Espetinho de costela: Como fazer?

Em dúvida de como fazer espetinho de costela? Neste texto vamos ensinar um modo prático e delicioso!

A costela é um dos cortes mais saborosos do boi e pode ser usado para fazer cozidos, assado e, é claro, um bom churrasco.

Em açougues, a costela costuma ser dividas em parte, que são:

  1. Costela janela: parte central da costela bovina obtida ponta de agulha e reconhecidamente muito saborosa.
  2. Costela janelão: esta parte da costela possui a quantidade de gordura certa para garantir a suculência e sabor de churrascos, assados e outros tipos de preparos;
  3. Costela ponta de agulha: Também chamada de minga, trata-se de um sub corte da ponta de agulha, a constela minga segue até o final do rojão e se apresenta de forma retangular. Também é muita utilizada em churrascos por conta de seu sabor;
  4. Costela rojão: esta é a parte da costela dianteira do boi. Possui uma camada de gordura generosa e carne com fibras longas. É o corte preferido dos gaúchos que costumam assas peças inteiras.

Agora que você já sabe as diferenças entre os cortes de costelas, confira no tópico a seguir como fazer espetinhos usando esta carne tão valorizada por seu sabor e suculência.

Como fazer o espetinho de costela


Para fazer o espetinho de costela, é necessário escolher a parte da costela desejada e separar a carne do osso. Esta é uma forma diferenciada de fazer o churrasco usando esse corte, já que frequentemente vemos churrasco de costela sendo feito em peças inteiras.

Fazendo espetinho, você mantém o sabor inigualável da costela e oferece maior praticidade aos seus convidados, já que eles não terão o trabalho de cortar a carne do osso.

Espetinho de costela

Para separar a carne do osso, será necessário o auxílio de uma faca afiada e muito cuidado e concentração para não haver desperdícios.

Após retirar os ossos, a carne deve ser cortada em cubos pequenos. O tempero da carne pode variar de acordo com a sua preferência. Há quem prefira temperar somente com sal grosso, mas também é possível fazer molhos para marinar usando ingredientes , como limão, azeite, vinagre, especiarias, ervas secas, pimenta e etc.

Para marinar, recomenda-se deixar a carne de molho por cerca de 4 horas para aderir ao tempero e ganhar mais sabor;

Com a carne temperada, é preciso molhar o espeto e enfiar os cubos. Uma boa dica é intercalar a carne com legumes, como pimentão, cebola, tomate, abobrinha e entre outros;

Para assar, basta colocar os espetinhos na churrasqueira e virar quando for necessário, tomando cuidado para não queimar.

Gostou dessa receita de espetinho de costela? Se sua resposta foi afirmativa, pode ser um indicativo de que você possui interesse em aprender a fazer vários tipos de espetinhos usando técnicas exclusivas e profissionais, que com certeza farão o maior sucesso no churrasco do final de semana.

Pensando nisso, queremos lhe apresentar o Curso Espetinho do Chef, que é um programa completo especialmente formulado para a confecção de espetinhos.

O curso foi todo pensado pelo pensado pelo Chef Peninha, um renomado profissional gastronômico e especialista em espetinhos, e tem feito o maior sucesso em todo o Brasil.

Com o Curso Espetinho do Chef você vai poder ir além do hobby de fazer espetinho e se profissionalizar. Com isso, é possível conseguir ter uma renda mensal de mais de R$ 5 mil.

Como você sabe, a venda de alimentos é um dos poucos ramos que não possui crise e os espetinhos estão entre a preferência nacional.

No curso você vai aprender:

  • Como temperar corretamente as carnes que vai usar no espetinho;
  • Receitas de espetinhos diversos de carne bovina;
  • Espetinho de frango;
  • Espetinho suíno;
  • Espetinho de medalhão;
  • Espetinho de coração;
  • Espetinho de camarão;
  • Como fazer o corte correto da carne;
  • Como assar da melhor forma;
  • Como gerenciar o braseiro e a churrasqueira;
  • Como fazer a armazenagem correta do alimento; e muito mais.

E, o melhor, o curso é 100% online e você pode fazer as aulas de qualquer lugar e no seu tempo livre.

Além do conteúdo super completo do curso, o aluno ainda recebe diversos bônus com dicas e técnicas para complementar sua formação na arte de fazer espetinho.

Um espetinho simples qualquer pessoa pode fazer, mas um espetinho profissional e diferenciado necessita de técnica! Não perca essa oportunidade e aperfeiçoe agora mesmo sua forma de fazer espetinho com o Curso Espetinho do Chef!