Acompanhamento para lagosta: 5 Opções para servir

Olha só que chique, você aqui procurando um acompanhamento para lagosta, a ocasião deve ser especial, hein? Sabia que dá para ir longe na criatividade?

Assim como boa parte dos frutos do mar, a lagosta tem um sabor que combina com praticamente tudo. É suave, tem textura delicada e, na maioria dos casos, o sabor adocicado encanta os paladares à mesa. Quer saber do que estou falando?

Então, dê uma espiada no que vem pela frente e surpreenda-se com a praticidade das guarnições. Vamos lá?

É fácil escolher acompanhamento para lagosta? 5 propostas irresistíveis!

acompanhamento para lagosta

Toda pessoa inexperiente no consumo de lagosta certamente enfrenta dúvidas na hora de combinar pratos. A fonte dos problemas está no desconhecimento do sabor da carne.

Será que tem sabor forte? A textura é firme? O que pode acompanhar a lagosta de forma a valorizar a harmonização? Bom, posso garantir que você nunca experimentou nada parecido, é muito surpreendente e fácil.

Mas o primeiro passo, no entanto, é saber como fazer lagosta, concorda? Normalmente cozinhamos o crustáceo por meros 2 a 3 minutos em água fervente. Depois é só grelhar, selar ou assar, pronto, a carne está no jeito.

1. Carne assada com molho contrasta bem a suavidade da lagosta

“Nossa vida, mas carne assada funciona mesmo? Posso fazer sem medo?”. Sim, as pessoas têm receio de fazer carne, mas vai bem que é uma beleza. Não preciso nem falar que é bom escolher uma carne sem tanta gordura.

Por exemplo, um corte excepcional é o cupim, pois tem gordura interna na medida, maciez e um sabor suave. Dessa forma, você assegura um acompanhamento delicioso que não interfere no sabor natural da lagosta. Então, olha só como seria minha ideia:

  1. Primeiro de tudo você tempera a carne cupim
  2. Não precisa ser um corte grande demais.
  3. Você pode utilizar sal, pimenta-do-reino, chimichurri e ervas finas.
  4. Além disso, besunte a peça com bastante manteiga amolecida.
  5. Em seguida, é essencial selar a peça numa frigideira de todos os lados.
  6. Assim que ganhar uma cor fantástica, reserve por alguns minutos.
  7. Depois é só enrolar a carne em plástico para assar e levar ao forno.
  8. A temperatura média é de 220° e o tempo é de 90 minutos.
  9. O toque final é tirar o celofane e adicionar batata temperada.
  10. Volte ao forno por mais 30 minutos.

O bacana aqui é a possibilidade de criar um molho sensacional com o restante do líquido da assadeira. Faça, experimente e aprecie com uma boa lagosta, não é necessário mais nada!

2. Batata recheada é ideal para ter pouco trabalho e muito sabor

Para mim a batata é universal e vai bem com praticamente tudo, inclusive lagosta. Que tal aprender a fazer uma batata recheada bem diferente?

Ingredientes

  • 6 batatas grandes
  • Azeite, sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1 fio de azeite
  • 2 cebolas picadas
  • 1kg de peito de frango cozido e desfiado
  • Cheiro-verde picadinho a gosto
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 200ml de leite
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1 copo de requeijão cremoso

Aposto que você sabe como fazer batata recheada, mas com esse monte de recheio, vale a pena ver um vídeo. Dá uma conferida e aproveite cada segundo para aprimorar sua refeição!

3. Legumes no vapor + batata salteada e aspargos grelhados com molho

Tem gente que prefere mais a praticidade na cozinha do que qualquer outra coisa, eu respeito isso. Não à toa, separei um acompanhamento que todos saberão fazer. Se você já provou legumes como guarnição para salmão, vai adorar isso aqui.

O objetivo é cozinhar abobrinha, cenoura, ervilha torta, abóbora cabotiá e tudo mais que preferir. O segredo está no tempero suave, combinando sal triturado, pimenta-do-reino e bastante azeite.

Atualmente você encontra aquelas panelas próprias para cozinhar no vapor, é uma mão na roda. A continuação envolve batatas bolinhas pré-cozidas e salteadas em manteiga de ervas e temperos naturais.

E para fechar com tudo, asse aspargos até ficarem macios e com crosta. Dá para trazer ainda um molho de limão siciliano bem aveludado para complementar o banquete. Tudo isso enriquece demais o sabor da lagosta.

DICA EXCLUSIVA: experimente preparar apenas a cauda da lagosta. Para isso, cozinhe por 2 minutos em água fervente. Na sequência, corte a casca ao meio e grelhe a carne numa frigideira com manteiga, alho, cebola e tomilho fresco!

4. Refeição refrescante de lagosta com uma salada diferente

Se você pensou em lagosta e não associou automaticamente com dia ensolarado à beira mar, você precisa viajar mais [risos]. A lagosta é um crustáceo que você não precisa comer necessariamente quente, mesmo porque podemos fazer belas saladas.

É o mesmo caso de quem prepara camarão na churrasqueira e serve grelhado com uma saladinha refrescante de rúcula. Claro, a salada ainda leva ingredientes cítricos, adocicados e folhas verdes diversas, é um espetáculo. Veja uma sugestão:

  • 100g de alface roxa
  • 100g de alface frisada
  • 1 manga pequena em cubos
  • ½ mamão papaia em cubos
  • 3 colheres (sopa) de maionese (se for caseira é ainda melhor)
  • 100ml de iogurte grego natural
  • Curry em pó a gosto
  • Suco de ½ limão siciliano
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

Comece misturando maionese, iogurte, temperos e o suco de limão, mexendo até formar um molho cremoso. Em seguida, disponha as folhas numa travessa, arrume a manga e o mamão por cima e espalhe a lagosta.

Por último, leve à geladeira para armazenar o frescor, servindo juntamente com o molho e mais lascas da lagosta!

5. Risoto de limão siciliano e ervilhas frescas

Comer lagosta e não experimentar com um bom risoto é quase um sacrilégio que você não vai querer cometer, certo? Em qualquer restaurante que você for aposto que encontrará alguma versão de lagosta servida com risoto.

Nesse caso não poderia ser diferente, a bola da vez é risoto de limão siciliano, bem cítrico e perfeitamente equilibrado. Porém, o charme da receita é combinar ervilhas frescas previamente cozidas, fica um espetáculo.

Dessa forma, para que você não corra riscos desnecessários, que tal conferir um vídeo super detalhado do preparo? Costumo dizer que risoto é uma arte que todos precisam dominar, agora é a sua vez:

O bom acompanhamento para lagosta é aquele fácil de fazer e que não disputa atenção!

Já se decidiu pelo acompanhamento para lagosta ideal para seu paladar e refeição? No seu lugar, eu não perderia tempo decidindo, já que é possível reproduzir todas as sugestões.

Então, você tem 5 bons motivos para criar cardápios especiais repletos de sabor e qualidade, bom apetite!

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, mas quer me ajudar? Aproveite para compartilhar o conteúdo nas redes sociais e até a próxima!