Quanto tempo para assar costelinha de porco no forno?

Não importa a ocasião, você precisa aprender com precisão quanto tempo para assar costelinha de porco no forno é necessário para uma carne suculenta.

Isso porque a gente não quer servir carne dura, sem sabor ou pior, carne suína malpassada, não é verdade? O tempo de forno é crucial para fazer o tempero caprichado valer a pena, ou talvez uma marinada mais cítrica, já imaginou?

Sendo assim, confira as ótimas dicas que separei para ajudar você a conquistar o sucesso em suas receitas com costelinha. Vamos conferir?

Quanto tempo para assar costelinha de porco no forno?

quanto tempo para assar costelinha de porco no forno

Se alguém chegar para você e dizer que toda receita de costelinha leva exatos 90 minutos para ficar pronta, duvide dessa pessoa. O mesmo acontece com quem diz que somente o cozimento por 2 horas é válido, pois não é bem assim que a “banda toca”.

Digo isso porque não existe tempo certo, é tudo muito variável e a mesma receita, por mais ingredientes parecidos que tenha, nunca será igual em todos os fornos.

Por exemplo, ao colocar apenas a costelinha temperada em uma assadeira e assar, você acha que será o mesmo tempo de cozimento de quando adicionamos algum líquido, como vinho, para aumentar a umidade da receita?

Certamente os tempos variam, o mesmo vale para uma carne suína marinada por 12 horas e outra que recebeu o tempero na hora e foi ao forno.

Em outras palavras, provavelmente a carne marinada levará menos tempo devido à umidade adquirida na marinada.

Inclusive, a forma como você coloca o papel-alumínio influencia no tempo de forno. Afinal, é possível colocar papel-alumínio na forma inteira ou embrulhar somente a carne com os ingredientes, o que agiliza e diminui o cozimento.

Com tanta variação como saber o tempo?

Costelinha temperada simples no papel-alumínio

Esse preparo é aquele em você tempera a costelinha com sal, pimenta-do-reino, suco de limão e especiarias. Depois você coloca na assadeira, cobre com papel-alumínio para assar.

Nesse caso, a costelinha assada em forno preaquecido a 200° leva cerca de 90 minutos para ficar pronta. Aliás, conte mais 20 minutos para dourar sem o papel-alumínio, totalizando praticamente 2 horas.

Costelinha marinada assada no papel-alumínio

Por outro lado, uma das melhores receitas de costelinha é a carne marinada com suco de laranja, sal e temperos como páprica defumada, pimenta preta e limão.

Somado a isso, colocamos embaixo da costelinha na assadeira, cebolas em rodelas, alho e uma quantidade generosa de vinho branco seco. Existem duas etapas nesse preparo:

  • Assar por 30 minutos a 220° sem papel-alumínio para “selar”.
  • Finalizar de assar a 160° por 2 horas no papel-alumínio.

Portanto, o tempo já muda um pouco, pois pode levar cerca de 3 horas para ficar completamente pronta.

Costelinha temperada com molho assada no “papilote”

Ao invés de fechar a assadeira inteira com papel-alumínio, iremos envolver apenas a costela temperada.

Como tempero, sugiro uma mistura de shoyu, vinagre, óleo de gergelim e ketchup, resultando num molho espetacular. Para especiarias você pode usar páprica defumada e picante, pimenta-do-reino, sal e manjericão fresco.

Tempere a costelinha com especiarias, cubra com molho, espalhe na carne e feche em papel-alumínio. O forno precisa estar a 220°, assando por 90 minutos apenas, já que o “envelope” agiliza o cozimento perfeito da carne, confira pelo vídeo:

DICA EXTRA: como saber o ponto da costela de porco?

Independentemente do método escolhido, há uma forma de identificar o ponto da costelinha. Primeiramente avalie a cor, se estiver dourada com aspecto de assada, certamente o interior também estará.

Porém, a “técnica” consiste em puxar o osso da carne, se o osso sair com facilidade, pode consumir tranquilamente. Isso porque esse é um excelente indicador de que a carne assou à perfeição!

Como assar costelinha suína no forno com técnica profissional

Decidi trazer essa técnica porque sei que você não a encontraria em nenhum outro lugar, pois quem sabe não conta. A técnica se chama Confit e consiste em cozinhar lentamente algo na gordura, nesse caso, a costelinha.

Esse cozimento lento evita a carne de fringir, que é quando a carne frita rapidamente e perde suculência. Dessa forma, utilizamos gordura de porco ou banha de porco.

Aqui já temos uma outra dica campeã, para extrair a banha de porco naturalmente é só cozinhar toucinho em fogo baixo por 2 horas e utilizar a gordura do processo. Em seguida, você fará o seguinte passo a passo:

  1. Compre uma peça alta de costelinha com o couro.
  2. Faça cortes em toda a capa de gordura na espessura de 1 dedo entre os cortes.
  3. Tempere com limão, sal, pimenta-do-reino e páprica.
  4. Coloque a carne numa travessa de vidro
  5. Adicione cebolas cortadas e alho com casca ao redor da costelinha.
  6. Em seguida, pré-aqueça o forno a 180° e também a gordura de porco.
  7. Depois você deve preencher a travessa com a gordura aquecida, não encha demais.
  8. Por fim, leve ao forno a 120° e deixe cozinhar por cerca de 2 horas e meia.
  9. Nos últimos 10 minutos, aumente para 220° para pururucar a gordura.

Portanto, é uma receita mais demorada, mas tem uma técnica nova que você acabou de aprender, e tenho que dizer, o resultado é fantástico, pode experimentar! Confira o vídeo para mais detalhes:

Agora você já sabe quanto tempo para assar costelinha de porco no forno

Além de entender melhor a “mecânica” do tempo de cozimento, ao todo você descobriu 4 novas receitas de costela de porco no forno. Essa é uma carne que não tem segredo, é muito democrática e pode ser preparada de todas as formas possíveis.

Inclusive, você sabia que as pessoas costumam fazer deliciosos molhos para acompanhar carne de porco, principalmente com costelinha? Pois é, esse é o tipo de combinação com potencial para agradar todos os paladares.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não esqueça de compartilhar para ajudar outras pessoas e até a próxima!