Lombo de boi na panela de pressão: Como fazer?

Que tal aprender detalhadamente como fazer lombo de boi na panela de pressão para aproveitar toda a versatilidade do preparo?

Não adianta, sempre que falamos em fazer carne cozida na pressão, alguns cortes têm mais destaque do que outros. Aqui falamos do cupim, da maminha e até mesmo fraldinha, mas saiba que encontrará no lombo bovino uma verdadeira surpresa.

Sendo assim, já vai se preparando aí porque são muitas dicas bacanas e uma receita para conquistar o paladar à primeira vista. Está imperdível, vamos conferir

Como fazer lombo de boi na panela de pressão fácil e saboroso

lombo de boi na panela de pressão

Se você fizer cupim assado na panela de pressão dá certo, o mesmo vale para fraldinha e maminha. E com o lombo bovino não poderia ser diferente. Afinal, o resultado é uma carne que desmancha e combina com bons acompanhamentos.

Porém, esse corte costuma levantar muitas dúvidas, especialmente sobre a maciez e o tempo na panela. Então, para tirar todas as dúvidas sobre o assunto, separei uma receita de encher a boca d’água, anote os ingredientes.

Ingredientes

  • 1,5kg de lombo de boi (limpo e com pouca nervura);
  • 4 dentes de alho picados;
  • 2 cebolas médias picadas;
  • 2 xícaras (chá) de molho de tomate;
  • 150ml de vinho branco seco;
  • ½ maço de cheiro-verde;
  • 2 folhas de louro;
  • ½ alho-poró a gosto;
  • Sal, pimenta-do-reino, açafrão, colorau e um toque de pimenta caiena;
  • Água suficiente para cobrir metade da carne;
  • Azeite e manteiga a gosto.

Modo de preparo prático

  1. Tempere a carne com sal e especiarias a gosto, tendo o cuidado de espalhar sobre toda a peça.
  2. Na panela de pressão, adicione um bom fio de azeite e ao menos 1 colher (sopa) de manteiga cheia.
  3. Espere aquecer bem e coloque a peça de lombo para selar de todos os lados, virando a cada 2 minutos.
  4. Em seguida, adicione alho, cebola, molho de tomate, vinho branco, cheiro-verde, alho-poró e folha de louro.
  5. Agora, corrija o sal se necessário e acrescente água até a metade da carne.
  6. Por fim, feche a panela e deixe em fogo alto.
  7. Quando pegar pressão, abaixe o fogo, conte cerca de 40 minutos, abra a verifique a maciez da carne.
  8. Caso esteja bem macia, pode retirar e servir.
  9. Se notar que precisa amolecer mais, adicione mais um pouco de água, feche e cozinhe por mais 10 minutos.

Uma dica valiosa: você pode adicionar batata e cenoura nos últimos 10 minutos, pois agrega sabor e complementa a receita. Outra coisa, depois de finalizar a carne, pode ser interessante adicionar mais água e um pouco de vinho no fundo.

Isso porque é possível preparar diferentes tipos de molho para carne. Com isso, jogue umas cebolas, mais alho-poró e quem sabe até mesmo ervilha congelada para incorporar ao molho. Por último, espalhe sobre a carne e tenha uma ótima refeição.

Acompanhe mais detalhes através do vídeo abaixo, pode ajudar bastante:

DICA EXTRA: veja como fazer lombo de boi na pressão recheado

Quer realmente impressionar a todos com a melhor carne para almoço de domingo? Pois saiba que o lombo bovino é forte “concorrente” a facilitar essa conquista. Afinal, é muito fácil recheá-lo com ingredientes saborosos, como:

  • Queijo coalho em palito
  • Cenoura em palito
  • Calabresa defumada em palito
  • Bacon em palito (leve ao congelador por 20 minutos para firmar e facilitar ao rechear)

Outros ingredientes que não podem faltar jamais, são os ramos de temperos naturais para carne. Por exemplo, você pode adicionar 2 ramos de tomilho no recheio.

Além disso, o alecrim também dá muito sabor e traz um aroma incrível para a carne. “Ah, mas não gosto muito de bacon e calabresa juntos, acho que fica muito forte”. Sem problemas, você pode usar pimentões, presunto em palito, entre tantos outros.

O importante mesmo é combinar o recheio com os temperos adicionados na carne. Daí sim você cozinha o lombo de boi com sabores harmoniosos e irresistíveis!

Descubra o que é lombo bovino para não errar na hora de comprar

Alguns cortes sempre geram perguntas específicas. Por exemplo, muita gente ama bacon, mas poucas pessoas realmente sabem de qual parte do porco é o bacon. E quando falamos em lombo, geralmente há uma associação direta à carne suína.

Isso acontece porque o lombo de boi recebe muitos outros nomes e acaba confundindo as pessoas. Para se ter uma ideia, há quem diga que o lombo bovino é a mesma coisa que filé mignon.

Em contrapartida, há quem utilize “o lombo do patinho”, mas será que isso está certo? Será que as pessoas não estão comprando uma coisa e pagando outra? Cada açougue vende carnes com diferentes nomes, pois a regionalização influencia bastante.

O chã de dentro, por exemplo, é o famoso coxão mole. Porém, o termo chã é muito utilizado nas regiões Nordeste e Norte do país. E com o lombo de boi acontece a mesma coisa, ou seja, você encontra muitos cortes para o mesmo nome.

Dessa forma, através de muitas pesquisas cheguei à uma conclusão. Lombo se refere a grandes partes superiores do animal e envolvem distintos cortes.

Não à toa, você encontra o lombo de patinho, pois a peça envolve realmente o patinho e lembra um lombo. Contudo, outra informação bastante difundida por aí, é que lombo se trata do contrafilé. Além do mais, recebe outros nomes, como:

  • Filé curto
  • Lombo desossado
  • Filé
  • Filé de lombo

Uma alternativa segura é confirmar com seu açougueiro de confiança do que realmente se trata aí na sua região. Afinal, não há coisa pior que “comprar gato por lebre”, isto é, comer uma coisa pensando que é outra, concorda?

4 receitas para variar com o lombo de boi que você vai amar

Uma das coisas mais importante sempre que separo as dicas, é escolher variações de uma mesma receita. Isso porque às vezes ficamos presos à ideia de que apenas um preparo fica gostoso.

Por outro lado, podemos facilmente elaborar diversas comidas maravilhosas a partir de uma receita base. Nesse caso, o lombo bovino na panela de pressão pode sofrer alterações com ingredientes e temperos. Tudo para atingir aquele sabor único e divino:

  1. Lombo bovino marinado com laranja e especiarias e cozido com molho de legumes.
  2. Lombo de boi no molho de vinho tinto e cogumelos.
  3. Opção de lombo na pressão com batata canoa, pimenta doce e quiabo + molho de tomate fresco.
  4. Opção de lombo bovino assado com cebolas e legumes + molho madeira simples.

Com estas 4 sugestões, você tem uma semana inteira de cardápio diferenciado e sem repetição de receitas. Não espere mais para experimentar a maravilha que é lombo de boi na panela de pressão.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, aproveite e compartilhe com amigos e familiares, vamos tornar o lombo bovino uma opção incrível de carne. Até a próxima!