Qual a diferença entre presunto e apresuntado?

Você sabe qual é a diferença entre presunto e apresuntado? Muitas vezes, no momento da compra, nos deparamos com essas duas opções, mas será que se trata do mesmo produto?

Na realidade, não são iguais; eles possuem algumas diferenças. Entretanto, em termos de uso na cozinha, tanto o presunto quanto o apresuntado podem ser empregados de maneiras semelhantes, dependendo das preferências pessoais e do prato em que estão sendo utilizados.

Porém, é fundamental conhecer as características de cada um para tomar uma decisão mais informada na hora da escolha. Dessa forma, continue a leitura para compreender melhor essas diferenças e facilitar sua decisão durante as compras.

Qual a diferença entre presunto e apresuntado?

Qual a diferença entre presunto e apresuntado

Mas afinal, qual a diferença entre presunto e apresuntado? A principal diferença entre eles está na forma como são produzidos e nos ingredientes utilizados.

Presunto:

  • O presunto provém geralmente do pernil suíno.
  • Ele pode passar por um processo de cura, defumação e cozimento, dependendo do tipo.
  • Além disso, ele pode ser consumido tanto cru, como no caso do famoso presunto de Parma, quanto cozido, sendo comum em sanduíches.
  • Ele é mais associado a métodos tradicionais de produção, destacando-se pelo foco na qualidade da carne suína

Apresuntado:

  • Por outro lado, o apresuntado é frequentemente produzido não a partir de carne de pernil suíno, mas sim a partir de carne processada de várias partes do porco.
  • Ele pode conter uma mistura de carne, água, amido, proteínas e outros ingredientes.
  • Além disso, é geralmente fabricado de maneira mais industrializada, muitas vezes com a adição de conservantes e aromatizantes.
  • Por fim, é comum ter um preço mais acessível em comparação com presuntos tradicionais.

Em resumo, enquanto o presunto é geralmente feito com produtos de mais qualidade, como da carne de pernil suíno.

O apresuntado pode ser uma mistura de carne processada com outros ingredientes, muitas vezes sendo uma opção mais econômica, mas com possíveis diferenças na qualidade e sabor.

Agora, a seguir, veja uma sugestão de receita que você pode utilizar presunto ou apresuntado:

Quiche de presunto e queijo

Ingredientes para a massa:

  • 1 1/4 xícaras de farinha de trigo
  • 1/2 xícara de manteiga gelada, cortada em cubos
  • 1/4 colher de chá de sal
  • 2-4 colheres de sopa de água gelada

Para o recheio:

  • 200g de presunto ou apresuntado, cortado em cubos
  • 1 xícara de queijo ralado (como queijo gruyère, muçarela ou prato)
  • 1/2 cebola, picada
  • 3 ovos
  • 1 xícara de creme de leite
  • Sal e pimenta a gosto
  • Noz-moscada (opcional)

Modo de preparo: 

Etapa 1: Massa

  1. Primeiramente, comece pela massa. Em uma tigela, misture a farinha de trigo e o sal. Depois, adicione a manteiga gelada e misture com as mãos ou um cortador de massa até que a mistura pareça uma farofa grossa.
  2. A seguir, acrescente água gelada, uma colher de sopa de cada vez, até que a massa comece a se unir. Não adicione muita água; apenas o suficiente para formar uma massa coesa.
  3. Logo após, forme a massa em uma bola, envolva em filme plástico e leve à geladeira por pelo menos 30 minutos. Após o tempo de refrigeração, abra a massa em uma superfície enfarinhada e acomode-a na forma de torta.

Etapa 2: Recheio e montagem

  1. Na próxima etapa, pré aqueça o forno a 180°. Depois, forre uma forma de torta com a massa e faça pequenos furos no fundo com um garfo. Reserve.
  2. Em uma frigideira, refogue a cebola, acrescente o presunto ou apresuntado e cozinhe por alguns minutos até dourar levemente. Em seguida, distribua essa mistura sobre massa na forma.
  3. Posteriormente, em uma tigela, bata os ovos. Adicione o creme de leite, o queijo ralado, sal, pimenta e noz-moscada (se estiver usando). Misture bem. Despeje a mistura de ovos sobre o presunto e a cebola na forma.
  4. Então, asse no forno pré-aquecido por aproximadamente 30-35 minutos, ou até que a quiche esteja firme e dourada por cima.
  5. Por último, retire do forno e deixe esfriar um pouco antes de cortar. Essa quiche é versátil, deliciosa e pode ser servida quente ou fria. Você pode personalizar a receita adicionando outros ingredientes, como espinafre, cogumelos ou tomates, conforme sua preferência.

Observação: A diferença no sabor entre o quiche feito com presunto e aquele feito com apresuntado pode ser sutil. Portanto, escolha a opção que melhor se adequar às suas preferências e condições no momento.

Se você prefere um produto com mais qualidade, o presunto pode ser a escolha ideal. Mas, o apresuntado pode ser mais adequado se está buscando uma opção mais econômica e com sabor mais leve, o apresuntado pode ser mais adequado.

Em muitas receitas, especialmente aquelas com outros ingredientes e temperos, a diferença de sabor pode não ser tão perceptível.

Você pode se interessar em ler também:

Conclusão

Em resumo, exploramos hoje qual a diferença entre presunto e apresuntado, desmistificando a crença comum de que se trata do mesmo produto.

Assim, compartilhamos suas principais diferenças, que estão diretamente relacionadas aos ingredientes utilizados e à forma de preparo. Dessa forma, você pode fazer escolhas mais informadas ao decidir qual deles utilizar em seus preparos.

Além disso, compartilhamos uma sugestão de receita para você experimentar em casa, uma delícia que pode ser feita tanto com um quanto com o outro. A decisão fica ao seu critério, de acordo com suas preferências e disponibilidade.

Para encerrar, compartilhe nos comentários qual desses produtos você utiliza com mais frequência e se já tinha conhecimento das diferenças entre eles.

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima!