Pernil de porco na panela de pressão: Como fazer? Quanto tempo?

Depois que você aprender a fazer pernil de porco na panela de pressão, dificilmente vai querer substituir por outra carne, pois é um corte super macio, suculento e saboroso.

Além do mais, é uma carne relativamente barata, vendida em grandes porções, o que rende receitas caprichadas e bem diferenciadas. Quando falamos em cortes suínos, muita gente torce o nariz, e outra parte fica em dúvidas sobre a escolha do corte.

Nesse cenário, nada melhor do que dicas práticas para o dia a dia e uma receita para transformar sua visão sobre a carne de porco. Vamos conferir então?

Como fazer pernil de porco na panela de pressão: receita maravilhosa e fácil

pernil na panela de pressão

Quando o assunto é pernil de porco, há grande “discussão” sobre as melhores partes. Isso porque o pernil traseiro, por exemplo, proporciona cortes como coxão mole, picanha suína, lagarto e a maminha.

Entretanto, se você chegar no açougue e pedir por 2kg de pernil, certamente receberá uma peça inteira. Por outro lado, temos o pernil dianteiro, considerado por muitos o mais macio e suculento.

Independentemente da sua escolha, saiba que na pressão não muda nada. É tudo uma questão de perspectiva, pois quando você aprende como temperar pernil de porco, todos são igualmente saborosos. Anote os ingredientes:

Ingredientes

  • 1,5kg de pernil;
  • 2 colheres (chá) de sal;
  • 2 colheres (chá) de cominho em pó;
  • Pimenta-do-reino a gosto;
  • 1 + ½ colher (sopa) de azeite;
  • 1 cebola picada;
  • 3 dentes de alho picados;
  • 1 pedaço de gengibre ralado;
  • 1 pimenta dedo-de-moça sem sementes picada;
  • 2 folhas de louro;
  • ½ maço de coentro (folhas e talos) picado;
  • 1 colher (sopa) de melado de cana ou mel;
  • Suco de 2 limões;
  • 1 xícara (chá) de cachaça;
  • 2 xícaras (chá) de água.

Modo de preparo simples

pernil de porco na panela de pressão

  1. Opte pela peça de pernil com osso, cortando em pedaços menores e descartando a gordura, mas deixe uma parte com o osso.
  2. Tempere a carne com sal, pimenta-do-reino, cominho e um toque de açafrão.
  3. Em seguida, esquente azeite na panela de pressão e doure todos os pedaços de pernil, dois minutos de cada lado.
  4. Retire e reserve o pernil selado.
  5. Agora, com a panela ainda quente, refogue cebola, alho, gengibre e pimenta.
  6. Depois disso, coloque uma pitada de sal e acrescente o louro, os talos de coentro picados e refogue por mais dois minutos, mexendo sempre.
  7. Nesse momento, iremos “deglaçar” o fundo da panela adicionando a cachaça e mexendo para desgrudar.
  8. Na sequência, acrescente o suco de limão, o melado ou mel e água, misture e deixe apurar para reduzir o álcool da cachaça.
  9. Volte os pedaços de pernil selado, tampe a panela e deixe em fogo alto até pegar pressão.
  10. Quando pegar pressão, abaixe o fogo e conte cerca de 40 minutos.
  11. Por fim, deixe a pressão sair, abra a panela e separe a carne do caldo.

A receita poderia facilmente acabar por aqui, mas ainda tenho uma bela sugestão. Sendo assim, passe o molho com os ingredientes numa peneira e pressione para extrair apenas o caldo de carne.

Você pode se perguntar: “certo, mas o que fazer com caldo de carne que sobrou?”. E quem disse que sobrou? Isso porque a sugestão é engrossar esse molho e servir sobre a carne, que tal essa camada extra de sabor?

Embora simples, todo detalhe a mais na hora do preparo ajuda, por isso, acompanhe o vídeo da receita a seguir:

DICA EXTRA: a receita fica incrível desfiada e incorporada ao molho

Você separa a carne do molho e nota que o pernil desmancha de tão macio, será que dá para melhorar? Bom, eu não digo melhorar. Mesmo porque somente a carne saborosa, um arroz à grega fantástico e uma salada já é mais que suficiente.

Contudo, recomendo você anotar essa dica extra, vai que num outro dia você queira fazer algo diferente, não é verdade? Diante disso, um preparo diferente seria desfiar o pernil ultra macio e juntar ao molho.

Por exemplo, você pode desfiar na mão ou usar a batedeira para desfiar melhor cada fibra da carne. Em seguida, volte o molho coado à panela, junte a carne desfiada, adicione o coentro picado e pronto.

Simples assim, você terá uma refeição maravilhosa, com muito sabor e maciez. “Não sei o que pode ter acontecido, mas o molho está meio ralo”. Sem problemas, pois sempre é tempo de aprender como engrossar o caldo da carne.

Basta dissolver um pouco de amido em água fria e juntar ao molho morno. Depois é só mexer até ficar cremoso como você preferir!

4 dicas na hora de fazer pernil de porco na pressão para máximo sabor

Há quem pense que apenas a pressão da panela entrega carnes macias, por isso não há mais nada a fazer. Porém, posso dizer com toda certeza que há sim, muitas coisas que agregam sabor à receita e maciez à carne. Para ilustrar isso, veja algumas dicas:

  1. Deixe de lado a ideia de que todo pernil é igual e não precisa escolher a carne mais macia. Escolha sim, opte pela carne de qualidade.
  2. Aprenda como marinar carne de porco para alcançar sabores únicos que vão agradar a todos.
  3. Se o preparo for rápido com temperos simples, avalie os melhores molhos para acompanhar pernil de porco na pressão, faz diferença.
  4. Nunca abandone bons acompanhamentos, como batatas gratinadas, legumes no vapor e farofas para valorizar a refeição.

Como fazer pernil na pressão sem água e com segurança

Quer economizar com um preparo rápido e super diferente? O que acha de aprender a fazer pernil na pressão sem água? “Mas não há riscos fazer sem água?”. Na verdade, na receita com um pernil de 1,2kg, nós vamos substituir a água por:

  • 3 cebolas grandes cortadas em rodelas.
  • 2 tomates grandes cortados em rodelas.

Então, a intenção é selar o pernil de todos os lados e formar uma cama com cebola e tomate. Além disso, se você preparou uma marinada, pode adicionar parte do líquido também.

A economia vem no sentido de que apenas 15 a 20 minutos na pressão são suficientes para deixar o pernil bem macio. De toda forma, vou deixar uma receitinha rápida a seguir:

Aproveite cada vantagem do pernil na pressão

O bom de fazer a receita de pernil de porco na panela de pressão é ter a versatilidade de escolher muitos cortes macios. Além disso, como todo corte suíno, é muito fácil combinar temperos naturais para carne e ingredientes complementares.

Portanto, há uma infinidade de receitas apenas aguardando você escolher a ideal em diferentes ocasiões e celebrações. Coloque cada uma das dicas à prova e conheça seu novo preparo favorito.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe o conteúdo com os amantes de pernil, todos merecem conhecer essa iguaria. Até a próxima!