Como fazer fraldinha frita: como acertar no ponto da carne

O bom de aprender como fazer fraldinha frita, é a possibilidade de ter um prato para variar diariamente nas refeições. É uma carne em conta e muito saborosa.

Por mais que a fraldinha na churrasqueira seja primorosa no sabor, a versão frita não fica nem um pouco atrás. Aliás, é uma maneira de aproveitar esse corte incrível durante a semana, sem ter que esperar o domingão para isso.

Portanto, se você quer algo além da fraldinha na grelha, chegou o momento da verdade. Aprenda a conciliar técnicas na frigideira com carne de qualidade. Acompanhe!

Como fazer fraldinha frita: receita exclusiva + dicas para mandar bem no preparo

Nós ficamos tão acondicionados e escolhermos determinada carne para churrasco, que esquecemos da sua versatilidade e receitas únicas. Com a fraldinha acontece justamente isso, onde toda santa vez, assamos na churrasqueira.

Contudo, quando decidimos deixar a preguiça de pensar de lado, passamos a entender que a carne fraldinha é simplesmente magnífica. Não há outro adjetivo que sintetize tão bem o resultado da carne frita que estou prestes a te ensinar.

Sendo assim, minha primeira dica é: mantenha a mente aberta para novas possibilidades, pois esse preparo elevará suas habilidades gastronômicas.

1. Veja o que você vai precisar para a melhor fraldinha frita

Se eu falar que basta pegar a fraldinha, cortar e fritar que está ótimo, não faria jus ao seu potencial. Digo isso porque claramente dá para fazer como se fosse bife frito tradicional, mas por que não ir além?

Pensando nisso, escolhi um prato que une tudo que há de melhor na cozinha. Me refiro à fraldinha de qualidade, manteiga, cebola, alho e um toque de cerveja para criar um molho para carne. Vai marcando aí o que precisaremos;

  • 1 peça de fraldinha de 800g a 900g
  • Sal de parrilla e pimenta-do-reino a gosto
  • 1 cebola grande cortada grosseira
  • 6 dentes de alho picados grosseiros
  • 3 colheres (sopa) de manteiga amolecida
  • Ramo de alecrim fresco a gosto (opcional)
  • 90ml de cerveja clara de qualidade para ajudar a cozinhar
  • Fio de azeite para agregar à manteiga e não queimar

É importante que a peça de fraldinha caiba perfeitamente na frigideira. Não adianta comprar aquele “quarto de boi” de carne e ficar tudo para fora, né?

2. Como fritar fraldinha na frigideira sem perder suculência?

Não importa se você vai fazer contrafilé na frigideira, alcatra, patinho, coxão mole ou fraldinha, selar a carne é fundamental.

Esse processo também é chamado de “Reação de Maillard”, se trata de um processo de cozimento em altas temperaturas. Com isso, os açúcares e aminoácidos da carne reagem à alta temperatura, dando vida a novos sabores e aromas.

E por que raios estou falando disso? Bom, porque precisamos emprestar um pouco desse processo aqui na receita, da seguinte forma:

  1. Aqueça uma frigideira em fogo médio sem nenhuma gordura ou óleo, de preferência uma frigideira de ferro.
  2. Em seguida, tempere a carne com sal e pimenta e leve à frigideira com a gordura para baixo.
  3. O tempo desse lado é de 4 minutos para formar a crosta e liberar parcialmente gordura.
  4. Depois disso, vire a carne, adicionando a cebola, o alho, a manteiga e o alecrim.
  5. Assim que a manteiga derreter você precisa regar a carne constantemente para cozinhar o interior.
  6. No momento em que a mistura apurar, acrescente cerveja para dar consistência ao cozimento da carne.
  7. O ponto de carne quem decide é você, mas não deixe de banhar com o líquido.
  8. Por fim, retire a carne e reserve para que os líquidos internos se acomodem.

Portanto, nesse preparo nós pegamos o que há de melhor na preparação de carnes. Estou falando do processo de Maillard, que dá um sabor excepcional e do cozimento interno com molho e cerveja. Você tem que provar, mas não antes de aprender o molho abaixo!

3. Prepare esse molho durante a fritura para um sabor divino

Nesse momento a fraldinha já descansou suficiente e tudo que você pensa é: “como cortar a fraldinha corretamente?”. Em poucas palavras, o ideal é cortar contra as fibras, simplesmente no sentido oposto.

Mas antes, ligue a frigideira em fogo médio para baixo, pois é hora de espessar o molho que sobrou. Você tem duas opções: reduzir lentamente no fogo, eventualmente vai encorpar. Ou então, adicionar pouco amido dissolvido em água fria.

Inclusive, outra maneira é acrescentar vinho tinto seco, deixando o líquido reduzir pela metade. Como resultado, você corta a carne em tiras suculentas e espalha o molho por cima. Se essa não é a visão do paraíso, talvez você esteja sonhando!

Para comprovar cada um dos passos apresentados a você até aqui, selecionei um vídeo bem rápido e cheio de detalhes. Veja e reveja quantas vezes forem necessárias, até pegar o jeito da coisa, certo?

DICA EXCLUSIVA: dá para fazer fraldinha acebolada na frigideira? Fica macia?

Como eu sei que nem todo mundo leva jeito na cozinha, fiz questão de escolher uma receita, digamos, alternativa. Nesse contexto, creio que todos saibam como fazer bife acebolado, não é verdade? Não tem preparo mais simples, basta fritar e pronto.

De forma bem simples, aqueça uma frigideira e coloque meia cebola grande em rodelas grossas. Adicione um fio de azeite e aguarde murchar. Em seguida, entre com meia colher de shoyu, misture e acrescente 1 colher (sopa) de manteiga.

Na sequência, coloque cerca de 700g a 800g de fraldinha picada em iscas, mexa para pegar os sabores. Quanto aos temperos para fraldinha, utilize alho desidratado, sal, pimenta-do-reino, pimenta calabresa e ervas frescas.

Por último, frite a carne até dourar levemente, sem exagerar para não ressecar e finalize com mais cebola por cima. Você sabe que está no ponto quando a segunda leva de cebola murchar e pegar cor.

Serve como mistura para as refeições e até mesmo como aquele petisco de carne irresistível!

fraldinha frita

Como fazer fraldinha frita é mais um prato que agora você sabe de “cor e salteado”

Uma coisa que eu sempre falo quando mostro a alguém como fazer fraldinha frita, é sobre o tempo de fritura. Por mais que o corte tenha qualidade, o baixo teor de gordura entremeada em algumas peças pode prejudicar a receita.

Assim sendo, o ideal é fritar menos tempo e em temperatura média, aí seu prato fica igual de restaurante.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, vamos fazer a fraldinha frita superfamosa, me ajuda? Então, compartilhe nas redes sociais para que os amigos possam aproveitar e até a próxima!