Bife de chorizo na airfryer: Receita rápida para fazer

Não é de se espantar que as pessoas tenham dúvidas sobre o bife de chorizo na airfryer. Convenhamos que o tradicional é assar na churrasqueira ou na grelha, né?

Contudo, na airfryer é uma maneira criativa e versátil de apreciar uma boa carne assada, macia e saborosa. Por outro lado, você deve entender que a receita tem alguns detalhes que você não pode negligenciar, como o tempo de cocção.

Sendo assim, para que você não caia em armadilhas, montei este conteúdo cheio de dicas exclusivas. Quer ganhar mais um prato esplêndido? É só conferir a leitura!

Receita rápida de bife de chorizo na airfryer

bife de chorizo na airfryer

Aposto que muita gente chegou aqui falando mal dessa receita. Afinal, colocar chorizo na airfryer é um pecado para muitos, pois afirmam que isso não valoriza a nobreza da carne.

Mas é aquilo que eu sempre digo, sabendo fazer certinho é possível valorizar as principais qualidades desse corte maravilhoso. E outra, nem todos têm boas churrasqueiras ou o espaço para assar carne, concorda comigo?

Então, o churrasco em apartamento é uma saída totalmente viável e satisfatória, por que não aproveitar, certo? Tendo em vista que assar carne gera diferentes dúvidas, selecionei uma receitinha que é “mamão com açúcar”, veja:

Ingredientes

  • 2 bifes médios de chorizo
  • Sal triturado a gosto
  • Pimenta-do-reino a gosto
  • Azeite suficiente para dar umidade à carne
  • 2 dentes de alho processados
  • Tomilho fresco processado juntamente do alho

Modo de preparo

  1. Antes de qualquer coisa, pré-aqueça a airfryer por 5 minutos a 200°.
  2. Enquanto ganha temperatura, tempere os bifes com sal e pimenta.
  3. Para dar um toque extra, espalhe o alho com tomilho de todos os lados.
  4. Besunte com azeite e leve ao cesto da airfryer.
  5. Feito isso, programe de 8 e 10 minutos a 200° para um ponto médio.
  6. Caso prefira mais passado, deixe mais 2 minutos.
  7. Falando em ponto de carne malpassada, cerca de 7 minutos é ideal.
  8. Retire, deixe a carne descansar por 4 minutinhos e pode apreciar.

Esse é o processo mais rápido e simples de fazer bife de chorizo na airfryer. “E tem como aperfeiçoar, por exemplo, para fazer uma crosta bem bacana?”. Sim, é nesse ponto que eu queria chegar, separei tudo abaixo.

DICA EXCLUSIVA: cuidados que garantem uma carne perfeita

Uma coisa que você vai notar ao fazer como sugeri acima, é a cor da carne. Infelizmente, a airfryer não tem a capacidade térmica para dar aquela selada por fora. Então, de uma forma ou de outra o bife fica mais branquinho.

Outra coisa, se você pretende fazer direto na fritadeira, evite colocar bifes muito altos. Isso porque será um verdadeiro desafio atingir o ponto rosado do cozimento perfeito.

E como resolver tudo isso? Bom, a primeira coisa é aprender como selar a carne. Para isso, você precisará de uma boa frigideira, manteiga, azeite e bife em temperatura ambiente.

Começando, aqueça a frigideira e adicione o azeite, deixando até esquentar. Agora sim, entre com o bife e não mexa mais, por cerca de 1 minuto e meio em fogo médio/alto. Quando der o tempo, vire o bife e entre com a manteiga.

Agora é questão de banhar a carne até formar uma crosta caramelizada, reserve antes de colocar na airfryer. Vale dizer que esse é o mesmo processo para ancho e chorizo, tudo bem?

Por fim, basta levar à airfryer, mas o tempo será menor. Para uma carne ao ponto, a cocção deve ser feita em 4 minutos. Gosta de carne mais passada? Sem problemas, deixe cerca de 5 minutos. E para quem ama carne malpassada, 3 minutos.

Pode parecer mero detalhe, mas selar na frigideira preserva a umidade natural da carne, evitando ressecar e deixando ultra suculenta. “Ah, mas estou sem tempo e farei direto, tem alguma recomendação para o meu caso?”. Sim, sempre tenho.

Utilize bifes de chorizo mais finos, assim a caramelização acontece com mais facilidade e o interior fica cozido na medida. Acompanhe um vídeo interessante que pode ajudar a clarear as ideias:

Posso harmonizar molhos com bife de chorizo feito na airfryer?

Sim, embora falamos de chorizo que é um corte exclusivo e apreciado individualmente, dá para fazer bonito. Desse modo, saiba que você tem um monte de opções de acompanhamento para bife.

O que eu mais gosto é considerado a melhor finalização para chorizo, segundo argentinos e uruguaios, é o molho chimichurri. Sua composição leva inúmeros temperos, especiarias e condimentos, mas a adição do azeite deixa tudo incrível.

Na verdade, o chimichurri na carne é um tempero completo, que pode ser usado antes, durante ou depois. Como molho, ele é servido juntamente do bife, e a pessoa pode chuchar ou espalhar sobre belos pedaços.

Entretanto, você tem o poder da escolha para combinar outros molhos se preferir. Vamos supor que você tenha feito o processo da frigideira antes de assar na airfryer, certo?

Além do mais, colocou ramos de tomilho fresco e dentes de alho para dar mais sabor à carne. Nesse contexto, elimine o alho e os ramos de tomilho, mas preserve a gordura da fritura, fazendo assim:

  1. Comece refogando ½ cebola e 2 dentes de alho picados.
  2. Quando dourar, entre com cogumelos frescos e cozinhe até ganhar cor.
  3. Em seguida, acrescente 150ml de caldo de legumes caseiro e um pouco de vinho tinto.
  4. Prove e corrija os temperos, deixando reduzir pela metade.
  5. Pronto, você acaba de ganhar uma versão profissional de molho para acompanhar chorizo.
  6. Espalhe sobre o steak e coloque alguns cogumelos dourados, ninguém resiste.

Bife de chorizo na airfryer é uma receitinha incrível para o dia a dia

Esse é o momento de aproveitar o bife de chorizo na airfryer, sabe por que? Simplesmente porque é uma carne que tem caído no gosto do brasileiro. Por conta disso, encontramos preços mais atrativos do que alguns anos atrás.

Posso dizer com firmeza, chorizo é uma das melhores carnes para fazer na airfryer, basta se aventurar e se aperfeiçoar. No mais, cabe a você diferenciar as receitas para se reinventar na cozinha, bom apetite.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, me ajude a compartilhar o conteúdo para alcançar mais pessoas. Eu fico só imaginando a quantidade de pessoas que não aproveitam a airfryer como poderiam, né? Até a próxima!