatura do forno fica entre 180° e 200°, dependendo do forno.
  12. O tempo médio é de 90 minutos tampado, após, abra e verifique o ponto e a cor da carne.
  13. Se for necessário, deixe mais alguns minutos para dourar.

Caso exagere no queijo, tenha certeza de amarrar bem as pontas para não escorrer tudo. Aqui você ainda pode adicionar cebola em pétalas, batata em canoa e dente de alho amassado para realçar o aroma. Enfim, tudo que seu “coração mandar”.

Quanto ao ponto da carne, prefira deixar mais próximo do “ao ponto”. Dessa maneira você aproveita melhor a suculência que o corte oferece. A seguir você verá um vídeo que serve como base para fazer em casa, aproveite:

DICA EXCLUSIVA: dá para fazer lombo de boi recheado na panela de pressão?

Sim, é possível e o resultado é tão incrível quanto. Nesse contexto, você pode usar quaisquer temperos naturais para carne da sua preferência. Já nos ingredientes do recheio, use bacon, calabresa, queijos, legumes e vegetais, tudo fica maravilhoso.

Na hora de cozinhar, dá para fazer de dois jeitos: selar a carne, adicionar os temperos e cozinhar. Ou então, refogar alho e cebola, adicionar os temperos, colocar a carne por último e cozinhar a carne sem selar.

Particularmente eu sou do time que aprendeu como selar a carne porque a maciez é incomparável, fica a seu critério. Depois disso, quando pegar pressão é só contar entre 25 e 35 minutos para cada quilo de lombo.

Não tem experiência para espalmar a carne? Faça um furo que dá certo!

Essa é uma dica relativamente simples, mas que pode fazer a diferença no preparo. Lembro uma vez na casa de amigos, onde a pessoa responsável pelo lombo bovino disse que sabia abrir a carne.

Não preciso dizer que ele não tinha ideia do que estava fazendo, né? Como resultado, ele estraçalhou a carne toda, prejudicando demais a etapa de rechear. Isso que todo mundo falou que não era acém assado no forno e sim lombo.

O lombo é delicado e precisa de atenção no manuseio, bem diferente do acém, que é mais firme. Voltando à prática, se porventura você não dispor da destreza para abrir corretamente, tudo que precisa é de um furo.

Nesse sentido, pegue a peça e uma faca de chef grande. Por fora você vai medir até onde a faca deve entrar. E com facilidade, faça um furo pressionando levemente no centro do corte até o final. Cuidado apenas para não furar as mãos, hein?

O pulo do gato é girar levemente a faca para expandir o furo, o que facilita acomodar o recheio. Porém, nesse caso talvez não seja recomendado usar bacon em fatias, mas sim em palitos. Com isso, você chega ao centro da peça com facilidade.

Use e abuse das opções de recheios para lombo bovino

Costumo dizer que a criatividade na cozinha está associada ao tempo disponível para executar o prato. Por exemplo, dificilmente a pessoa vai espalmar o lombo para rechear no momento de correria, pois furar é mais eficaz.

E isso acaba ditando quais ingredientes realmente usar. Em um cenário de calmaria na cozinha, aconselho você a se aventurar na diversidade de opções.

Quer um recheio mais suave? Que tal uma mistura cremosa de ricota, espinafre e cogumelos? Você é do time que gosta de sabor forte? Pois os queijos maturados e presuntos curados são excelentes opções, veja uma lista:

  • Presunto de Parma + queijo Emmental em palitos e azeitona preta.
  • Ricota fresca + espinafre ou brócolis de rama + abobrinha fatiada.
  • Queijo muçarela + linguiça calabresa fininha + tomate cereja.
  • Presunto defumado + peito de peru defumado + requeijão cremoso.

Portanto, não precisa necessariamente seguir o tradicional, pelo contrário. Quanto mais ingredientes diferentes você usar, maiores as chances de encontrar aquela combinação que encanta o paladar!

Lombo de boi recheado é ou não é a melhor receita para uma refeição completa?

Considerando as dicas, tanto de preparo quanto de recheios, é impossível deixar o lombo de boi recheado de lado, né? Aproveite que essa carne tem um custo-benefício sensacional e experimente uma nova receita a cada refeição.

Me despeço de você agora, mas saiba que fico na ansiedade para saber se você conseguiu reproduzir. Não esqueça de me dizer o que achou, estarei aguardando.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, caso você tenha realmente gostado da receita de hoje, compartilhe o conteúdo. As redes sociais são o lugar perfeito para levar conhecimentos e dicas às pessoas, concorda? Até a próxima!