Petiscos light: 7 petiscos saudáveis e fit fáceis de fazer

Quem decide seguir uma alimentação mais saudável pensa que precisa abandonar a versatilidade e sabor dos aperitivos, mas com ideias simples de petiscos light, pode ter certeza, você nunca sentirá falta da fritura e dos tira-gostos pesados.

É possível realmente criar petiscos com muito sabor natural, leveza e, claro, máxima criatividade. Então, se o universo das comidas saudáveis é um mistério para você, não se preocupe, descubra o que comer de petisco na dieta e tenha mais saúde!

7 ideias de petiscos light para se deliciar sem culpa na dieta

petiscos light

Você já reparou como existe petisco para toda ocasião? Seja naquela reunião de última hora com os amigos, no momento que antecede as ceias ou na abertura de um churrascão, lá estão os aperitivos para deixar tudo ainda mais perfeito.

No entanto, as pessoas têm dificuldades em associar petisco e preparo saudável. De certa forma é compreensível, porque na maioria das vezes, tudo é uma questão de adaptação daquilo que já conhecemos. Vamos partir deste princípio?

1. Bolinhas de frango empanadas sem fritura

Para dar início à jornada pelos melhores petiscos, o de frango empanado sem fritura é perfeito. Perfeito porque tem um sabor agradável, é fácil de fazer e, o melhor de tudo, você pode levá-lo às refeições diárias.

O preparo é simples e você só precisa moer peito de frango, com bons temperos para frango empanado. Você pode tanto comprar moído ou moer na hora e temperar enquanto tritura. Depois é só empanar pequenas bolinhas na farinha Panko com tempero e assar na airfryer ou no forno até dourar.

DICA: se você achar que precisa de umidade, prepare um molho simples com iogurte natural, cebola, salsa e alho desidratado!

2. Palitinhos de cenoura com pepino

Na segunda sugestão, um clássico francês, um aperitivo digno das melhores ceias de Natal, os palitinhos de vegetais. Olha só, essa é aquela ideia que você faz rapidinho, excelente para contornar imprevistos.

Os vegetais mais tradicionais são cenoura e pepino japonês, mas você pode usar salsão, experimentar pimentão amarelo, rabanete, enfim, com tudo; Ah, tem gente que usa até frutas, como melão e gomos de tangerina. Veja o preparo:

  1. Corte os ingredientes em palitos do comprimento de 1 dedo.
  2. A espessura pode ser entre fina e média.
  3. Você não precisa tirar a casca, mas lave muito bem.
  4. Os ingredientes devem ficar submersos em algum tipo de líquido.
  5. Dá para usar água com um pouco de sal ou molho de vinagrete, com vinagre.
  6. Porém, o pulo do gato é cobrir com o líquido, mas também, adicionar gelo, para que os palitos fiquem crocantes e irresistíveis.

3. Chips de aipim são crocantes e versáteis

Às vezes você até tem um pedaço de mandioca (aipim) sobrando na geladeira, que possivelmente ia perder. Então, você pode, não, você deve experimentar os chips de mandioca crocantes na airfryer ou no forno.

Para dar supercerto, corte numa espessura entre fina e média, porque senão pode ficar uma borracha ou endurecer demais. Antes de desidratar, besunte com azeite, páprica picante, colorau, sal e pimenta do reino.

SUGESTÃO DE MOLHO: particularmente eu como puro mesmo, mas se você preferir, dá para combinar com um daqueles molhos Dip (mergulhar), o de queijo fica espetacular!

4. Burrata fácil com tomate assado e rúcula

Diretamente dos melhores restaurantes e botecos, apresento a burrata. Provavelmente você já ouviu falar deste queijo muçarela firme por fora, com recheio de massa fresca de uma mozarela mais cremosa e creme de leite fermentado, né? Embora o nome seja estranho a princípio, o petisco é prático:

  • Cama de folhas frescas de rúcula inteira ou picada.
  • Queijo burrata ou bolotas de muçarela de búfala.
  • Tomate cereja assado com tomilho, azeite e sal.
  • Você também pode colocar molho pesto sobre os tomates.
  • Dá para servir com torradas integrais caseira com azeite e alho.
  • Se preferir, faça uma cama de tomates e sirva a rúcula ao lado.

5. Deliciosos chips saudáveis de tapioca com um segredinho

Os preparos com tapioca, você ama ou não gosta de jeito nenhum, pois apesar de seu sabor neutro, a tapioca não agrada a todos. Dito isso, essa sugestão é um dos melhores petiscos light para quem segue uma dieta.

Ingredientes do preparo

  • 1 xícara (chá) de goma de tapioca
  • ½ xícara (água) morna
  • 1 ovo
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 1 colher (sopa) de óleo de coco ou azeite
  • Orégano a gosto
  • Parmesão ralado a gosto

Para fazer, misture todos os ingredientes, menos orégano e parmesão. Em seguida, leve à geladeira por 15 minutos. Enquanto isso, pré-aqueça o forno e unte uma assadeira. Despeje a mistura na assadeira e asse por 30 minutos.

SUGESTÃO: para deixar os chips de tapioca ainda mais saudáveis, o segredo é adicionar 1 colher (sopa) de semente de chia. Adicione antes de misturar, porque quando a mistura estiver na geladeira, a chia vai hidratar e ficar no ponto certo!

6. Bolinha de abobrinha com queijo

aperitivo de bolinha de abobrinha

Quer um petisco leve, aveludado e com uma crosta dourada incrível? Então, a bolinha de abobrinha com queijo é a pedida certa. Aqui você não precisa fritar, pois o preparo é feito diretamente no forno.

As bolinhas consistem numa mistura de alho, cebola, abobrinha ralada, pimenta-do-reino, farelo de aveia, muçarela ralada e ovo inteiro. O pulo do gato é espremer a abobrinha num pano de prato limpo para eliminar sua água.

Por fim, misture os ingredientes até obter uma massa homogênea, faça pequenas bolinhas e leve para assar a 200° por 15 minutos. Ah, não esqueça de colocar as bolinhas sobre papel-manteiga.

7. Bolinho de feijão preto com couve

De todas as ideias até aqui, acredito que a mais fantástica seja o bolinho de feijão preto com couve. Isso mesmo, você vai misturar feijão preto cozido ao ponto com salsinha e amassar até incorporar bem.

Na sequência, faça uma refoga com couve picadinha, cebola, alho, tomate e temperos da sua preferência. Depois, é só juntar ao feijão e mexer. Por último, faça pequenas bolinhas e empane no farelo de aveia, leve para assar a 180° por 20 minutos.

A partir daqui, experimente outros ingredientes, agregue mais sabor com os temperos e explore a versatilidade dos petiscos light.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe e até a próxima!