Como assar carne na churrasqueira elétrica?

Se você não tem área gourmet, churrasqueira a carvão ou espaço para assar carne, saiba que tem como assar carne na churrasqueira elétrica. Os churrasqueiros clássicos dizem que não fica bom, mas o resultado pode surpreender.

Conhecido como churrasco de apartamento, o equipamento elétrico é salva-vidas quando se quer comodidade e facilidade nos assados. Porém, há macetes que você deve aprender, veja como fazer um bom churrasco na churrasqueira elétrica!

Como assar carne na churrasqueira elétrica em 4 passos simples

como assar carne na churrasqueira elétrica

Antes de qualquer coisa, o segredo da churrasqueada no equipamento elétrico está na qualidade da churrasqueira. Veja bem, quando o assador tem experiência, ele não precisa mais do que poucos tijolos e bom carvão para churrascos de primeira, certo?

Entretanto, isso não acontece na churrasqueira elétrica. Afinal, o tempo de cocção, a crosta tostadinha e o sabor de churrasco, dependem da potência e consistência da churrasqueira elétrica.

Com isso em mente, veja este manual para você ficar “craque” no preparo de carnes na churrasqueira elétrica.

1. A preparação da churrasqueira elétrica é fundamental

Se na churrasqueira tradicional é fundamental acender com antecedência, na elétrica isso se torna indispensável. Muita gente acha que por ser elétrica, basta ligar na tomada e começar a churrasquear, mas não é assim.

Pelo contrário, a resistência da churrasqueira precisa estar uniformemente aquecida, e o tempo de aquecimento varia. Desse modo, se você coloca a carne na resistência em processo de aquecimento, a carne cozinha ao invés de assar.

É aí que o churrasco de apartamento realmente não fica bacana, pois a carne pode ficar dura e sem sabor. Veja alguns passos para garantir máxima eficiência:

  1. Verifique potência e voltagem da churrasqueira e ligue na tomada certa.
  2. O tempo de aquecimento varia entre 20 e 30 minutos, mas quanto mais tempo, melhor para assar.
  3. Em ambientes mais escuros, dá para notar que a churrasqueira está pronta pela cor da resistência.
  4. Também é crucial colocar a grelha para aquecer junto, assim, a carne começa a assar de imediato.
  5. Respeite o nível mínimo e máximo de água, do contrário, você danifica o equipamento e prejudica o churrasco.

2. Qual o tipo de carne ideal para assar na churrasqueira elétrica?

Não existe carne ideal para assar na churrasqueira elétrica, mas sim o formato do corte. Nesse contexto, dê preferência às carnes que ficam melhores em bifes e evite peças altas demais, como maminha, cupim e até picanha inteira.

Por exemplo, você pode fazer bifes de contrafilé ou alcatra, picanha, coxão mole, medalhões de filé mignon e cortes mais nobres, como ancho e chorizo. Quanto à fraldinha, dá até para assar inteira, desde que não tenha uma espessura exagerada.

Saindo dos cortes bovinos, você também pode assar praticamente todos os cortes de frango, cortes suínos e peixes. Novamente, desde que tudo tenha uma espessura média, assim a cocção fica perfeita.

3. O segredo de como assar carne na churrasqueira elétrica e não ficar dura

passo a passo para assar carne na churrasqueira elétrica

Eu não diria que é bem um segredo, mas sim uma combinação de etapas que resultam na carne perfeita de churrasqueira elétrica. Desse modo, você deve se atentar a três coisas: temperatura da churrasqueira, altura da carne e tempo de assamento.

A temperatura você alcança ao ligar a churrasqueira pelo menos 30 minutos antes de assar. No corte da carne, eu recomendo bifes de 1 dedo e meio no mínimo, e máximo de 2 dedos de espessura.

Se você assar bifes muito finos, há grandes chances de ressecar, enquanto bifes altos demais, certamente ficam crus no centro. Posso dizer que esse é o ponto mais importante aqui. Por fim, o tempo de cocção varia conforme carne e altura, veja:

  1. Com a churrasqueira devidamente quente, coloque a carne na grelha.
  2. Você pode temperar antes ou depois de assar.
  3. Para bifes mais finos, são necessários apenas alguns minutos.
  4. Você sabe que está na hora de virar, quando a carne marejar por cima e formar aquela crosta de assado.
  5. Repita o mesmo tempo do outro lado, mas sem exagerar para não ressecar.
  6. Agora, em bifes mais grossos, o tempo aumenta bastante, pois o equipamento demora mais para atingir o centro da carne.
  7. Inclusive, é interessante “tombar” a carne que tiver gordura para dourar uniformemente, isso faz toda a diferença.

“Ah, mas e para assar cortes de frango, muda alguma coisa?”. Sim, eu diria que apenas o tempero, pois na grelha, não muda nada. Isso vale para cortes de porco também, nesse caso, precisam ser bem passados.

BÔNUS: uma carne que muda bastante na churrasqueira elétrica é a linguiça, essa sim demora bastante. Então, coloque-a primeiro e divida bem a grelha para assar um pouco de cada carne, assim todos comem de tudo!

4. Quanto tempo demora para assar carne na churrasqueira elétrica?

Infelizmente, cada marca de churrasqueira tem potência  única, o que eventualmente influencia diretamente no tempo. Por exemplo, bifes finos você deve levar entre 12 e 15 minutos em potência máxima.

Só que é aquele negócio, não se baseie apenas no tempo, ou seja, fique de olho e acompanhe a cocção de perto. Por outro lado, carnes altas levam entre 20 e 30 minutos para entregar suculência, maciez e sabor.

No contexto dos bifes generosos, é ainda mais importante monitorar, para que não queime por fora e fique cru por dentro, certo? Eu separei um vídeo que mostra tudo na prática, acompanhe enquanto prepara seu churrasco:

BÔNUS: aventure-se com a defumação antes de assar na churrasqueira elétrica

Você é daquelas pessoas que não abrem a mão da fumaça do churrasco e, sobretudo, do sabor de carne assada na brasa? Sabia que dá para fazer uma defumação caseira que reforça o sabor do assado?

  1. Faça um pequeno embrulho de papel-alumínio.
  2. No centro, coloque lascas de lenha frutífera, você encontra no mercado.
  3. Coloque também pedaços de casca seca de laranja.
  4. Ao lado, posicione a carne, que pode ser bife ancho.
  5. Por fim, acenda o fogo na lenha até que pegue na casca.
  6. Cubra com uma tigela grande para abafar a fumaça.
  7. Aguarde 5 minutos para que a fumaça penetre na carne.

Pronto, agora sim você aprendeu tudo sobre como assar carne na churrasqueira elétrica. Afinal, a fumaça deixa a carne irresistivelmente aromática e, claro, saborosa além da conta.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe e até a próxima!