Carnes de segunda para bife: 6 opções baratas para fazer

Se o corte bovino não é nobre, todo mundo corre escolher uma receita de panela, mas você sabia que existem carnes de segunda para bife tão saborosas e macias quanto as consideradas de primeira? Tudo que posso adiantar é: você vai se surpreender.

Apesar de eu não considerar que existam cortes de segunda, é assim que o mercado funciona e a precificação acompanha. Entre carnes como acém, paleta, lagarto e chuleta, é incrível a quantidade de texturas e sabores únicos que você pode aproveitar.

Então, veja qual a melhor carne de segunda para bife, além de muitas alternativas interessantes para suas refeições!

6 opções baratas de carnes de segunda para bifes deliciosos

carnes de segunda para bife

As carnes de segunda costumam ser a base do cardápio semanal de carnes, mas geralmente, em preparos cozidos. Muita gente tem receio de fazer bife, por exemplo, com acém ou mesmo coxão duro, pois acham que fica duro.

No entanto, dá para preparar praticamente toda carne como bife, desde que conheça características, qualidades e método certo de fritura. É a partir disso que eu lanço o desafio: “tem como usar carne barata para bife frito?”. Vamos descobrir?

1. Acém

Quando o acém não está moído, ou ele está picadinho ou a pessoa corta cubos grandes para fazer carne de panela. Porém, o acém é uma carne ultra versátil, macia em sua maioria, com marmoreio perfeito e excelente para bife.

Claro que você não vai comprar um corte qualquer de acém, pois a peça inteira tem diferentes texturas e colágeno. Então, você deve comprar o miolo de acém para bife, visto que é a parte mais nobre do corte.

Podemos dizer que há três segredos para fritar bifes supermacios de acém:

  • Comprar um acém de qualidade retirado por profissional experiente.
  • Pedir bifes com pelo menos 1 dedo de altura.
  • Fritar a carne na manteiga e azeite rapidamente para selar e manter a umidade interna.

BÔNUS: se você quiser uma receitinha mais elaborada, que tal usar o bife de acém para fazer bife à parmegiana? Nesse caso, utilize bifes altos, empane com antecedência e frite ao ponto, você não perde por esperar!

2. Paleta bovina

Já a paleta é compreensível acreditar que não dá para fazer bife. Acontece que o corte fica no braço do animal, ou seja, é uma musculatura indispensável na sua movimentação.

Contudo, a atual pecuária do gado de corte preza pela qualidade geral dos cortes. Não à toa, a paleta guarda alguns dos cortes mais macios do boi, sabia disso? Os mais conhecidos são o Flat Iron e a raquete bovina.

A raquete fica na parte superior da paleta, ou seja, no ombro do animal. Consequentemente, o corte tem marmoreio incrível e muita maciez. Já o Flat Iron sai diretamente da raquete, mais especificamente, o açougueiro corta a raquete ao meio.

Contudo, você terá mais facilidade para encontrar o miolo da paleta, que é a parte ideal para fazer bifes suculentos.

SEGREDO DA PALETA: evite cortar bifes finos, tampouco frite demais a carne. O ideal é aquecer bem a frigideira, derreter manteiga com azeite e fritar rapidamente até chegar naquele ponto que ninguém resiste!

3. Lagarto bovino

O lagarto não só é uma das melhores carnes de segunda para bife, como também é uma das mais saudáveis. Seu baixo teor de gordura externa e intramuscular, tornam o lagarto perfeito para bifes deliciosos.

Mas para isso, é fundamental cortar bifes mais finos, utilizar manteiga na fritura e não passar do ponto. Veja bem, a carne é magra, e como toda carne magra, resseca com facilidade. Se você nunca fritou lagarto, pense nele como o patinho, é parecido.

Sugestão de bife de lagarto suculento

  • 2 bifes finos de lagarto
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • Azeite a gosto para a fritura
  • 4 dentes de alho inteiros sem casca
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Mix de legumes congelados (opcional)

Inicialmente, bata os bifes com um martelo culinário para ajudar a amaciar e abrir a carne. Enquanto a frigideira aquece com manteiga e azeite, tempere a carne rapidamente com sal e pimenta dos dois lados.

Na sequência, coloque o alho para fritar e liberar aroma e sabor, e acomode os bifes. Vale ressaltar que a fritura é rápida, isto é, quando dourar, retire. Nesse momento, entre com os legumes e salteie brevemente, está pronta a mistura da refeição!

4. Chuleta

Se existe alguma carne mais perfeita para bife do que a chuleta, confesso que desconheço. A chuleta é a bisteca bovina, ou seja, aquele corte do contrafilé com parte do osso que acompanha a costela.

Eu sei que muita gente não considera a chuleta como carne de segunda, mas eu achei interessante abordá-la dessa maneira. Mesmo porque é um corte que poucas pessoas aproveitam no dia a dia, mas que normalmente, tem alto custo-benefício.

  • Chuleta na frigideira com manteiga, alho, cebola e molho chimichurri.
  • Chuleta à milanesa com molho de tomate rústico e parmesão para gratinar.
  • Receita de chuleta bovina acebolada com mostarda escura e tomilho.

5. Coxão duro

coxão duro é carne boa para bife

O coxão duro é o corte ideal para quem procura carne acessível, saborosa e prática de preparar. Isso porque o chã de fora deixou de ser duro há muito tempo, e hoje, proporciona experiências deliciosas como bife no dia a dia.

Não à toa, o corte teve alta valorização nos últimos anos e já não é tão mais barato quanto era. Apesar disso, é uma ótima alternativa, se souber preparar na frigideira fica tão bom quanto qualquer outra carne de primeira.

7 segredinhos para um bife de coxão duro divino

  1. Compre bifes finos e com leve capa de gordura.
  2. Bata os bifes para expandir as fibras e amaciar.
  3. Dê piques nas laterais da gordura para não engruvinhar.
  4. Tempere com alho, cebola, sal, pimenta e azeite ou manteiga.
  5. Frite em frigideira antiaderente sem óleo.
  6. Quando transpirar é hora de virar.
  7. A carne dourou, já pode tirar e apreciar.

6. Peixinho

A última carne de segunda para bife que é uma opção barata é o peixinho bovino. Inclusive, o peixinho se assemelha muito ao patinho e ao lagarto, pois tem fibras curtas, pouca gordura, mas muito sabor.

Geralmente o pessoal usa muito nas churrasqueadas, mas quando você corta bifes finos e tempera de véspera, fica incomparável. Aliás, o peixinho tem um segredo que apenas os açougueiros de carreira sabem, que é o nervo central.

Então, o corte tem uma membrana interna que precisa ser retirada, do contrário, os bifes podem ficar firmes. Fora isso, pode comprar à vontade porque é garantia de refeição deliciosa e saudável!

As carnes de segunda para bife podem superar cortes mais nobres quando preparadas corretamente. E agora você tem 6 opções baratas para aprimorar as refeições semanais, bom apetite.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe e até a próxima!