Como temperar filé mignon suíno? 5 melhores temperos

Você viu que era hora de experimentar novas carnes suínas, mas descobriu que não sabe como temperar filé mignon suíno. E agora, o que fazer para dar sabor à carne?

Não é me gabando nem nada, mas quando o assunto é carne de porco, tenho várias ideias de temperos. Na minha opinião, porco é uma carne fácil e versátil para temperar, por isso não entendo a dificuldade do pessoal.

De todo jeito, se você precisa de uma mãozinha para fazer bonito nas refeições, deixa comigo. Afinal, separei com exclusividade pelo menos 5 opções maravilhosas!

Como temperar filé mignon suíno: 5 melhores temperos e sugestões de chef para você

como temperar filé mignon suíno

Dentre os cortes de porco, o filé mignon é uma carne de sabor suave e fácil de ser valorizada. Costumo brincar aqui, que tudo que a gente precisa fazer é não atrapalhar o sabor da carne.

Custando cerca de R$20,00 a R$25,00 o quilo, esse corte ainda é meio desconhecido por muitos. Em contrapartida, quem conhece e experimenta, dificilmente volta a fazer bife de pernil, pois tem muita suculência e custo-benefício.

Sabendo disso, tudo que precisa agora é fazer “colinhas” com os melhores temperos, aqui me refiro às especiarias e condimentos. Quer saber como tirar máximo o proveito desse universo de sabor e versatilidade. O que está esperando, vamos logo!

1. Tempero com açúcar mascavo funciona bem? Veja que diferente!

Tradicionalmente a gente costuma associar apenas sal, pimenta-do-reino e, quando muito, uma salsinha picada, né?

Só que o tempero para carne de porco é fantástico por causa da sua ampla gama de opções. E prova disso é essa primeira recomendação de tempero, que leva:

  • 1 colher (sopa) de açúcar mascavo
  • 1 colher (café) de páprica picante
  • Alho em pó a gosto
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Toque de lemon pepper a gosto (ou suco de limão se preferir)

Considerado um tempero seco, você deverá misturar estes ingredientes. Depois é só espalhar pela peça de filé mignon, procurando cobrir todas as áreas. Pronto, agora você prepara no ponto da carne da sua preferência e bom apetite.

DICA DE PREPARO: nesse caso você pode espalhar o tempero e selar a peça inteira na frigideira com azeite. Em seguida, leve ao forno por 10 minutos a 200°. Para finalizar, corte o filé mignon suíno em medalhões e finalize na frigideira!

2. Como complementar o tempero simples com um molho de mostarda incrível

Gosto de pensar que tudo que a gente inclui no preparo, acaba se tornando parte do tempero. Digo isso porque algumas pessoas acreditam que apenas os temperos naturais para carne contam como temperos.

Pelo contrário, se você dourar alho durante o cozimento ou adicionar um pouco de alecrim, está incrementando o tempero. Com isso em mente, vamos fazer o seguinte:

  • Temperar medalhões de filé mignon suíno apenas com sal e pimenta-do-reino.
  • Quando estiver finalizando a selagem da carne, adicione ramos de tomilho e 1 colher de manteiga.
  • Em seguida, comece a regar a carne com o caldo da frigideira.
  • Assim que retirar um ponto antes de estar pronta, entre com 450ml de vinho branco na frigideira.
  • Feito isso, comece a deglacear o fundo, ou seja, vá mexendo com uma espátula até soltar.
  • Na sequência, acrescente uma colher bem generosa de mostarda escura e 1 copo de creme de leite fresco.
  • Para finalizar, junte mais 1 colher de mostarda, misture e volte a carne para terminar de cozinhar.

O truque é cobrir a carne com o molho para que ele ajude a chegar no ponto perfeito. Explosão de sabores, facilidade de preparo e um resultado que vai arrancar elogios à mesa.

Quer experimentar esse filé mignon suíno com molho de mostarda? Veja os detalhes no vídeo do preparo:

3. Combine filé mignon suíno com um molho barbecue fantástico

Continuando nossa saga de combinar molho, temperos e especiarias, temos um clássico da culinária com porco. Quem nunca experimentou o lombo de porco ao molho barbecue, não é mesmo?

Só que é a combinação de filé mignon suíno, temperos simples e molho caseiro equilibrado, que entrega um paladar apurado. Veja a lista de ingredientes:

  • Filé mignon de porco (quantidade que preferir)
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 1 xícara (chá) de extrato de tomate
  • 3 colheres (sopa) de vinagre
  • 3 colheres (sopa) de açúcar mascavo
  • 1 colher (café) de páprica picante
  • 3 colheres (sopa) de molho inglês
  • Cheiro-verde picadinho
  • Sal, pimenta-do-reino e açafrão a gosto

Para começar, tempere a carne com sal, pimenta-do-reino e açafrão, besuntando com azeite para espalhar os temperos.

Agora, derreta manteiga e doure em fogo médio o filé, virando sempre para ficar uma cor dourada homogênea. Retire e reserve.

Em seguida, aumente o fogo para fazer o molho, adicionando primeiro açúcar, vinagre, páprica e molho inglês. O segredo agora é mexer bem o molho até reduzir levemente, que é quando está apurado.

Por último, volte a carne e cozinhe em fogo baixo por 3 minutos de cada lado. Dê um toque todo especial com o cheiro-verde picado e corra para o abraço, porque está delicioso!

4. Filé mignon de porco temperado como esse você nunca viu

Olha, essa sugestão é tão incrível, que se eu trouxesse apenas ela já estaria valendo sua visita. Na verdade, não é bem um tempero apenas. Isso porque é uma técnica inédita para você obter um sabor dos deuses em seu filé mignon.

Ainda que eu tenha escolhido um vídeo completo, vou ao menos descrever o preparo. Dessa forma, instigo você a fazer aí em sua casa:

  1. Uma peça linda de filé mignon.
  2. Aspargos frescos e descascados.
  3. Queijo parmesão fresco cortado em tiras.
  4. Mix de tomate, cebola, alho e cogumelo, tudo bem picado.
  5. Tomilho, folha de louro, manjericão, pimenta-do-reino e sal.
  6. Manteiga e taça de vinho branco para formar o molho.

Olhando assim pode até embananar a cabeça, mas veja como é simples. Você fará furos profundos no sentido do comprimento da carne. Dentro de cada furo, você colocará os aspargos e o queijo em tiras.

Em seguida, corte em escalopes, tempere com sal e as especiarias e frite até selar bem de todos os lados. Por último, entre com o cogumelo, cebola, tomate e alho, juntando também o restante dos temperos. Cozinhe até apurar, veja tudo no vídeo:

5. Tempero caseiro valioso para o dia a dia que aprimora filé mignon

Já que mostrei algo um pouco mais elaborado, essa última sugestão é uma opção para a carne do dia a dia. Como tempero mesmo, você vai usar cebola triturada, alho em pasta batido com salsinha e sal.

Apenas isso, daí você tempera com algumas horas de antecedência. Já para complementar as camadas de sabores, você pode experimentar:

  • 50ml de shoyu
  • Gengibre ralado a gosto
  • Suco de 1 limão Taiti
  • 2 colheres (sopa) de maionese (colheres cheias)

Uma vez que você já temperou previamente a carne, basta adicionar os ingredientes, colocando tudo numa vasilha. O interessante desse tempero, é que você consegue fazer um saboroso molho para carne com o restante do tempero.

Depois que aprender como temperar filé mignon suíno, você vai querer estocar carne em casa!

Algumas carnes representam grandes surpresas na cozinha. Nesse contexto eu poderia mencionar a copa lombo suíno, que pouca gente conhece de fato. O filé mignon de porco é, sem sombra de dúvidas, umas dessas carnes fantásticas.

Por isso, quando passamos a entender como temperar filé mignon suíno com domínio daquilo que fazemos, novas possibilidades surgem. E nesse momento você tem ao menos 5 bons motivos para se aventurar sem medo, vá e crie sua versão de melhor tempero, combinado?

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, me ajude a compartilhá-las nas redes sociais. Já imaginou o tanto de gente que deixa de comprar essa carne barata simplesmente porque não sabe temperar? Até a próxima!