Lombo suíno na churrasqueira: Como fazer? Quanto tempo?

Para um churrasco ser memorável não precisa ter apenas carne vermelha, pois lombo suíno na churrasqueira é fantástico e barato. Você já experimentou?

O brasileiro carrega a ideia de que carne de porco não fica boa no churrasco, ou apenas a costelinha compensa. Contudo, os demais cortes, como o próprio lombo, complementam qualquer churrasco e enriquecem a experiência gastronômica.

Então, se você não tem ideia de como começar os preparos de lombo, se prepare. Escolhi uma receita campeã, fácil e ideal para aquela churrasqueada. Vamos conferir?

Lombo suíno na churrasqueira: como fazer fácil e quanto tempo leva?

lombo suíno na churrasqueira

Final de semana chegando quase sempre é sinônimo de churrasqueada entre os amigos. Nesse momento, é crucial trocar o fogão pela churrasqueira da maneira correta, ou seja, escolhendo boas carnes e opções saborosas.

A primeira coisa que vem à mente é comprar carne bovina, mas sabia que os cortes de porco são maravilhosos? Além da versatilidade, a carne suína barateia o churrasco e deixa o consumo mais leve, a exemplo do lombo suíno.

Esse corte fica fantástico na grelha, pois não é uma carne gordurosa e mesmo assim tem um sabor original incomparável. Contudo, cada corte tem características próprias, isto é, você tem que saber tratar o lombo, a fim de obter uma carne suculenta.

Nesse sentido, separei uma receita bem prática que não exige nenhuma habilidade especial. Porém, no decorrer do conteúdo você verá um passo a passo para aprimorar seus assados e, sobretudo, suas habilidades!

Ingredientes

  • 2kg de lombo suíno inteiro (com capa de gordura);
  • 10 dentes de alho inteiros sem casca;
  • 1,5lt de água;
  • 5 pimentas dedo-de-moça picadas;
  • 3 folhas de louro;
  • 2 ramos de alecrim na carne debulhado;
  • 100ml de vinagre balsâmico;
  • Sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde a gosto;
  • Suco de 2 limões.

Modo de preparo descomplicado

Antes de mais nada, faça furos na carne e coloque 1 dente de alho em cada furo, totalizando 6 furos. Em seguida, transfira o lombo para um saco de alimentos, pois agora você aprende como marinar carne de porco.

Seguindo, coloque água, pimenta dedo-de-moça, restante do alho, folha de louro, alecrim, vinagre balsâmico, temperos, cheiro-verde e suco de limão. Misture tudo muito bem para espalhar os temperos e feche o saco.

Leve à geladeira para marinar por 12 horas, pois como os temperos estão inteiros, demora mais para pegar sabor. “Ah, mas estou sem tempo, posso deixar menos tempo?”. Sim, mas nesse caso aconselho você a bater os ingredientes no liquidificador.

Isso porque o tempero fica concentrado e encurta o tempo necessário para a carne puxar os sabores. “Certo, já aprendi como temperar lombo de porco e deixei algumas horas, e agora?”.

Como assar lombo de porco na churrasqueira pelo tempo ideal?

Como a carne marinou por algumas horas numa mistura que aumenta a absorção dos temperos, não é preciso colocar papel-alumínio. Sendo assim, veja o método perfeito para assar:

  1. Acenda o braseiro de modo que fique numa temperatura média.
  2. Em seguida, posicione o lombo na grelha a uma altura entre 30cm a 40cm da brasa.
  3. É crucial que o fogo não pegue na carne, pois pode ressecar e apressar o cozimento antes da hora.
  4. O tempo médio nestas condições é de aproximadamente 80 minutos.
  5. Contudo, vire a carne na metade do tempo ou ao perceber que está bem assado.
  6. Assim que dourar dos dois lados, retire e corte que está um “pecado” de saboroso esse lombo.

Uma dica valiosa que dou é fazer um furo na lateral da carne e pressionar com uma faca. Quando você faz essa carne de porco para churrasco, você sabe que está no ponto quando o líquido interno sai transparente. Confira o vídeo do preparo:

DICA EXTRA: faça esse processo se estiver sem tempo para marinar!

Não adianta, às vezes planejamos até quantas gramas de carne por pessoa no churrasco, mas não sai como esperado. Normalmente ficamos sem tempo e acabamos esquecendo de temperar a carne, quem dirá a marinada, não é mesmo?

Só que para tudo tem jeito, inclusive o tempero em cima da hora. Dessa forma, essa sugestão é bem diferente, já que você vai injetar o tempero na carne com uma seringa. Claro, precisa ser uma seringa própria, mas hoje você encontra com facilidade.

Então, basta bater todos os ingredientes no liquidificador, encher a seringa e injetar na carne. Depois é só aguardar alguns minutos e levar a peça para assar. “Nossa, mas meu tempero ficou grosso demais, não passa na seringa”.

Nada que uma boa coada não resolva. Aliás, guarde os temperos sólidos para colocar sobre a carne quando for assar. Não sabe como fazer? Sem problemas, dá uma olhada na técnica superbacana a seguir:

2 dicas para fazer um lombo suíno diferenciado na churrasqueira

Uma coisa é dominar o preparo básico da carne, outra inteiramente diferente é ser capaz de diversificar no assado. Por exemplo, acima você aprendeu a assar um lombo inteiro que é a receita mais convencional.

Além disso, você viu em detalhes como funciona a marinada na carne de porco, né? Pois bem, lombo é uma das carnes mais versáteis na churrasqueira. Falo isso porque pode ser preparada através de cortes, temperos e assados diferenciados.

Portanto, abaixo você encontra um passo a passo que vai abrir seus horizontes no preparo de lombo churrasqueado, aproveite!

1. Como cortar lombo de porco para grelha?

“Ah, porque carne de porco no churrasco só é boa feita em peça inteira, fica mais suculenta”. De certa forma esse pensamento não está errado, mas isso acaba limitando demais o preparo do churrasco.

Mesmo porque quanto menos você perfurar a carne, menos suco é perdido e mais suculenta fica. Por outro lado, sabendo fazer nada impede você de cortar bons bifes, assim como fazemos com bife ancho, por exemplo. Veja algumas sugestões:

  • Peça assada inteira, porém, cortada no fim do cozimento para incluir fatias de abacaxi, bacon e demais ingredientes.
  • Assado de tira feito com lombo de porco (atenção, é um preparo rápido e pode ressecar facilmente).
  • Pode ser assado em formato de medalhão, assim como a capa de filé bovina é feita na churrasqueira.
  • Inclusive, é viável assar em cubos marinados, fica super macio.
  • Para quem busca uma receita diferente, faça lombo de porco recheado na churrasqueira.

Portanto, você pode fazer como preferir, desde que tenha atenção ao tempo de cozimento. Do contrário é “fava contada” que vai ressecar!

2. 4 formas diferentes de assar lombo suíno na churrasqueira

Todo churrasqueiro precisa se adaptar ao carvão, à churrasqueira, à lenha e ao que a combinação destes fatores entrega. De nada adianta ter o melhor lombo de porco, com aquela bela camada de gordura e carne fresca. Se não souber assar, você coloca a carne a perder.

Nesse contexto, gostaria de recomendar algumas maneiras de assar seu próximo lombo. Assim, você sempre terá uma surpresa para os convidados do seu churrasco para 10 pessoas.

  1. Lombo de porco retirado com parte do couro, assado enrolado até ficar pururuca, esse você nunca viu.
  2. Lombo suíno feito em “lascas” finas que são enroladas e assadas rapidamente, resultando em pura maciez e sabor.
  3. Opção de lombo assado em peça, finalizado dentro do abacaxi e assado na churrasqueira. É como rechear o abacaxi com o lombo.
  4. Opção de lombo pré-assado, cortado em tiras e finalizado com lascas de abacaxi.

Olha, se você achava que lombo de porco na panela de pressão ficava bom, é porque não experimentou nenhuma das sugestões acima, ainda né? Destas quatro novas possibilidades, destaco a de lombo à pururuca, veja um vídeo:

DICA EXTRA: faça esse molho agridoce para lombo suíno na churrasqueira e me conta o que achou

E para complementar essa carne assada fantástica, nada melhor do que combinar um molho agridoce com lombo. Afinal, carne de porco e molho agridoce é o casamento perfeito em qualquer churrasco, anote aí:

  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 1 cebola picada
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • ½ manga madura picada
  • ½ ramo de tomilho debulhado
  • 100ml de suco de manga
  • 2 colheres (sopa) de vinagre branco
  • 1 + ½ colher (sopa) de mel

Refogue cebola na manteiga e, quando mudar de cor, vá incorporando o restante dos ingredientes, deixando o mel por último. Não tem segredo e o ponto ideal é quando apurar bem e ficar evidentemente cremoso.

Sirva sobre o lombo suíno na churrasqueira e tenha um churrasco de fazer inveja em qualquer churrasqueiro experiente!

E então, me conta a verdade, você gostou de aprender mais sobre o lombo de porco na churrasqueira? Quais as suas expectativas para assar esse corte incrível na próxima oportunidade? Tomara que você obtenha os melhores sabores, estou na torcida!

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não esqueça de compartilhar com mais pessoas e até a próxima!