O coraçãozinho é a carne que mais divide opiniões nos churrascos, mas com o tempero para coração de frango no espeto certo, não há quem resista a essa iguaria.
Esse é aquele tipo de carne que precisa de um tempero diferenciado, para acentuar o sabor na hora de assar. Pensando em ajudar você, selecionei um passo a passo completo + dicas essenciais para que você encontre a melhor combinação para seus espetinhos. Vamos conferir?
Como temperar coração de frango – passo a passo

Normalmente, pessoas que já temperam carnes para churrasco têm o costume de seguir uma mesma receita de temperos. Assim temos o sal grosso, pimenta do reino, alho, cebola e outros, mas nada impede de inovar e procurar novas experiências, não é mesmo?
Embora o tempero tradicional dê certo, o coração é um pouco mais delicado e precisa de uma combinação que se misture bem ao sabor natural. Um ponto importante é fazer uma temperagem mais úmida para os coraçõezinhos.
O tempero úmido costuma levar ingredientes secos e desidratados como a pimenta do reino moída grossa, alecrim, cheiro verde, coentro, louro, manjericão, tomilho e especiarias como: açafrão, colorífico e páprica doce ou picante.
Aqui vai uma sugestão e preparo de um tempero irresistível e bem diferenciado que vai dar um sabor a mais à receita. Veja só como é fácil!
Ingredientes
- 1kg de coração de frango;
- 1 xícara (chá) de shoyu;
- 1 colher (sopa) de açúcar;
- ½ xícara (chá) de azeite ou óleo de soja;
- Alecrim desidratado;
- 10g de gengibre ralado;
- Erva doce desidratada;
- 1 cebola grande picada;
- 5 dentes de alho picados;
- Sal, cheiro verde e pimenta do reino a gosto.
Modo de preparo
- Em uma travessa grande, você vai colocar todo o coração de frango.
- Adicione o shoyu, o açúcar, o sal, a pimenta do reino e misture bem.
- Em seguida, coloque a cebola, o alho, o gengibre e mexa tudo novamente.
- Agora, coloque a erva doce, o cheiro verde picado e o alecrim.
- Finalize com uma boa dose de azeite, misture e reserve por uma hora.
DICA EXTRA: você pode substituir os ingredientes e temperos pelos da sua preferência, mas mantenha o shoyu, pois ele combina super bem com o coração de frango, sem contar que realça a cor.
Será que pode marinar coração de frango?
Você não só pode como deve marinar o coração de frango. Na verdade, o que faz o tempero pegar realmente na carne é o tempo em contato com o mix de ervas e azeite. Por ser uma carne com superfície mais resistente, precisa de uma marinada.
A receita que mostrei acima é um bom exemplo de marinada. Depois que tiver colocado todos os ingredientes, ervas e azeite, misture muito bem e tenha certeza de que todos os corações estão em contato com a mistura.
Em seguida, cubra e leve à geladeira, mas aqui o tempo de descanso é o que dirá quanto sabor a carne terá após assada. Então, se estiver com pressa, deixe no mínimo uma hora, mas o ideal mesmo é que fique marinando por cerca de 3 a 4 horas.
Aliás, se você preparar com todo cuidado e limpeza, essa mistura pode ficar marinando de um dia para o outro.
Aí sim você terá um espeto de coraçãozinho bem saboroso e até mesmo quem não é muito fã dessa iguaria ficará com vontade de experimentar, principalmente pelo aroma de ervas que vem do assado. 😉
No entanto, se você quer experimentar outras combinações, opções de temperos, especiarias e bebidas é o que não falta. Abaixo reuni 10 tipos de ingredientes que combinam muito com essa carne, veja e monte o seu próprio tempero:
- Alho-poró desidratado ou picado fresco.
- Cominho moído.
- Mostarda em pó.
- Vinagre de vinho branco e balsâmico.
- Cerveja preta e tradicional.
- Cachaça de boa qualidade.
- Sálvia.
- Pimenta calabresa.
- Chimichurri completo.
- Limão ou laranja.
O importante aqui é procurar variar nos ingredientes até encontrar aquela combinação perfeita para você e os acompanhantes da churrascada. 😉
Como é o tempero para coração de frango no espeto dos gaúchos

Não tem como pensar em churrasco e não procurar receitas que os gaúchos fazem por lá, não é mesmo? Eles também são grandes amantes do coração de frango e possuem um mix de temperos muito utilizado por lá, que você aprende agora. Confira!
Você vai precisar de 500g de coração de frango, suco de 1 limão, cheiro verde e sal grosso a gosto. Sim, só isso!
O preparo é bem simples, basta colocar os corações em uma travessa, juntar o suco de limão e o cheiro verde, misture e deixe marinar por 30 minutos. Em seguida, espete os corações e espalhe sal grosso por todas as peças e leve assim mesmo à churrasqueira.
O truque aqui está em bater nos espetinhos prontos para retirar o excesso de sal grosso e pronto, seu espetinho à moda gaúcha está no ponto.
Viu só como não tem segredo em temperar coração de frango? Agora, se você quer dicas mais profissionais, eu aconselho muito você conferir o Curso de Espetinhos Profissional.
Além de inúmeras receitas para diferenciar o churrasco, o curso traz dicas que somente os profissionais sabem. São dicas sobre todos os tipos de carnes, temperos, combinações, molhos, preparos e muito mais, confere lá mais tarde. 😉
O que você achou dessas dicas e receitas? Espero muito ter ajudado você nesse momento, não deixe de compartilhar e até a próxima!