Espetinho de Sucesso

O que fazer com sobra de espetinho?

Se você está preparando churrasco para sua família ou uma multidão, é sempre melhor fazer um extra. Você não terá que se preocupar com a falta de comida, e você provavelmente terá carne suficiente para as refeições e lanches futuros. Descubra como reaproveitar sobras de espetinho!

Armazenamento de sobras de espetinho


Tal como acontece com outros alimentos quentes, uma vez que o churrasco é removido da fonte de calor e cai abaixo da temperatura segura, ele deve ser comido ou refrigerado dentro de 2 horas.

Para pratos frios, você tem duas horas a partir do momento em que a comida sai da geladeira ou do refrigerador (ou a temperatura ultrapassa 40 graus).

Você pode ser capaz de estender esse tempo se você manter pratos frios em um refrigerador com bastante gelo, mas mantenha um termômetro de leitura instantânea à mão e verifique a temperatura interna da comida periodicamente.

Para refrigerar as sobras do peito, retirar carne de porco, costela, frango e outros grelhados, transfira a carne para recipientes rasos para que ela resfrie rapidamente a temperatura segura de 4ºC ou menos.

Você pode manter sobras de espetinho na geladeira por 3 a 4 dias. Mas se você não pretende comê-lo dentro de 3 a 4 dias, você pode congelá-lo em recipientes ou sacos de freezer por até 3 meses.

Não se esqueça de rotular os sacos ou recipientes com o nome, data embalada e data de validade. É uma boa ideia verificar as temperaturas da geladeira e do freezer de tempos em tempos.

Como reaquecer a carne de espetinho


Quando se trata de reaquecer a carne restante, um forno baixo e lento é o melhor método. Mantenha o churrasco coberto para que não seque e mexa ocasionalmente. Ou reaqueça-a em uma frigideira ou panela coberta em fogo baixo, mexendo com frequência.

O forno de microondas pode ser outra opção, mas tende a aquecer irregularmente. Se você usar o microondas, certifique-se de girar o recipiente e mexer a carne com frequência.

Carne de espetinho congelado em vácuo selado pode ser descongelado na geladeira e depois reaquecido no saco. Um saco selado a vácuo de 1 quilo de churrasco levará cerca de 15 minutos para cozinhar em fogo brando.

Como usar sobras de espetinho


Você pode usar sobras de espetinho para fazer deliciosos sanduíches, ou ainda pode usar como prato principal, juntamente com batatas e legumes grelhados ou saladas. Mas além do óbvio, existem muitas maneiras criativas de usar restos de carne de espetinho.

Receitas com sobras de espetinhos


  1. Tacos de frango grelhado

Em caso de dúvida, faça um taco. Adicione alguns rabanetes e fatias de abacate para uma leve e refrescante mordida de verão.

  1. Torta de frango

Torta de frango são tradicionalmente feitas com frango assado. Contudo, não vemos razão para que o frango grelhado não funcione tão bem. A cobertura de massa folhada transforma este prato caseiro em um pequeno presente que mal podemos esperar para saborear.

  1. Pizza de Frango

Como tacos e arroz frito, as pizzas são uma excelente prato. Experimente esta variação com frango, cebola, milho e coentro ou prepare sua própria pizza usando qualquer sobra que você possa ter.

  1. Salada de macarrão balsâmico com legumes grelhados

Pegue os restos de vegetais grelhados e coloque em um prato de massa leve e sem carne com um simples molho de vinagre balsâmico.

Quais são suas maneiras favoritas de usar sobras de espetinhos? Deixe-nos um comentário e conte-nos!