Filé mignon suíno na churrasqueira: Aprenda como assar

Se você acha que já viu carne versátil, prepare-se para descobrir o filé mignon suíno na churrasqueira.

Você pode até pensar: “nossa, mas como inovar nesse corte, se ele nem tem tanto sabor natural assim?”. Simples, você consegue combinar com muitos ingredientes diferentes, como queijo e bacon, bem como às receitas variadas de molho. Que tal?

Então, para saber exatamente do que estou falando, esse é o momento de conhecer uma carne que vai mudar suas churrasqueadas. Confira!

Aprenda em detalhes como fazer filé mignon suíno na churrasqueira

Em dias mais frios, nada melhor do que ficar na escolha de segurança com o filé mignon suíno no forno, não é mesmo? Em contrapartida, quando o sol estala e a galera se reúne, a churrasqueira é a escolha mais acertada, concorda?

Nesse sentido, você precisa provar o filézinho suíno na grelha, seja em peça, cortado ou mesmo filetado. E o melhor de tudo é que você não precisa investir horas ao marinar carne de porco, pois é só espalhar os temperos e correr para o abraço.

Dá só uma conferida na lista de ingredientes simples que um bom mignon assado pede:

Ingredientes

  • 2 peças de filé mignon suíno (apenas o centro ou a peça inteira)
  • Sal triturado com ervas finas a gosto
  • Pimenta-do-reino, pimenta branca e pimenta-da-Jamaica a gosto
  • Páprica doce defumada a gosto
  • Alho em pasta a gosto

Modo de preparo especial para você

  1. À princípio, tempere os filés de todos os lados com os temperos naturais
  2. É fundamental espalhar bem pelas laterais, para que a “crostinha” fique ainda mais marcante e apetitosa.
  3. Cuidado apenas no sal, pois essa carne tende a puxá-lo rigorosamente.
  4. Feito isso, reserve entre 5 e 10 minutos para apurar os temperos.
  5. Na churrasqueira, prepare uma brasa forte, pois a intenção é assar próximo do braseiro, selando rapidamente.
  6. Em seguida, coloque a carne na grelha a uma distância de aproximadamente 20cm.
  7. Uma boa dica para saber a potência da brasa, é colocar a mão por cima e contar entre 4 e 5 segundos.
  8. Essa carne é jogo rápido, então, conte cerca de 5 a 7 minutos de cada lado.
  9. Procure virar sempre no mesmo tempo para assar por igual.
  10. Por último, coloque a carne numa região da churrasqueira onde o fogo esteja brando apenas para ajustar o ponto.

Nessa receita acontece uma coisa muito bacana. Falo isso porque por fora, a carne fica bem assada, com um visual de verdadeiro churrasco. Por outro lado, internamente ela mantém uma suculência inacreditável, chega a desmanchar.

Tudo isso graças aos temperos utilizados, no caso, as pimentas moídas e a páprica doce. Contudo, se você quiser substituir, fique à vontade, só não vai deixar de colocar boas opções de especiarias, combinado?

DICA EXCLUSIVA: escolha seu molho preferido ou aprenda novas opções interessantes

Não sei você, mas aqui em casa todo mundo tem uma paixão em comum: o molho para carne perfeito. Quando o assunto é mignon suíno, o pessoal vai ao delírio, e olha que nem estou gabando, hein?

Em vista disso, saiba que o leque de molhos é amplo demais, pois dá para fazer de tudo. Quer algo simples? Então, misture mostarda, maionese e temperos naturais. Você gosta de sabores complexos?

O que acha do molho de mostarda para carne? Nossa vida, o molho de mostarda é perfeito para carne de porco, mas no mignon a conversa muda. Parece que o molho pega a carne e a deixa perfeita, só isso.

“Eu gostaria de experimentar algo novo, uma receita que nunca provei antes, qual você recomenda?”.

Há incontáveis molhos bem “diferentões” mesmo, aqui eu poderia mencionar a receita com abacaxi assado. É de fazer a boca dar risada, acredite se quiser. Recentemente eu aprendi a fazer um molho único, até achei que não daria certo.

Estou falando do molho de goiabada para carne de porco, você já viu algo parecido? Olha, depois que vi uma receita de molho agridoce com rapadura para carne suína, nada mais me surpreende, de verdade.

SUGESTÃO SURPRESA DE MOLHO

A minha sugestão prática de molho para acompanhar seu filé mignon suíno na churrasqueira, é velho conhecido do churrasqueiro. Estou falando do molho barbecue. Mas não é aquele industrializado e cheio de corante não, anote:

  • ½ cebola ralada
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
  • 250ml de molho de tomate
  • 2 colheres (sopa) de mostarda
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Pimenta calabresa a gosto
  • 2 colheres (sopa) de vinagre
  • 3 colheres (sopa) de molho inglês

Na primeira etapa você vai derreter a manteiga com açúcar e refogar a cebola. Em seguida, retire do fogo, incorpore os demais ingredientes, misture para agregar tudo e volte ao fogo até apurar.

Para finalizar, corte o filé mignon em escalopes e sirva com o molho por cima. Falo com plena certeza: ninguém, absolutamente ninguém em sã consciência vai recusar um banquete desses.

Você já estava enjoando de comer lombo de porco com molho barbecue? Então, essa é a oportunidade para tirar o “coelho da cartola” e impressionar o paladar de todos!

3 ideias de preparo de filé mignon de porco na churrasqueira

Lembra que eu cheguei a comentar com você que filézinho é a coisa mais versátil desse mundo? Então, eu não menti, e para provar isso fiz um apanhado maravilhoso de algumas ideias rápidas de receitas únicas.

1. Filé mignon de porco temperado com limão

Para fazer essa receita, você precisará de limão vinagre, aquele laranja de roça. Além disso, pegue também sal, pimenta-do-reino e muita inspiração. Comece esfregando limão nos filés, depois entre com o sal e a pimenta.

Enquanto a carne assa na churrasqueira, vamos ao molho delicioso. Por conseguinte, combine orégano, tomilho, alecrim, louro, alho amassado, suco de 2 limões vinagre, sal, pimenta e bastante azeite. Por fim, misture tudo e reserve.

Quanto mais tempo você reservar o molho, mais aromas e sabores sua harmonização terá. Encontrei um vídeo completinho para te ajudar:

2. Filézinho marinado e assado com alho como você nunca provou

Você aprendeu como temperar filé mignon suíno perfeitamente, certo? Porém, ainda assim você busca aquele toque especial de algum ingrediente que não consegue imaginar. Sabe aquela finalização que cai como uma luva?

Nesse cenário, se você tiver alho em casa, já está valendo. Isso porque minha dica é fazer pequenos furos na carne, e adivinha? Você colocará dentes de alho em cada um dos furos.

Como resultado, ao assar a carne, os alhos ficam cremosos e transferem todo sabor à carne. Daí vai ficar faltando apenas aquele molho genial para complementar de vez essa parada, né?

3. Filé suíno enrolado no bacon com um tempero mais do que especial

E como não podia faltar nessa vasta lista de opções irresistíveis, lhe trago o medalhão de filézinho. Desse modo, o objetivo é cortar medalhões de 3 dedos, temperar, enrolar fatias grossas de bacon e assar.

Contudo, o segredinho aqui está no tempero, eu fiz e posso garantir que você vai adorar, para isso:

  1. Pegue uma porção generosa de sal marinho iodado.
  2. Adicione também alho desidratado e pimenta-do-reino.
  3. Um toque de páprica doce defumada é sempre bem-vindo.
  4. Nas ervas, combine salsa e orégano desidratados bem picados.
  5. O “grand finale” vem com um toque de noz moscada.

Misture todos estes componentes e moa na hora sobre a carne, somente depois disso você vai enrolar o bacon. O bom desse preparo é poder espetar para facilitar na hora de assar.

DICA EXTRA: prefira um assado mais longo do que uma carne ressecada. Por isso, coloque o espeto na parte mais alta da churrasqueira e tenha paciência porque uma hora chega!

Pensou em churrasquear? Filé mignon suíno na churrasqueira é tudo que você precisa!

Algumas carnes são realmente fabulosas, como é o caso da carne angus, por exemplo. Entretanto, o problema é o seu preço absurdo em muitos lugares. Trago isso à tona justamente para vangloriar o filé mignon suíno na churrasqueira.

Afinal de contas, é uma carne super barata, ultra suculenta, fácil de fazer e você consegue “reinventar a roda” com ela. Como mostrei, dá para diversificar como preferir.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, que você tenha curtido a ponto de sair de casa agora para comprar. Enquanto isso, deixe a brasa esquentar e compartilhe o conteúdo com mais pessoas. Todos podem economizar e comer bem, né? Até a próxima!