Cebola assada na churrasqueira: Como fazer?

Quando bem-feita, a cebola assada na churrasqueira é um complemento e tanto para qualquer churrasco, mas para isso é preciso conhecer alguns truques.

Embora não haja segredo para grelhar essa maravilhosa hortaliça, alguns cuidados são essenciais para não deixar passar do ponto, ressecar ou ficar com aquele gostinho amargo de queimado.

Portanto, decidi mostrar para você como fazer a melhor cebola grelhada, com dicas de preparo e sugestões de aprimoramento das receitas. Vamos conferir?

Como fazer cebola assada na churrasqueira: 3 técnicas diferentes

1. Tradicional cebola direto na grelha

Vou começar pela técnica mais simples, que é levar a cebola diretamente à grelha da churrasqueira. Para isso, utilize cebolas médias, corte-as ao meio e posicione as metades sobre a grelha bem quente.

Essa forma “rústica” vai garantir um sabor mais intenso de defumado. O tempo varia de acordo com o tamanho das cebolas, mas leva em média 20 a 25 minutos para cada lado.

Além disso, experimente colocar as cebolas no espeto com casca e tudo, deixando 30 minutos de cada lado. Após é só retirar a casca e degustar uma cebola bem assada, macia e suculenta.

DICA EXTRA: independentemente do método escolhido, assim que tirar do espeto ou grelha, desmanche os anéis da cebola, coloque em uma tigela e tempere com shoyu, Lemon Pepper, pitada de sal, pimenta-do-reino e um belo fio de azeite, misture e está pronto! 😉

2. Cebola direto na brasa queima? Não desse jeito!

Essa técnica é ainda mais fácil e pode confiar, levar a cebola direto na brasa não queima. Com isso, utilize cebolas médias e pegue uma folha de papel-alumínio suficiente para embrulhar ao menos 4 vezes a cebola.

Depois de embrulhar as cebolas, é só levar direto na brasa, mas veja bem, não coloque as cebolas na brasa mais quente, ou seja, aquela incandescente. Prefira as brasas das laterais da churrasqueira.

Dessa maneira, você terá uma cebola bem macia e apetitosa. O tempo médio é de 15 minutos para cada lado, pois o papel-alumínio agiliza o processo de cozimento.

A temperagem fica por sua conta, mas se eu puder sugerir, corte as cebolas em 4 partes, tempere com um bom azeite, sal fino e Lemon Pepper, fica incrível. Veja só um vídeo passo a passo!

3. Cebola caramelizada na churrasqueira

Agora, se você quer uma receitinha diferente, essa pode agradar a todos os paladares. Sendo assim, utilize aquela cebola menor, que geralmente é usada nas conservas.

Então, coloque algumas cebolas descascadas no espeto, espalhe uma quantia razoável de azeite e, agora que vem o segredo, tempere com dry rub, que é uma mistura de temperos e ervas secas.

Seu objetivo, além do sabor inconfundível, é criar uma crosta ao redor das cebolas, que no caso, ficará caramelizada. Continuando, depois de lambuzar as cebolas com azeite, adicione o tempero em todas as partes das cebolas, de modo a criar uma camada.

Leve o espeto à churrasqueira por aproximadamente 40 minutos, virando todos os lados a cada 5 minutos para assar uniformemente. Como saber se as cebolas estão no ponto? Simples, se estiverem macias ao toque e escorregando do espetando, é hora de degustar. Veja só como fazer na prática!

Como cortar cebola para espeto de churrasco

Eu costumo dizer que o corte da cebola é bem pessoal, pois tem pessoas que preferem inteira, outras gostam de pedaços menores e tem aquelas ainda que, quanto menor, melhor.

Porém, se você for incluir a cebola nos espetinhos de carne bovina, por exemplo, o ideal é que a cebola esteja cortada em quadradinhos do tamanho do cubo da carne, facilitando o consumo e assando por igual.

Agora, quando falamos em cebola assada inteira, o ideal é seguir as recomendações de cada técnica mostrada acima. Assim, você garante que a cebola não fique chamuscada demais ou crua a ponto de ficar rígida.

Acompanhamentos grelhados: o que pode ser feito na churrasqueira?

Uma vez que você descobre o quão saboroso são os legumes, hortaliças e vegetais grelhados, fica até difícil imaginar um churrasco sem eles. Com isso, a cebola pode ser combinada com outros complementos riquíssimos em sabor, como:

  1. Milho assado.
  2. Abobrinha caipira.
  3. Tomatinho cereja.
  4. Tomatinho mascote.
  5. Cebola roxa.
  6. Pimentão verde, amarelo e vermelho.
  7. Brócolis grelhados.
  8. Aspargos.

Então, fica a seu critério criar saborosas combinações com estas maravilhosas opções saudáveis.

Jeito diferente de assar cebola com carne moída e bacon

Se até aqui você acredita que a cebola assada na churrasqueira fica simples demais, certamente vai gostar da sugestão a seguir. Para facilitar, vou colocar em passo a passo.

  1. Utilizando cebolas grandes, corte-as em rodelas grossas.
  2. Separe os anéis das rodelas.
  3. Pegue o primeiro anel maior e “vista” com um menor.
  4. Em seguida, preencha o espaço entre os anéis com carne moída temperada.
  5. Agora, trance fatias de bacon ao longo da cebola recheada até firmar, se precisar, utilize palitos para prender o bacon.
  6. Leve à grelha da churrasqueira de 15 a 25 minutos, até notar que assou tudo, está pronto!

E agora, fica até difícil decidir qual técnica fazer primeiro, não é mesmo? Por que você não testa todas? Certamente irá gostar das particularidades de cada uma! 😉

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe para ajudar outras pessoas com a mesma dúvida e até a próxima!