Acompanhamento para cordeiro: O que combina?

Todos sabemos que carne alguma dispensa uma boa guarnição, mas acertar no acompanhamento para cordeiro nos proporciona uma experiência gustativa incomparável.

Se preparar a carne do cordeiro já é algo raro, imagina escolher a combinação que soma sabores, aromas e texturas? Então, saiba que eu separei dicas que surpreendem e que abrirão a sua mente para criativas harmonizações. Vamos conferir?

5 sugestões de acompanhamento para cordeiro que combinam demais

Com potencial gigantesco para compor belos churrasco, mas com um consumo ainda imperceptível no Brasil, o cordeiro só tem vantagens. Digo isso porque é possível prepará-lo de forma individual, como a carne para churrasco exclusiva.

Mas é igualmente recomendado planejar bons acompanhamentos que complementam o paladar, sem tirar o protagonismo da carne. Afinal, quem aposta na marinada para cordeiro, certamente prefere apreciar todo esse sabor.

Levando isso em consideração, diante de você há 5 ideias de acompanhamentos imperdíveis e que transformam qualquer refeição.

1. Clássico carré de cordeiro com batatas ao murro e molho de ervas

Chamado de carré francês, costeleta ou French Rack de cordeiro, é um dos cortes mais macios e saborosos. Além disso, é também uma carne nobre e encontrada nos melhores restaurantes.

Então, os acompanhamentos para esse preparo devem seguir a mesma linha, ou seja, ideias refinadas para fazer jus à carne. Nesse sentido, que tal fazer uma deliciosa receita de batatas ao murro com molho de ervas?

Ingredientes da batata ao murro

  • 1,5kg de batatas para conserva (a famosa batata bolinha)
  • 6 colheres (sopa) de azeite
  • ½ maço de sálvia
  • ½ maço de manjerona
  • Sal, pimenta-do-reino e toque de açafrão a gosto

Ingredientes do molho de ervas

  • ⅓ xícara (chá) de azeite
  • Raspas e suco de 1 limão
  • 1 colher (sopa) de alecrim picado
  • 2 colheres (sopa) de salsinha picada
  • 1 colher (sopa) de hortelã picada
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

Há duas maneiras de fazer a batata. Há quem cozinhe levemente e asse para deixar suculenta. Depois disso, você dá uma leve amassada e adiciona os temperos. Porém, para adiantar, cozinhe e finalize com manteiga na frigideira.

Já o molho de ervas, misture todos os ingredientes com as ervas picadinhas até obter uma boa consistência. Por fim, deguste o carré assado ao ponto com estes acompanhamentos de “tirar o chapéu”.

DICA EXTRA: a criatividade vai longe com essa sugestão de vagem caramelizada

acompanhamento para cordeiro

“Ah, mas batata assim fica simples demais, queria que trouxesse cor ao prato”. Então tenho exatamente o que você procura. Isso porque minha sugestão extra é preparar uma deliciosa vagem “tostada”. Aqui você vai utilizar 200g de vagem fresca.

Em seguida, retire as pontas e corte ao meio. Lave e cozinhe por alguns minutos até ficar al dente. Depois você aquece azeite na frigideira e adiciona as vagens. O pulo do gato é adicionar uma dose de conhaque para flambar.

Além disso, acrescente também alho picadinho e um toque de manteiga. Só tire a vagem da frigideira quando notar que está dourada, com aspecto de assada e brilhante.

2. Veja 4 opções e escolha qual molho combina com cordeiro assado

Se você ainda não fez cordeiro, saiba que os cortes estão entre as melhores carnes para churrasco. E sabe o que combina maravilhosamente com esse churrasco? Se você respondeu molho, você está por dentro das novidades.

Os molhos para cordeiro têm a capacidade de valorizar ainda mais cortes como pernil, lombo, bisteca, costela, entre outros. Geralmente há uma ideia equivocada de que combina apenas com molho de hortelã para cordeiro.

Porém, há muitos outros molhos que casam perfeitamente e resultam em combinações sensacionais, como por exemplo:

  1. Molho de mostarda e mel: normalmente harmoniza bem como molho para comer com frango frito, mas é no cordeiro que a mostarda, mel e especiarias realçam o paladar, experimente com carré de cordeiro.
  2. Chimichurri de hortelã: clássico argentino e uruguaio, leva cebola, alho, manjericão, mostarda, louro, noz moscada, ervas desidratadas, hortelã e muito azeite, a sugestão é picanha de cordeiro.
  3. Molho vinagrete: esse é velho conhecido e presente na maioria dos churrascos, mas tenha criatividade e experimente com pimentões coloridos, pimenta e tomate cereja. Deguste com pernil de cordeiro.
  4. Molho encorpado de redução de vinho e especiarias: e para combinar um molho indescritível com aquela costela de cordeiro, experimente a redução de vinho e ervas.

Como eu sei que não é todo mundo que sabe fazer redução de vinho, aproveite essa receita bem bacana:

3. Prepare um incrível risoto de queijo Brie e damasco

Se tem um acompanhamento que não decepciona nunca é o risoto. Agora, se for um risoto de queijo Brie e um toque de damasco fresco, tenho que confessar, é quase um “pecado”.

Além do que, risoto é aquele prato fácil de fazer e muito rápido. O segredo do para dar mais sabor é usar algum tipo de caldo natural. Aqui podemos usar caldo de carne ou legumes, além de adicionar ao arroz sempre que apurar o líquido.

O toque final é juntar o queijo Brie, deixar incorporar ao preparo e finalizar com lascas de damasco. Eu diria que essa opção combina com praticamente todo corte de cordeiro, mas quer uma sugestão mais que especial?

Então, asse uma picanha generosa de cordeiro e sirva com esse risoto. Aliás, uma salada fresca de rúcula com agrião é a chave da refeição para ninguém colocar defeito!

4. Cordeiro vai bem demais servido com arroz com ervas e especiarias

Provavelmente muita gente pode não ter curtido a sugestão anterior, especialmente porque nem todos amam risoto. Se for o seu caso, saiba que separei uma outra sugestão de arroz normal.

Mas não se engane, é normal apenas no preparo, pois o resultado é uma verdadeira explosão de sabores. Afinal de contas, a indicação é um arroz de ervas excepcional, anote aí:

  • 2 xícaras (chá) de arroz;
  • 1 cebola;
  • 2 folhas de louro;
  • 2 colheres (sopa) de azeite;
  • ½ colher (chá) de cúrcuma;
  • Cebolinha, salsinha e endro (Dill) a gosto;
  • 1 xícara (chá) de amêndoas laminadas tostadas (opcional, mas coloque);
  • 3 colheres (sopa) de manteiga;
  • Sal a gosto.

Essa receita não é qualquer arroz, pois estamos falando de um preparo chamado Sabzi Polo. Sua inspiração é Persa, e a grande recomendação por trás desse arroz é justamente carne assada.

E com cordeiro então, você tem que experimentar. Vou deixar um vídeo bem sugestivo para auxiliar no preparo:

5. Para algo mais prático faça um purê de cenoura bem diferente

Para encerrar nossa jornada de acompanhamento para cordeiro, trago até você uma recomendação pessoal. Estou falando de um aveludado purê de cenoura. Isso mesmo, você vai descascar, cortar em cubos grandes e cozinhar por 5 minutos.

Em seguida, leve numa panela e adicione bastante manteiga. O truque é ficar em cima até que estes ingredientes apurem numa consistência cremosa e apetitosa.

Uma recomendação valiosa é tampar a panela para que a umidade permaneça e libere o açúcar da cenoura. Isso vai ajudar a caramelizar o purê. Porém, se cenoura não é seu forte, sempre é possível substituir o purê por:

  • Purê de mandioquinha salsa com cheiro-verde e manteiga.
  • Purê de milho com bacon defumado.
  • Receita de purê de batata com cenoura e creme de leite fresco.
  • Receita de purê de abóbora cabotiá e cenoura.

É opção em acompanhamento para cordeiro que não acaba mais

Na lista constam cinco opções de acompanhamento para cordeiro, mas com as dicas inseridas nos tópicos, tenho certeza que você consegue elaborar muitas outras receitas.

Você pode planejar um corte de cordeiro para cada acompanhamento, aumentando as chances de encontrar seu novo prato favorito, não é mesmo?

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, aproveite e compartilhe tudo com os amigos e conhecidos. Afinal, todos precisam conhecer essas maravilhas, não é mesmo? Até a próxima!