X

Receita de peixe para sexta-feira santa

Se você busca uma boa receita de peixe para sexta-feira santa, então esse é o artigo certo para você.

Essa data tão especial que comemoramos com a família é muito conhecida pelas receitas tradicionais. Como a tradição religiosa é de não ingerir carne vermelha, o peixe se torna uma opção perfeita para a ocasião.

Então, se você quer aproveitar a celebração com os seus parentes e amigos queridos com uma deliciosa refeição, não deixe de acompanhar o nosso artigo até o final. Além de uma receita tradicional, você verá também dicas para montar o prato e criar memórias inesquecíveis nessa páscoa.

Vamos começar pela receita? Assim, você pode treinar antes de cozinhar o prato.

Receita de peixe para sexta-feira santa


Ingredientes:

  • 1 Kg de bacalhau dessalgado;
  • ¼ de xícara (chá) de azeite;
  • 1 cebola picada;
  • 2 dentes de alho picados;
  • 4 colheres (sopa) de manteiga;
  • 1 cebola pequena ralada;
  • 3 colheres (sopa) de farinha de trigo;
  • 1 litro de leite;
  • Sal e pimenta a gosto;
  • 1 pitada de noz-moscada ralada;
  • 2 xícaras (chá) de creme de leite fresco;
  • 500 g de batatas cozidas e cortada em rodelas;
  • 150 g de mussarela ralada grossa.

Modo de preparo:

O primeiro passo é ferver o bacalhau. Assim que a água começar a borbulhar, você deve escorrer o peixe e desfiar em lascas grandes. Então, aqueça o azeite em uma frigideira e doure a cebola e o alho. Assim que eles estiverem dourados, adicione o bacalhau.

Refogue por poucos minutos e desligue o fogo para que a carne esfrie. Enquanto isso, derreta  a manteiga em outra panela e doure mais cebola. Misture a farinha e mexa sem parar por 2 minutos. Comece a acrescentar o leite aos poucos, sem parar de mexer. Acrescente o sal, a pimenta, a noz moscada e continue cozinhando até que o molho engrosse.

O último passo da receita em si é descascar as batatas e cortá-las em rodelas. Coloque todos os pedaços em uma panela, cubra de água, adicione uma pitada de sal e espere cozinhar. Quando elas estiverem no ponto, desligue o fogo e escorra.

Dicas para montar a receita de peixe para sexta-feira santa


O motivo pelo qual escolhemos esse prato é que ele é muito bonito visualmente. Para montá-lo, você deve alternar camadas de batata, bacalhau e molho. O ideal é começar com uma fina camada do molho branco, então colocar as batatas e depois o peixe. Repita o processo até chegar ao topo da forma.

Então, vale colocar uma grossa camada de queijo parmesão ralado e levar ao forno para dourar. Essa etapa é realizada para gratinar a receita, o que deixa o prato ainda mais delicioso e, principalmente, bonito para compor a mesa da sexta-feira santa!

Se você quiser deixar a forma ainda mais bonita, você pode adicionar alguns temperos coloridos no topo da receita. Acrescente algumas folhas de manjericão ou cebolinha cortada em rodelas para dar uma cor a mais ao prato.

Não se esqueça também de nunca colocar a forma quente diretamente sobre a mesa. O ideal é servir em cima de uma tábua de madeira ou algum recipiente próprio para entrar em contato com a toalha e a mesa. Assim, você protege os seus móveis.

Então, será só servir o prato e deixar os seus parentes e amigos aproveitarem essa refeição deliciosa. Boa sorte!

Caso você tenha alguma dúvida sobre a receita de peixe para sexta-feira santa, então deixe o seu comentário no espaço abaixo. Aproveite também para compartilhar as suas dicas de receita com os nossos outros leitores!

Não esqueça também de compartilhar o artigo em todas as suas páginas nas redes sociais.