Pescada frita: Veja como temperar e fazer

Para acompanhar as refeições do dia a dia não há nada mais gostoso e prático do que fazer pescada frita, mas muitos pecam na hora de temperar.

É muito fácil errar no tempero porque a pescada normalmente puxa muito sabor dos ingredientes. O limão, por exemplo, se exagerar o peixe acaba com o sabor natural mascarado pelo ácido. E isso acontece com praticamente todo tempero.

Sendo assim, hoje você aprenderá como temperar corretamente a sua pescada, além de ver dicas de preparo que você só encontra aqui. Vamos lá conferir?

Como temperar e fazer pescada frita fácil

Descobrir qual o melhor filé de peixe para fritar é a melhor coisa que alguém pode aprender. Digo isso porque é você quem “dá o tom” do tempero.

Por exemplo, se você gosta de sabores mais fortes, é só caprichar ao colocar limão, lemon pepper, pimenta-do-reino e açafrão. Agora, quem prefere um paladar mais suave, delicado e natural do peixe, basta um pouco de limão siciliano, sal e pimenta.

Portanto, é uma carne democrática e que acompanha a mesa de muitos brasileiros. E não estou falando apenas dos peixes nobres, já que até mesmo a corvina que é um peixe barato entrega resultados divinos.

Ingredientes

  • 4 filés de pescada branca;
  • Sal;
  • Pimenta-do-reino;
  • 6 dentes de alho processados;
  • Suco de 2 limões Taiti ou siciliano;
  • 2 ramos de tomilho fresco debulhados;
  • 2 colheres (sopa) de manteiga (colheres cheias);
  • Azeite a gosto.

Modo de preparo

  1. O primeiro passo é lavar bem os filés e escorrer.
  2. Em seguida, coloque-os numa tigela.
  3. Adicione o sal, a pimenta-do-reino, o alho processado e o tomilho.
  4. Misture tudo com a mão até incorporar os temperos.
  5. Transfira os filés para um saquinho próprio para alimentos.
  6. Acrescente o suco de limão e volte a misturar.
  7. Aqui você tem a opção de temperar, aguardar 15 minutos e fritar, ou fazer como se fosse uma marinada para peixe.
  8. O tempo médio é de 2 horas na geladeira.
  9. Passado esse tempo, adicione manteiga na frigideira e um fio de azeite para não queimar.
  10. Assim que derreter, adicione os filés, no máximo dois por vez, e frite até dourar tudo.

Você pode servir com um arroz branquinho ou preparar um molho incrível como acompanhamento!

DICA EXTRA: essa receita também serve para empanar!

pescada frita

Se você sabe como fritar peixe com farinha de trigo, é quase um pecado não empanar os filés na hora de fritar. E a receita acima funciona muito bem empanada. A mistura para empanar é a seguinte:

  • ½ xícara (chá) de farinha de trigo
  • ½ xícara (chá) de amido de milho

Todos conhecemos a importância da farinha de trigo ao empanar peixes, mas por que colocar amido de milho? Bom, esse é um segredinho da cozinha de antigamente.

Na realidade, o amido favorece o crocante da casca e forma uma “proteção” impedindo que o peixe encharque de óleo. Passe os filés na mistura de farinha e pressione para formar uma boa camada.

A única diferença para o preparo anterior, é que será necessário usar óleo para fritar. Esquente óleo suficiente e frite os filés até dourar. Por fim, escorra em papel-toalha para tirar o excesso e deguste um filé frito tradicional!

Como diferenciar os preparos com a pescada

O corte mais encontrado de pescada nos mercados e peixarias é o filé. Como eu gosto de explorar novos sabores e receitas diferenciadas, gostaria de compartilhar e sugerir outras maneiras de fazer pescada.

Por exemplo, você pode fazer a mesma receita sem empanar, mas usar a posta de pescada. Nesse caso, prefira postas mais finas para facilitar ao fritar. Agora, se peixe frito inteiro é o que você gosta, a pescada também atende esse preparo.

Inclusive, a receita de pescada inteira pode ser combinada com muitos molhos diferentes, a exemplo do molho asiático. Esse molho leva shoyu, gergelim, gengibre, entre outros ingredientes, e fica com uma cor caramelada divina.

Quer conferir esse preparo diferente e exclusivo? Então, dá uma olhada na receita abaixo:

Qual tipo de peixe é a pescada?

Todo mundo costuma falar apenas pescada como se fosse um único peixe, quando na verdade existem incontáveis tipos da mesma espécie. E olha que falamos de centenas de tipos diferentes de peixes, que recebem a mesma designação.

Contudo, há dois principais encontrados com facilidade em praticamente todo lugar:

  • Pescada branca: há pelo menos 7 tipos de pescada branca, é um peixe magro, de carne branca macia e delicada, além de conter muita proteína.
  • Pescada amarela: apesar do nome, sua carne é bem branca e suculenta e é mais utilizada que a pescada branca devido à versatilidade.

Para se ter uma ideia, a pescada amarela é um dos melhores peixes para moqueca, vai bem à milanesa e fica irresistível assada no forno ou churrasqueira.

Qual pescada é a melhor para fazer frita?

Qualquer uma das duas que você encontrar está valendo, pois são semelhantes e oferecem receitas igualmente saborosas. Só que se você tiver a possibilidade de escolher entre as duas pescas, prefira a pescada amarela.

Isso porque é um peixe com pouca espinha, tem um tamanho favorável, entrega filés mais altos e sabor distinto. Além do que, caso utilize a grelha, seu peixe terá mais maciez e sabor.

Portanto, seja pescada frita em filés, postas ou inteira, você só tem a ganhar. Do custo-benefício da carne nobre às possibilidades de tempero e preparo, experimente a pescada e tenha um peixe que é “pau para toda obra”.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não deixe o conteúdo parar por aqui, compartilhe para que outras pessoas possam conhecer. Até a próxima!