Espetinho de contrafilé

Está querendo dar aquela variada no churrasco de domingo? Então, vou te ensinar agora uma receita irresistível de espetinho de contrafilé. Esse é um dos cortes que não decepciona nunca, pois seu sabor é realmente maravilhoso!

Na minha opinião, essa é a melhor carne para incrementar um churrasco e mais indicado ainda para quem trabalha com a venda de espetinhos, já que o seu custo-benefício é muito bom se considerar a suculência e qualidade do corte. Afinal, sempre tem aquele cliente que prefere uma carne mais nobre, não é mesmo?

Portanto, hoje você vai conhecer uma receita de espetinho de contrafilé totalmente diferenciada e saborosa. Anote tudo aí que não tem erro!

Como fazer espetinho de contrafilé

Como temperar a carne de contrafilé para churrasco

Muitas pessoas me perguntam qual é o melhor tempero para churrasco. Gosto de pensar que o tempero é pessoal, ou seja, algumas preferem sal grosso, outras sal fino e tem aquelas que adoram fazer um delicioso mix de ervas para marinar.

No entanto, existem certas combinações que beneficiam, por exemplo, a venda de espetinhos. Afinal, o tempero do espetinho deve ser delicioso sim, mas tem que agradar a todos, então não tem como criar um tipo de tempero forte apenas, não é mesmo?

Sendo assim, vou deixar aqui uma alternativa para incrementar, tanto seu churrasco de domingo, quanto sua venda diária, combinado? Veja os ingredientes:

  • Sal fino a gosto
  • Pasta de manteiga (manteiga levemente derretida)
  • 50 g de tempero chimichurri ou a gosto
  • 3 dentes de alho picados ou a gosto

Pegue uma boa peça de contrafilé, corte em bifes com 2 dedos de espessura, espalhe sal fino em ambos os lados e acrescente o chimichurri e o alho na pasta de manteiga.

Em seguida, misture bem os ingredientes com a manteiga, para dar aquela encorpada e lambuze os dois lados dos bifes. Agora já sabe, né? É só levar para a grelha.

“Ah, mas vou fazer para espetinho, e agora?”. Sem problemas, basta cortar a carne em cubos proporcionais aos espetos e utilizar o mesmo tempero para grelhar. Fica divino, suculento e incrivelmente saboroso.

DICA EXTRA: quando a manteiga começar a derreter é provável que a labareda levante bastante, então a dica é utilizar as cinzas do churrasco anterior para espalhar sobre a labareda, a fim de conter sua propagação e não queimar sua bela carne!

Receita fácil de espetinho de contrafilé

Ingredientes

  • 1 peça de contrafilé (800 g)
  • Sal fino a gosto
  • Pimenta do reino a gosto
  • Pimenta do reino branca a gosto
  • 2 colheres (sopa) de Shoyu
  • Azeite de oliva a gosto
  • 1 colher (sopa) de vinagre de álcool

Modo de preparo

Os temperos dessa receita são a gosto, ou seja, caso seja para um churrasco pessoal com a família, pode colocar um pouco mais. Entretanto, para vender o ideal é que seja temperado suavemente.

Corte a peça de contrafilé em bifes grossos e os cortes em cubos. Coloque-os em uma travessa grande para temperar corretamente.

Primeiro vem o sal, não exagere, pois sal fino acaba não derretendo. Adicione a pimenta do reino, a pimenta branca, o shoyu, o azeite e o vinagre, misturando tudo com as mãos, mas com luvas, combinado? 😉

É importante deixar a carne marinar por 30 minutos, para absorver os temperos. Então, monte os espetinhos colocando de 4 a 5 pedaços dependendo do tamanho dos cubos.

Leve à grelha até dourar. Vai vender espetinho? Então, o ponto certo é próximo ao bem passado, ou seja, nada de carne crua ou mesmo sangrando aos clientes, afinal, a maioria não gosta malpassado.

Uma dica valiosa e anote bem: deixe toda gordura do lado de fora do espetinho. Isso porque, você não quer entregar um produto com gordura crua ao cliente, não é mesmo? Sendo assim, essa técnica permite que a gordura dê uma leve tostada, agregando uma crosta crocante.

Já está esquentando a churrasqueira para fazer essa irresistível receita de espetinho de contrafilé? Faça aí e volte para me contar sobre a suculência da carne, combinado? Compartilhe as dicas! 😊