4 Receitas de bochecha de porco para dar água na boca

O brasileiro consome em média 20 quilos de carne suína por ano, mas a bochecha de porco quase não entra na lista de cortes mais procurados. Isso porque existe aquele antigo receio de que bochecha suína é uma carne ruim e dura.

Se engana quem pensa assim, pois a bochecha é um dos músculos suínos mais saborosos e versáteis. Prova disso são as 4 receitas com bochecha suína que eu separei exclusivamente para você apreciar algo diferenciado, delicioso e suculento, acompanhe!

Desfrute de 4 receitas de bochecha de porco que dão água na boca

receitas com bochechas de porco

Atualmente, você encontra bons pratos com bochecha suína em restaurantes renomados, em especial nos portugueses. Acontece que esse corte é bastante tradicional na cozinha portuguesa, onde aproveita-se a carne em várias preparações.

Infelizmente, no Brasil é uma carne que está demorando para engrenar, mas acredite quando eu digo que é apenas questão de tempo. Afinal, a bochecha se assemelha bastante ao músculo em receitas cozidas, guisados e pratos com molho.

1. Receita de bochecha de porco estufada

Se você considerar que bochecha suína é um músculo tenro e com certa gordura entremeada, as principais receitas serão cozidas. Dessa forma, vamos começar com um prato icônico e um dos mais clássicos da cozinha portuguesa.

Me refiro à receita de bochecha de porco estufada, um cozido de carne ao molho com riqueza absurda de sabor. Só para você se posicionar, é como naquele cozido em que você tampa a panela e cozinha em fogo baixo até derreter.

Ingredientes

  • 1,2kg de bochecha de porco
  • ½ pimentão amarelo ou vermelho picado
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 100ml de vinho branco
  • 5 dentes de alho amassados
  • 2 cebolas médias picadas
  • 100g de tomate pelado
  • 500ml de caldo de carne caseiro
  • 2 folhas de louro
  • 2 ramos de alecrim fresco
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

O preparo consiste em temperar a carne com antecedência, de modo que fique na marinada com o vinho por pelo menos 6 horas. Assim, a carne absorve todo o sabor e umidade necessários para ficar suculenta.

Em seguida, frite rapidamente a carne no azeite, junte o restante dos ingredientes, como cebola, alho, tomate, pimentão, louro, alecrim e o caldo de carne. Por último, tampe a panela e cozinhe em fogo baixo por 50 minutos ou até ficar macio.

DICA VALIOSA: combine este prato com um purê de batatas com queijo aveludado. Fica igualmente maravilhoso com um refogado de espinafre, alho em lâminas e uva verde.

2. Bochecha de porco assada no forno com batatas

bochecha de porco

Quer um preparo rápido, que dá pouco trabalho e arrasa no sabor? Então, a bochecha suína assada no forno vem para provar que a carne é realmente versátil. Todo o trabalho dessa receita consiste em temperar a carne com:

  • Cebola picada grosseira
  • Alho picado a gosto
  • Salsa fresca picada
  • Folhas de louro para dar aquele sabor
  • 250ml de vinho branco para não ressecar a carne
  • Banha de porco ou azeite para besuntar
  • Páprica doce a gosto
  • Molho de pimenta a gosto
  • Sal, pimenta-do-reino, açafrão, curry e ervas finas a gosto

Olha só, você pode adicionar o vinho antes de assar, ou seja, como o líquido da marinada rápida. Ou então, quando levar ao forno, despeje por cima, assim o vinho vai deglaçar na assadeira e envolver os sabores.

Cerca de 1kg de bochecha de porco é suficiente e 800g de batata bolinha para assar. Fique com o vídeo e tenha acesso ao passo a passo:

3. Receita de bochecha cozida na cerveja preta

Já essa terceira sugestão de preparo vai muito na linha da tradicional carne de panela brasileira. Primeiro passo, coloque 1kg de bochecha num recipiente grande. Em seguida, tempere com sal, páprica doce, pimenta-do-reino, 5 dentes de alho picados e bastante azeite.

Agora, misture para envolver carne e tempero e junte alecrim com tomilho fresco.  Na sequência, entre com 3 latas de cerveja preta, evite o estilo Malzbier porque é adocicado e não fica legal.

O truque é reservar por 2 horas na geladeira. Continuando, sele as bochechas na panela com azeite até dourar e reserve. Para uma textura única, refogue cebola e alho na mesma panela com um fio de azeite.

Acrescente agora 2 cenouras em rodelas, talos de aipo, 2 cebolas picadas e 1 copo de vinho branco. Para finalizar, volte a carne, o líquido da marinada, tampe e cozinhe por 90 minutos em fogo baixo.

DICA DE OURO: após o cozimento, separe as carnes, coe o molho e volte ao fogo para reduzir com um pouco de manteiga. Daí você só precisará de um purê de mandioquinha, a carne por cima e o molho para ter uma explosão na boca!

4. Bochecha de porco com purê de aipo e maçã verde

Na última receita de hoje, uma sugestão diferente, algo que você só encontra em restaurante. Que tal provar uma bochecha de porco ao molho de vinho tinto, sobre uma cama de purê de aipo e maçã verde? Pois bem, o preparo funciona assim:

  1. Tempere 1kg de bochechas com sal, pimenta-do-reino, páprica picante, tomilho, cominho em pó e um toque de pimenta jalapeño.
  2. Regue com azeite, misture e reserve por alguns minutos.
  3. Em seguida, sele as bochechas dos dois lados em manteiga com azeite, reserve.
  4. Na mesma panela, refogue 1 cebola grande, 4 dentes de alho e 1 folha de louro quando a cebola murchar.
  5. Além disso, junte 3 tomates sem pele e sem sementes e cozinhe por 5 minutos.
  6. Depois, acrescente 100ml de vinho tinto e refogue até evaporar o álcool.
  7. Nesse momento, volte a carne e coloque 200ml de caldo de carne caseiro.
  8. Você também pode colocar pequenas cenouras e mandioquinha para cozinhar junto.
  9. Por fim, tampe e cozinhe por 45 minutos aproximadamente.

Com a carne pronta, prepare um purê simples de aipo com maçã verde, que leva leite e água para cobrir. O cozimento do purê é de 5 minutos, depois você escorre o líquido, amassa e torna a aquecer com uma boa quantidade de manteiga até ficar cremoso.

Se ficou alguma dúvida, não se preocupe, selecionei um vídeo para auxiliar durante o preparo:

BÔNUS: você já experimentou o guanciale? Chegou a hora de descobrir a iguaria italiana

A dica bônus de hoje é algo que nos transporta diretamente à Itália, mais especificamente para a região de Lazio. Estou falando do guanciale, por acaso já ouviu falar?

Pelo nome pode parecer que não tem relação com o tema, certo? Errado, pois o guanciale nada mais é do que a bochecha de porco que passa pelos processos de cura e maturação.

Em alguns lugares o guanciale é conhecido como papada suína. O resultado é uma carne versátil, de sabor forte e perfeita para as mais distintas receitas, como o clássico macarrão à carbonara.

Contudo, você também pode apreciar em tábuas de frios, como entradinhas e até selado na manteiga de ervas. Você acha que agora perdeu o receio de experimentar bochecha de porco? É hora de abrir os horizontes e evoluir sua culinária a outro nível.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe e até a próxima!