Como assar espetinho de kafta na churrasqueira + dicas estratégicas!

Ainda existe certo mistério em como assar espetinho de kafta na churrasqueira, principalmente a respeito da composição da carne e temperos.

Isso porque é uma combinação que vem da culinária árabe, mas que tem se difundido nas espetarias brasileiras. Portanto, vou mostrar para você boas sugestões para assar corretamente sua kafta, além de dicas para inovar a receita. Vamos conferir?

Aprenda como assar espetinho de kafta na churrasqueira em 4 passos

Até pouco tempo atrás as pessoas tinham receio de fazer esse espetinho devido ao seu nome distinto.

Porém, a Kafta nada mais é do que as almôndegas que fazem parte da culinária de países localizados na Ásia Central, Oriente Médio, entre outros. No entanto, as pessoas foram moldando a kafta para suas necessidades, o que nos leva ao espetinho.

Na realidade, são poucos os estabelecimentos que oferecem a kafta, ou seja, esse tipo de espetinho pode facilmente se tornar um diferencial. A seguir você verá 4 passos para assar o espetinho de kafta corretamente.

1. Separando e preparando os ingredientes

A carne moída é muito versátil e até mesmo os cortes mais em conta resultam em espetinhos macios e suculentos. Dessa forma, o corte fica a seu critério, podendo ser acém, patinho, miolo de alcatra e até mesmo o músculo de boa qualidade.

Como exemplo, vou utilizar os ingredientes abaixo:

  • 500g de patinho moído;
  • 3 dentes de alhos picados;
  • 1 cebola média picada;
  • Cheiro-verde picado;
  • Sal, pimenta Síria e canela em pó a gosto;
  • Suco de 1 limão;
  • Hortelã picado a gosto.

2. Mãos limpas? Misture os ingredientes!

Em uma tigela grande, coloque a carne e adicione todos os temperos e especiarias, lembrando que você pode mudar pelos temperos do seu agrado. Misture tudo muito bem para espalhar por toda a carne moída, ficando homogêneo.

Depois você deve pegar uma porção considerável da carne e moldar nos espetos. O ideal é que não fique fino demais a ponto de ressecar a carne, e nem muito grosso, de forma que o interior fique com aspecto de malpassado.

DICA EXTRA: coloque os palitos de madeira em uma travessa com água antes de assar, evitando que os palitos queimem na churrasqueira. Esse truque é muito válido para quem vende espetinhos! 😉

3. Atenção à distância do braseiro da churrasqueira

Por se tratar de carne moída, os espetinhos não podem ficar muito próximos da brasa, pois podem queimar.

Então, com a brasa bem quente, coloque a grelha a uma altura de 50cm a 60cm. Com isso, o calor residual vai assar perfeitamente a carne, deixando-a suculenta e com um aroma irresistível.

O tempo de churrasqueira varia de acordo com a espessura do espetinho. Contudo, se estiver padronizado, o tempo médio é de 20 a 25 minutos ou até ficar bem assado. Lembre-se de virar os espetinhos de tempo em tempo para assar uniformemente.

4. Kafta vai muito bem com molhos diferenciados

Essa etapa não seria necessária se fosse para outro tipo de espetinho, mas para que a experiência com o churrasquinho de kafta fique completa, vou listar alguns tipos de molhos para servir juntamente com essa iguaria.

  1. Molho de iogurte.
  2. Molho de iogurte com romã defumado.
  3. Molho de catchup picante caseiro.
  4. Molho de hortelã.
  5. Molho verde com especiarias.
  6. Molho de alho cremoso.

A sugestão de molho de hortelã é específica para situações onde você não coloca hortelã diretamente na carne, do contrário pode ficar um sabor muito forte.

Vou deixar aqui o vídeo completo para você conferir cada passo e não perder nada. Veja só:

6 ideias de espetinho de Kafta para variar o cardápio

Você deve estar pensando: se é uma receita tão tradicional, quer dizer que não posso inovar nas combinações, temperos e sabores?

Pelo contrário, você não só pode como deve buscar sempre as melhores combinações. Para ajudar você nessa busca, separei algumas opções de espetinho de kafta de encher a boca d’água:

  1. Kafta com legumes picados.
  2. Espetinho de kafta recheada com muçarela.
  3. Kafta recheada com presunto e muçarela.
  4. Espetinho de kafta recheado com muçarela de búfala.
  5. Kafta de cordeiro com hortelã.
  6. Espetinho de kafta de frango moído com especiarias.

DICA EXTRA: como padronizar o tamanho e formato dos espetinhos de kafta

como assar espetinho de kafta na churrasqueira

Se você estiver pensando em vender, essa dica vai ajudar você a ter mais agilidade na produção, mais padronização e o “porcionamento” ideal, que fica em torno de 80g a 100g por espetinho. Por outro lado, se for para consumo próprio ajuda também.

Logo, você precisará de saquinhos de geladinho, um funil de abertura média e uma colher de pau. Posicione o saquinho na boca do funil, coloque a porção de carne e empurre-a para dentro.

Em seguida, com o cabo da colher de pau você irá compactar a carne dentro do saquinho. Depois disso, molde no formato arredondado de espetinho e espete com o palito de madeira.

Essa técnica permite que você tenha mais controle sobre a quantidade de carne, além de assegurar um armazenamento ideal, como congelamento antes do consumo, tudo muito prático, seguro e higiênico, fica aqui a dica! 😉

O que achou das ideias de espetinho de kafta que você acabou de conhecer? Qual combinação você não vê a hora de experimentar? Conta para mim nos comentários, combinado?

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe nas redes sociais e até a próxima!