Picanha na frigideira: Como fazer frita em 4 passos fáceis

Pessoas que acreditam que picanha na frigideira não fica boa, que a carne resseca e fica com gosto queimado, irão se impressionar.

Embora seja necessário ter mais atenção na fritura, espessura da carne, qualidade da panela e ponto da carne, saiba que é possível fazer um bife frito, bem selado, suculento e ao ponto, como nas churrascarias.

Sendo assim, para aprender tudo isso é só conferir as dicas maravilhosas que juntei para você aproveitar ao máximo aquele corte irresistível!

Como fazer picanha na frigideira perfeita em 4 passos

picanha na frigideira

Quando você corta o bife de picanha, tempera e leva para assar na grelha da churrasqueira, automaticamente você não precisa ficar muito em cima, pois a temperatura branda do carvão faz todo o trabalho pesado, não é verdade?

Por outro lado, a frigideira é um processo mais rápido que exige atenção total. Nesse sentido, vou simplificar ao máximo tudo o que você deve fazer para atingir o ponto que somente os profissionais conseguem!

1. Comece cortando a carne corretamente

Antes mesmo de escolher a frigideira, você precisa lidar corretamente com a picanha. Isso porque é provável que você não vá fritar uma peça inteira, ou seja, irá cortar em bifes. Com isso, a espessura ideal é de 1 dedo e meio.

Se você cortar mais grosso que isso, a probabilidade de o centro da carne ficar malpassado é grande. Enquanto que cortar fino, pode endurecer e ressecar o bife. Utilize uma boa faca e perca o receio!

2. Escolha a frigideira certa

Muitos churrasqueiros por aí costumam dizer que se a carne é de qualidade, ela ficará macia e saborosa em qualquer frigideira. Entretanto, se é para falar do preparo certo, tenho que dizer qual a melhor frigideira é a de ferro fundido.

Afinal, seguram temperaturas maiores por mais tempo, além do que, têm menor variação de temperatura. E isso é crucial para que o “steak” sele perfeitamente, mantenha a umidade e chegue ao ponto.

“Ah, mas não tenho frigideira de ferro, a única que tenho é com fundo duplo ou triplo de teflon, dá certo?”. Sim, assim como a de ferro, panelas de fundo triplo também aguentam variações, favorecendo o cozimento.

Por exemplo, ao colocarmos um bife numa frigideira de alumínio fina, a temperatura baixa rapidamente, onde a fritura demora mais, a carne perde umidade e certamente ficará mais rígida. Por isso, coloque apenas um bife por vez.

3. Fique de olho na temperatura da frigideira

Sabe quando você vai em algum restaurante e pede um medalhão de filé mignon sabendo que será selado em alta temperatura, e quando chega à mesa a carne está rosadinha e suculenta, mas com crosta por fora?

Então, isso só é alcançado pela alta temperatura do processo. Com isso, evite levar o bife com a superfície morna, espere a temperatura subir para que haja aquele primeiro choque da alta temperatura com a carne.

Além disso, tenha paciência e frite apenas um bife por vez, pois mantém a estabilidade da temperatura. Para ter certeza de que está pronta, jogue gotas de água, se evaporar rapidamente, pode colocar.

4. Acerte o ponto do bife com essa técnica incrível

Um dos pontos mais “críticos” ao fritar picanha, é acertar o ponto, principalmente porque é complicado gerenciar a temperatura da frigideira. Desse modo, a sugestão é usar duas fontes de gordura:

  • 1 colher (sopa) de óleo
  • 1 + ½ colher (sopa) de manteiga

O óleo ajuda a não queimar a manteiga, enquanto a manteiga será responsável por ajudar você a dar o ponto. Por conseguinte, ao dourar um lado, vire a carne e vá regando a parte superior com o óleo da fritura.

Aqui vale considerar que a gordura da própria carne pode ser usada para essa finalidade. Ao regar, você garante que o cozimento chegue mais facilmente ao centro da carne, de forma gradual e eficiente. Esse é o segredo do ponto do bife na frigideira.

DICA EXTRA: fritando o melhor bife de picanha na frigideira

Esse é o momento chave, pois você tem o conhecimento dos principais fatores que influenciam na fritura, veja uma receita rápida:

  • 4 bifes de picanha com dois dedos de espessura
  • 1 colher (sopa) de óleo
  • 1 + ½ colher (sopa) de manteiga
  • Sal fino ou de Parrilla

Modo de preparo

  1. Frigideira quente, coloque óleo e manteiga.
  2. Assim que derreter, posicione o bife no centro da frigideira.
  3. Gire levemente a carne para dar uniformidade à superfície de contato.
  4. Em seguida, não mexa mais na carne, deixando fritar por 2 minutos e meio.
  5. Vire e gire novamente, vá regando o óleo da fritura com uma colher.
  6. Retire da frigideira e deixe descansar 2 minutos para que os líquidos se espalhem, técnica para mais suculência.
  7. Por fim, corte da forma que preferir e bom apetite.

Uma coisa que você certamente notará é a superfície crocante e o interior ao ponto, cozido perfeitamente. Lembrando que o sal pode ser colocado antes da fritura ou salpicado depois, o resultado é o mesmo! Confira a receita para mais detalhes:

Dica campeã para diferenciar a picanha na frigideira

Ao invés de você fazer bifes é possível ter ainda mais ousadia. O processo funciona assim: você esquenta a frigideira com óleo e manteiga, mas coloca a peça inteira de picanha para selar de todos os lados.

Com isso, utilize uma frigideira grande, colocando a gordura em contato primeiro. Uma vez que dourar, elimine o excesso de gordura, vire a peça e sele o lado da carne, retire e reserve por 2 minutos.

Agora sim, pode cortar na espessura desejada e dar sequência ao processo de fritura como já expliquei.

“Ah, mas por que todo esse trabalho?”. Bom, assim você garante que tanto a gordura quanto a carne estarão seladas na medida, o que ajuda a finalizar a fritura. O que acha de se aventurar nessa dica, você pode se surpreender!

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não deixe de compartilhar para ajudar outras pessoas e até a próxima!