Como tirar o sal da carne depois de pronta?

Errar na quantidade de sal das carnes não é uma exclusividade de cozinheiros amadores, pois isso acontece com todo mundo, mas aprender como tirar o sal da carne depois de pronta é um conhecimento valioso que salva as refeições.

Uma das principais formas de diminuir o sal, é adicionar pequenas quantidades, por exemplo, de elementos ácidos, como suco de limão. Se você não quer se sujeitar aos absurdos da internet, como encher a carne de Coca-Cola, confira dicas reais e eficientes!

Tem como tirar o sal da carne depois de pronta? 5 formas para diminuir o sal

como tirar o sal da carne depois de pronta

Você queria experimentar um prato diferente, por isso, recorreu ao YouTube e encontrou o que procurava. Porém, na descrição dos ingredientes constava “sal a gosto”, mas você não tinha experiência naquele preparo.

Como resultado, a carne ficou salgada além da conta e, quando o desgosto bateu, você logo pensou: “será que tem como diminuir o sal da carne depois de pronta?”. A resposta não é tão simples, mas veja várias maneiras de salvar a refeição.

1. Elementos ácidos podem reduzir o sal da carne

A verdade é que não tem como tirar o sal depois que você o adiciona aos preparos, ou seja, eliminá-lo está fora de cogitação. Contudo, você consegue mascarar o sabor salgado, que é basicamente a mesma coisa.

Nesse sentido, uma das técnicas mais antigas é adicionar componentes e elementos ácidos à carne. Por exemplo, dá para adicionar suco de limão diretamente ao bife frito, ou preparar um molho de limão cremoso para contrastar.

Muita gente usa vinagre no lugar do limão, mas isso não se aplica às carnes fritas. Nesse caso, o ideal é usar vinagre em receitas com molho. Desse modo, você equilibra o sal com um toque certeiro de vinagre.

Vale ressaltar que nem limão, tampouco vinagre, elimina de fato o sal. Na realidade, eles mascaram temperos levemente exagerados, principalmente pela presença da água que dilui o sal, entende?

DICA BÔNUS: outra forma deliciosa de balancear o sal da carne é combinar com um molho cremoso de mostarda. Aliás, prepare um molho com menos sal para chegar na proporção perfeita com o sal da carne.

2. Acrescente legumes e ajuste o sabor com temperos naturais e ervas frescas

Essa segunda dica é ideal para quem passou da conta no sal em receitas de carne cozida. Vamos supor que você cozinhou ponta de peito na pressão, mas infelizmente pesou no tempero da carne e do molho.

Por conseguinte, a dica é transformar a receita original num novo preparo, com a adição de ingredientes como:

  1. Legumes: cenoura, batata, brócolis, cogumelos, aipo e mandioquinha diminuem o sal. Acontece que esses ingredientes puxam o excesso, além de distribuir o sabor de maneira uniforme.
  2. Temperos naturais: obviamente, os temperos naturais não tiram o sal, mas ajudam a escondê-lo.
  3. Especiarias: especiarias como açafrão, curry, páprica e cominho em pó, adicionam uma camada de sabor e disfarçam o sal.
  4. Ervas frescas: por fim, ervas frescas são excepcionais para agregar novos sabores que destoam do salgado.

3. Dê cremosidade às receitas de carne cozida com molho

As receitas mais fáceis e corriqueiras de errar no sal são as preparações cozidas. Isso porque você coloca sal na carne, nos legumes e posteriormente no molho. Naturalmente, esse acúmulo pesa ao final do cozimento e isso prejudica o paladar.

Elementos cremosos, como leite, creme de leite, nata, manteiga sem sal, leite de coco e ricota, são precisos para reduzir o sal da receita. Então, receitas cozidas, com molho de tomate ou branco, são perfeitas para você resgatar com cremosidade.

Inclusive, é uma forma criativa para quem tem aflição de que a adição de água estrague de vez o preparo.

4. Utilize a técnica da batata crua e remova parcialmente o sal

truque de retirar o sal da carne com batata crua

Acredito que a única forma de realmente tirar parte do sal da carne depois de pronta, principalmente em pratos com caldo, é usar batata. Veja bem, você pode usar tanto batata crua quanto cozida.

Aqui você coloca a batata no final do preparo, ela vai puxar literalmente o sal em excesso do molho. O mais interessante é que isso funciona também com o arroz, sabia? “Ah, mas eu já finalizei o cozimento da carne e o molho está pronto, e agora?”.

Bem, nesse cenário é necessário aumentar a quantidade de líquido para cozinhar por mais tempo. Consequentemente, você adiciona a batata e finaliza até chegar na cremosidade e sabor suave da sua preferência.

BÔNUS: vamos dizer que você está sem batata ou não quer desperdiçá-la, certo? Então, a alternativa é usar um pão amanhecido para puxar o sal, também funciona que é uma beleza.

5. Já considerou duplicar a receita para diluir o sal?

A última técnica válida e que funciona de verdade para tirar o sal da carne depois de pronta, é duplicar a receita.

Sabe quando você coloca tempo e carinho na hora de temperar carne moída que você tanto ama, mas por uma desventura, o preparo termina parecendo uma salmoura? Ou então, naquele arroz com lascas de carne que fica incomível?

Pois então, para essas e outras situações, você pode simplesmente dobrar a receita. Em ambos os casos, você fará uma quantidade extra, dessa vez, apenas com temperos naturais e especiarias. Isto é, absolutamente sem sal.

Por fim, você junta as preparações, experimenta e corrige aquilo que achar conveniente.

Outra dica para não desperdiçar comida, é congelar o restante em porções, desde que o prato possa ser congelado. Afinal, congelar carne temperada tem lá seus cuidados, concorda?

BÔNUS: qual a quantidade de sal para 1 kg de carne?

O único jeito de minimizar erros na hora de temperar a comida, é compreender a quantidade de sal por kg de carne. Apesar de cada paladar ter sua preferência, a culinária de modo geral tem diretrizes para facilitar nossa vida.

Desse modo, recomenda-se utilizar entre 12g e 18g de sal por quilo de carne, especialmente carne vermelha. Isso também vale para frango. Já na carne suína, o ideal é usar entre 10g e 15g.

Agora que você aprendeu como tirar o sal da carne depois de pronta, não há motivos para descartar comida, hein? Pelo contrário, isso é um desafio que todos enfrentam, tanto cozinheiros amadores quanto os mais profissionais e experientes.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe e até a próxima!