Como fazer um bom churrasco: Guia completo para não errar!

Para qualquer ocasião, aprender como fazer um bom churrasco pode salvar as suas festas. O bom churrasco sempre tem espaço no cardápio do brasileiro e não é pra menos, depois de prontas, são carnes com muito sabor e aroma surpreendentes.

Uma tradição gaúcha que hoje está entre as maiores preferências nacionais. Acompanha uma boa conversa, pratos completos e qualquer tipo de bebida. Mas se engana que fazer churrasco requer somente um tipo de carne ideal e um churrasqueiro de mão cheia.

Na verdade, existem algumas práticas que são primordiais para um churrasco de sucesso. Combinando todas elas, você só irá arrancar elogios dos convidados.

Pensando em lhe ajudar, preparei aqui um guia completo com todas as dicas que você precisa saber sobre como fazer um bom churrasco. Acompanhe!

10 dicas de como fazer um bom churrasco

como fazer um bom churrasco

A organização em primeiro lugar, quando falamos em preparar uma festa com churrasco. Ninguém se sente bem em uma festa organizada às pressas. Os convidados percebem se algo não saiu como o planejado. Sendo assim, procure se antecipar o máximo e anote muito bem essas dicas a seguir.

1 – Planejamento

Sem planejamento nada sai como o esperado, isso é fato. Um bom churrasco para acontecer da maneira esperada, precisa ser planejado 15 dias antes. Uma boa pesquisa lhe garantirá muita economia e praticidade na hora de preparar tudo.

Além disso, você não corre o risco de esquecer nada. Imagine só esquecer um acompanhamento essencial ou esquecer algum tipo de bebida favorito. Caso seja necessário, chame alguém para lhe ajudar a preparar as listas de compras e mão à obra.

2 – Nada de desperdício

Nesse momento é que o planejamento se mostra essencial. Você já terá em mãos a quantidade certa de pessoas e uma previsão de consumo. Em média, podemos calcular cerca de 600g de carne para cada adulto.

Crianças comem em média cerca de 150g de carne, mas consomem sucos e refrigerantes. Com isso em mente, você pode basear a quantidade de espetinhos para churrasco e bebidas.

3 – Inove sempre no tempero

A grande magia de um cozinheiro ou churrasqueiro de mão cheia é, sem dúvidas, experimentar todo tipo de tempero. Não há coisa melhor do que ter o seu espetinho de carne reconhecido como o melhor tempero da região.

Por isso vá além do sal grosso. Como você pode ver por aí, a recomendação para churrasco é sempre somente sal grosso. Mas tente inovar no tempero, faça um marinado saboroso, coloque um ingrediente secreto e aposte suas fichas na combinação de ervas e condimentos. Tenho certeza que você irá fazer sucesso nesse churrasco!

4 – Deixe a carne bem macia

Já pensou em amaciar a carne para churrasco? Essa é uma das técnicas que você precisa aprender sobre como fazer um bom churrasco.

Ninguém gosta de carne dura e sem sabor. Sabia que você pode comprar uma carne de segunda e transformá-la em uma carne de primeira super macia? Para isso, há alguns truques que realmente funcionam para amaciar a carne.

Tenho um artigo aqui que fala sobre as principais maneiras de amaciar carne naturalmente. Não deixe de conferir essa dica!

5 – Aprenda a fazer petiscos

como fazer um bom churrasco

Sabia que colocar petiscos no cardápio do seu churrasco pode reduzir drasticamente os custos? Quando uma festa se inicia, o que as pessoas querem mesmo é colocar o papo em dia. Isso com um bom petisco e bebida gelada fica perfeito.

6 – Escolha os melhores cortes

Você quer mesmo saber como fazer um bom churrasco? Então comece conhecendo todos os tipos de carne. Um bom churrasqueiro sabe quais são as melhores carnes para cada tipo de preparo.

Um churrasco sem variedade não é um churrasco completo. Só assim você conseguirá agradar todo mundo e ainda acertar o ponto de todos os cortes. ?

7 – Acenda a churrasqueira como um mestre

Um dos maiores segredos de como fazer um bom churrasco é esse. Se você não conseguir acender a churrasqueira e acertar no ponto do braseiro poderá prejudicar a cocção das carnes e espetinhos.

A maioria das pessoas pensam que a carne precisa ser colocada na churrasqueira quando o fogo está super alto. Acontece, que se você colocar a carne assim, ela irá assar rapidamente, mas ficará com o centro cru ou mal passado.

O fogo precisa estar estabilizado e uma das dicas que lhe dou é deixar os espetos ao menos 40 centímetros de altura. Para carnes de fina espessura, deixe de 5 a 10 minutos em grelhas baixas para selar dos 2 lados, depois transfira para grelhas mais altas e longe do calor para finalizar.

8 – Capriche na combinação de molhos e carnes

como fazer um bom churrasco

Para cada tipo de carne tem um molho que irá realçar ainda mais o seu sabor. Que tal oferecer aos convidados molhos variados para servir juntamente com as carnes prontas?

Os molhos são super práticos e fáceis de temperar, podendo ser preparados no dia anterior ao churrasco. Ficarão com o sabor ainda mais acentuado.

9 – Não esqueça da parte saudável

Não é todo mundo que é chegado em um bom pedaço de carne gordurosa. Há pessoas que irão adorar comer um espetinho grelhado de legumes, de batatinhas crocantes, de almôndegas ou de frango.

Considere fazer uma pesquisa com seus convidados e perguntar a eles o que gostariam de comer “de diferente” em um churrasco. Isso pode te ajudar a economizar ainda mais nas comprar, pode acreditar.

10 – Acerte no ponto da carne

Uma carne ao ponto é aquela que está bem assada e suculenta. Sabe quando você corta a carne ao meio e ainda vê que está molhadinha? Esse é o ponto ideal, mais do que isso ela ficará ressecada e perderá o sabor.

É claro, que para saber como fazer um bom churrasco, você precisa atender aos pedidos dos convidados. Nem sempre as pessoas gostam de carne de churrasco ao ponto. Às vezes, alguns convidados prefiram carne bem passada quase chegando ao ponto de ressecar.

Mais uma vez, pesquise e pergunte aos convidados como eles querem seus espetinhos ou pedaços de carne.

Gostou desse guia incrível de como fazer um bom churrasco? Então aproveite para conhecer também o Curso Metre do Churrasco, porque ele vai lhe ensinar tudo o que precisa passo a passo para fazer o melhor churrasco da sua cidade.