Acompanhamento para cupim assado: 5 ideias para servir

A sua jornada para encontrar o melhor acompanhamento para cupim assado acaba de ficar interessante, pois esse conteúdo vai te ajudar.

Embora seja uma tarefa prazerosa, o desafio é harmonizar guarnições que equilibram o alto teor de gordura da carne. Afinal, o cupim é uma das carnes com maior nível de marmoreio, o que traz muito sabor ao assado.

Vamos conhecer a nossa lista de melhores acompanhamentos para colocar em prática agora mesmo? Está imperdível e certamente você encontrará o que procura!

O que considerar ao escolher um acompanhamento para cupim assado?

acompanhamento para cupim assado

O baixo conhecimento sobre a carne cupim deixa muita gente confusa na hora de criar boas combinações nas refeições. E um dos resultados para esse cenário, é escolher um acompanhamento que não fica tão bacana.

Antes de mais nada, você precisa saber que o cupim de qualidade possui um teor elevado de gordura. Não que isso seja ruim, pelo contrário, é justamente isso que garante sua maciez e sabor. Porém, é algo que você precisa considerar.

Para se ter ideia, o corte de qualidade chega a apresentar 28,6g de gordura a cada 100g de cupim bovino. Por exemplo, vamos dizer que você escolheu o cupim como a carne para almoço de domingo, certo?

Nesse sentido, você compra uma peça de 2kg. Sabe quanto de gordura existe nestes dois quilos de carne? Precisamente 572g de pura gordura, já imaginou?

O que quero dizer, é que o acompanhamento escolhido precisa seguir por uma vertente menos gordurosa, por assim dizer, compreende? É por isso que a nossa lista a seguir foi criada em cima da necessidade de compor refeições ricas, mas balanceadas!

5 ideias maravilhosas de acompanhamento para cupim assado

1. Cupim assado na manteiga + batatas e cenouras com alecrim

E por falar em acompanhamento prático, você vai se surpreender com essa sugestão. Isso porque a ideia é temperar o cupim com bastante manteiga, sal, pimenta-do-reino e chimichurri sem pimenta, até besuntar tudo.

Em seguida, embale a carne em duas folhas de celofane grosso asse por 90 minutos a 220°. Depois desse tempo, corte 5 batatas grandes em canoa e 2 cenouras em rodelas médias.

Agora, tempere tudo com azeite, sal, alecrim fresco ou desidratado, colorau, açafrão e um toque de páprica doce. Por fim, misture para incorporar os temperos e adicione na forma da carne.

Uma dica valiosa é aproveitar o líquido que solta do cozimento para finalizar o tempero da batata e cenoura. Volte ao forno por mais 30 a 35 minutos e tenha um dos melhores acompanhamentos para carne assada.

DICA EXTRA: já que vamos aproveitar parte do sabor da carne, nada melhor do que escolher bons temperos para carne assada no forno, concorda?

Apesar de simples, nesse vídeo a seguir você encontra ainda mais detalhes bacanas para deixar tudo mais saboroso:

2. Prove essa sugestão de farofa de cenoura para cupim assado na brasa

Para quem tem churrasqueira em casa, o cupim é ainda mais recomendado. Isso porque o cozimento mais lento da brasa valoriza perfeitamente as qualidades do cupim.

Sendo assim, tenho duas sugestões que se complementam para a melhor combinação:

  1. Cupim na mostarda e mel com temperos naturais para carne.
  2. Farofa de cenoura como você nunca comeu.

Como mencionei, será uma carne assada diretamente na churrasqueira, onde o tempero é feito de uma mistura inacreditável:

Ingredientes do tempero da carne

  • 2kg de cupim
  • 1 cabeça de alho processado
  • 100ml de mostarda
  • ½ xícara (chá) de shoyu
  • ½ xícara (chá) de mel
  • Suco de 2 laranjas
  • Sal grosso e pimenta-do-reino a gosto

Ingredientes da farofa

  • 2 tomates picados
  • 100g de manteiga
  • Fio de azeite
  • 150g de bacon
  • 3 dentes de alho picados
  • 1 cebola picada
  • 1 cenoura ralada
  • 400g de farinha de mandioca torrada
  • 100g de azeitonas
  • Cheiro-verde e sal a gosto

A carne não tem segredo, faça furos na peça e espalhe os temperos de todos os lados. Para isso, utilize uma forma para não desperdiçar nenhum ingrediente. Por fim, enrole a peça em papel-alumínio algumas vezes e asse por 4 horas.

Preparando a farofa de acompanhamento

  1. Numa frigideira, coloque a manteiga e um fio de azeite até derreter.
  2. Em seguida, junte o bacon e frite até dourar.
  3. Coloque o alho e a cebola para murchar e incorporar.
  4. Na sequência, entre com cenoura, tomate e temperos.
  5. Incorpore a farinha aos poucos, mexendo sempre até chegar no ponto desejado.
  6. Finalize com azeitonas, cheiro-verde picado e sirva com o cupim assado.

Receita prática, deliciosa e fácil de fazer. Seja para churrasco de fim de semana ou churrasco de Dia dos Pais, esse é um bom acompanhamento para cupim. Agora, para fazer o cupim mais macio, basta assistir ao vídeo do preparo:

3. Saboreie uma maravilhosa receita de arroz Pilaf

O arroz simples é uma delícia para o dia a dia, mas por que não diferenciar na combinação com carne? E quando encontramos uma receita de arroz diferenciado, ideal para acompanhar aquele belo pedaço de carne, é melhor ainda.

Dessa forma, me refiro ao arroz Pilaf, que é uma receita tradicional do oriente médio. Por isso, leva muitos condimentos e especiarias que dão cor e sabor à receita, anote os ingredientes:

  • 300g de arroz Basmati
  • 1 cebola picada
  • 3 dentes de alho picados
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 100g de pistaches descascados e picados (opcional)
  • Cúrcuma, cominho, curry, páprica picante e açafrão a gosto
  • Sal e alecrim a gosto

O preparo é o mesmo do arroz comum, mas o grande diferencial está nos temperos, no pistache e no arroz. O tipo de arroz Basmati possui um sabor mais acentuado e puxado para noz.

Além disso, ele absorve e mantém mais água no cozimento, mas sem ficar grudado. Portanto, essa combinação de especiarias cai como uma luva para o cupim assado, pois valoriza seu sabor natural.

DICA EXTRA: a sugestão de ingredientes é a mais tradicional, mas existem muitas receitas diferentes. Por exemplo, você pode substituir água por caldo de legumes. Aliás, incorpore pimentão vermelho, champignon, amêndoas, pimentão amarelo e muito alho!

4. Sugestões de maionese para combinar com a suculência da carne

O que você acha de irmos de acompanhamento para churrasco, sabe aquele campeão e amado por todos? Estou falando da maionese de batata com legumes.

O método de preparo não tem segredo, pois basta amassar as batatas cozidas e misturar o restante dos ingredientes. Inclusive, não esqueça de dar um toque a mais de sabor com limão, combinado?

Nesse sentido, fiz uma seleção de receitas para você explorar a criatividade na cozinha, de modo a valorizar o cupim:

  1. Tradicional maionese de batata com legumes: aqui vai cenoura, palmito, ervilha, milho, ovos e muito tempero.
  2. Maionese de batata com bacon: 5 batatas cozidas, 200g de bacon frito, 1 cenoura, 1 tomate, ½ lata de milho e ½ de ervilha, salsinha e sal.
  3. Maionese de batata com azeitona: nessa receita você pode manter ingredientes tradicionais, mas apostando na azeitona verde e preta.
  4. Transforme a maionese numa salada: ao invés de usar propriamente a maionese, aposte na mostarda, 1 gema, raspas de limão e manjericão.

DICA EXTRA: um ingrediente que quase ninguém usa é o ovo de codorna na maionese. Depois que você aprende como cozinhar ovo de codorna, sua maionese ganha mais relevância, pois, apesar de pequeno, há muito sabor no ovinho!

5. Salada para acompanhar carne assada é uma escolha incrível

Para fecharmos nossa lista diferenciada de acompanhamento para cupim assado, recomendo a você servir algum tipo de salada. E olha, quando o assunto é salada para acompanhar carne assada, temos incontáveis opções, uma melhor que a outra:

  • Folhas de alface roxa e crespa a gosto
  • 2 colheres (chá) de mostarda escura
  • 1 colher (chá) de mel
  • Castanhas e nozes a gosto
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Parmesão ralado a gosto

Essa é uma sugestão pessoal, pois costumo fazer sempre que surge aquela oportunidade de assar, aproveite!

Bom, agora que você conhece mais 5 tipos de acompanhamento para cupim assado, cabe a você planejar o cardápio mais completo. Recomendo colocar seu toque pessoal nas receitas preparadas, somente assim você encontra sua essência na cozinha!

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, se foram valiosas para você, não esqueça de compartilhar com todo mundo nas redes sociais, assim você ajuda outras pessoas. Até a próxima!