Quanto tempo leva para assar um pernil de 1kg?

Saber quanto tempo leva para assar um pernil de 1kg é a melhor alternativa para planejar refeições, churrascos e festividades sem qualquer tipo de erro.

Tenho que adiantar que o tempo nesse preparo é uma das coisas que mais variam, pois há muitos fatores influenciando tempo o cozimento ao mesmo. Mas não se desespere, pois também não é complexo, na verdade, tudo é paciência.

Sendo assim, confira as excelentes dicas que separei para ajudar você a assar o pernil no ponto perfeito, com máxima suculência e sabor!

Quanto tempo leva para assar um pernil de 1kg?

O principal ponto de atenção ao fazer receita de pernil de porco, não é sobre o tempo de cozimento, mas sim sobre o ponto do cozimento.

Isso porque não é recomendado ingerir carne suína malpassada devido à possibilidade de contaminação que existe naturalmente na carne de porco. Então, a carne precisa ficar bem passada, sempre.

Bom, pernil de 1kg normalmente é uma peça inteira pequena ou partes do pernil, como cortes em bifes grossos com osso. Com isso em mente, mesmo que diferentes cortes tenham peso parecido, o tempo de preparo varia. Afinal, é preciso considerar:

  • Quantidade de gordura (capa de gordura).
  • Método de tempero, se foi temperado na hora ou marinou por algumas horas.
  • Método de preparo (churrasqueira, forno ou fritadeira elétrica).
  • Uso ou não do papel-alumínio.

Pernil assado no forno com papel-alumínio

Por ter calor direcionado, o pernil de 1kg no forno com papel-alumínio, leva aproximadamente 1 hora e meia fechado em temperatura alta, mais 20 a 30 minutos aberto para dourar. Logo, o tempo é de 1 hora e 50 a 2 horas.

Pernil assado na churrasqueira com papel-alumínio

Já na churrasqueira, geralmente o pernil é assado em braseiro médio, ou seja, para 1kg de pernil no papel-alumínio, conte 2 horas fechado mais 20 a 30 minutos aberto. Portanto, temos um tempo aproximado de 2 horas e meia.

DICA EXTRA: nestes preparos, considere que você marinou a carne, pois isso ajuda a amaciar e encurtar o cozimento!

Existe um cálculo eficiente para calcular o tempo de cozimento?

quanto tempo leva para assar um pernil de 1kg

Agora, se você não deseja seguir pelo “olhômetro”, quando ficamos em cima da carne avaliando consistência, cor e cozimento, tenho uma boa notícia.

Os churrasqueiros dizem que existe um cálculo para facilitar na hora de assar pernil, principalmente peças maiores. Sendo assim, o cálculo básico é: para cada quilo de pernil calcule 90 minutos de cozimento.

Contudo, esse tempo é considerando o uso do papel-alumínio para agilizar. Além disso, some mais alguns minutos para dourar e finalizar o pernil exposto à temperatura!

Tempo necessário para assar pernil na Airfryer

Se você nunca viu carne suína na airfryer, saiba que é possível. Embora o cesto não seja tão grande, o pernil de 1kg é ideal para cozinhar perfeitamente. Siga o passo a passo:

  1. Pré-aqueça a airfryer a 200° por 20 minutos.
  2. Tempere o pernil a seu gosto e coloque no cesto com a gordura para cima.
  3. Asse a 200° e a cada 10 minutos, abra e dê uma conferida.
  4. O tempo médio para finalizar é de aproximadamente 1 hora e 10 minutos.

Portanto, na airfryer o pernil de 1kg fica pronto mais rapidamente, mas o ideal é virar a cada 15 minutos, assim você garante um cozimento uniforme e suculento! Veja pelo vídeo da receita:

Qual o tempo necessário para assar pernil de 2kg, 3kg e 5kg?

Você sabia que existem peças que pesam mais de 7 quilos? Imagina o tempo de preparo disso, é muita coisa, não é verdade? Então, considerei também pernis maiores, utilizados em grandes assados, churrascos e comemorações.

Assando pernil de 2kg

A peça de pernil de 2kg é mais alta, encorpada e necessita de mais tempo. Inclusive, o forno precisa estar em uma temperatura mais alta, por isso, asse entre 220° a 250°.

Com o forno preaquecido, cubra com papel-alumínio e leve por cerca de 2 horas e meia a 3 horas. Em seguida, abra e verifique o cozimento, deixando por mais 30 minutos para dourar.

O tempo total será de 3 horas a 3 horas e meia. E se você comparar, dá certinho com o cálculo de 90 minutos para cada quilo, onde o pernil de 2 quilos fica cerca de 3 horas.

Assando pernil de 3kg

Subindo um pouco o nível da receita, temos o pernil de 3kg. Aqui já encontramos peças inteiras, que é aquela “coxa” grande com osso. Seguindo nosso cálculo, esse assado deve levar em torno de 3 horas e meia a 4 horas em temperatura alta. Além disso, mais alguns minutos para dourar!

Assando pernil de 5kg

Por fim, temos o pernil de 5kg, que vem do açougue com muitos cortes diferentes. Isso mesmo, o pernil traseiro é composto por picanha suína, maminha, alcatra e outros cortes.

Aliás, é composto por uma camada grossa de pele, ou seja, é o corte mais completo, o qual muitos julgam ser o mais saboroso.

O tempo médio varia bastante, mas cerca de 4 horas a 4 horas e meia devem ser suficientes para finalizar. No entanto, para peças grandes há alguns cuidados extras:

  1. Evite colocar o pernil em formas baixas, pois solta líquido e pode vazar no forno.
  2. Faça cortes sobre a gordura para absorver temperos e assar melhor.
  3. Ao invés de passar papel-alumínio na assadeira, prefira embrulhar o pernil, assa melhor e mais rápido.
  4. Peças grandes exigem marinadas.

Em todo caso, para saber se o interior da carne está assado, utilize um termômetro, caso não tenha, uma faca fina resolve. É só espetar até o interior da carne, encostar a faca nos lábios e sentir a temperatura.

Se não suportar o calor a carne passou do ponto, de morno para quente está ideal e de morno para frio, está cru.

Independentemente do tamanho do pernil, use o novo aprendizado para preparar o melhor pernil que já comeu!

Espero muito que tenha gostado da explicação sobre quanto tempo leva para assar um pernil de 1kg, não deixe de compartilhar e até a próxima!