Escaldado de ovo: aprenda como fazer em 4 passos fáceis

Embora o escaldado de ovo seja um preparo levemente simples de fazer, muita gente ainda confunde as receitas com outras técnicas envolvendo ovos.

E não é para menos, pois o ovo é versátil e permite fazer tudo que podemos imaginar. Porém, não é todo mundo que aproveita as vantagens, o que limita o cardápio apenas ao ovo frito. Mas não você, pois hoje você aprenderá tudo sobre ovo escaldado.

Então, já vai pegando o caderninho de anotações para marcar cada uma das ótimas dicas e sugestões. Além é claro, de uma receita passo a passo magnífica!

Aprenda como fazer escaldado de ovo em 4 passos fáceis + dicas incríveis

escaldado de ovo

Na primeira vez que ouvi falar de ovo escaldado, automaticamente pensei que era algo banal e até sem graça. Afinal, associei erroneamente à técnica de como fazer ovo pochê, mas vi depois que são coisas diferentes.

E como me enganei, certamente mais pessoas também deixam de fazer por conta dessa ideia pré-formada na cabeça. Posso adiantar que se trata de uma “sopa” recheada de ingredientes, temperos e finalizada com ovo.

Quais ingredientes compõem a receita de ovo escaldado?

A escolha dos ingredientes fica a seu critério. Além disso, não existe apenas uma receita, já que cada região colocou sua identidade culinária e ingredientes específicos.

Por exemplo, há uma versão mineira bem simples, leva somente farinha de milho ou fubá, temperos, ovos e cheiro-verde. Nesse cenário, é basicamente um caldo de ovos.

Por outro lado, o escaldado cuiabano de ovos é repleto de ingredientes e entrega o resultado que o brasileiro procura. Em outras palavras, uma refeição saborosa, completa e cheia de coisas gostosas. É justamente essa que faremos, anote:

  • 500g peito de frango desfiado (reserve a água temperada do cozimento);
  • Azeite a gosto;
  • 2 colheres (sopa) de manteiga;
  • 4 dentes de alho picados;
  • 1 cebola média picada;
  • ½ pimentão vermelho picado;
  • ½ pimentão verde picado;
  • 2 tomates sem semente picados;
  • Cheiro-verde a gosto;
  • ½ sachê de molho de tomate;
  • Sal, pimenta calabresa e pimenta-do-reino a gosto;
  • Água quente suficiente para formar o caldo;
  • 4 colheres (sopa) de farinha de mandioca;
  • 6 ovos inteiros (calcule entre 1 a 2 ovos por pessoa);
  • Farinha de mandioca suficiente para engrossar o caldo da carne.

Siga a ordem correta dos ingredientes

Olhando para os ingredientes já dá para perceber que se trata de um caldo ultra saboroso, não é mesmo? Essa receita é digna das melhores noites frias em que um prato quente aconchegante é tudo que precisamos.

Sem mais delongas, refogue o alho e a cebola na manteiga até ficar transparente. Em seguida, junte os pimentões, o tomate, o cheiro-verde, misture, tampe e refogue por 3 minutos.

Na sequência, junte o molho de tomate, adicione os temperos a gosto e o frango desfiado.

Agora, misture tudo para incorporar temperos e sabores. Logo após, acrescente parte da água do cozimento do frango ou 1 tablete de caldo de galinha. Porém, usar apenas o tablete exige mais água.

Nesse momento, corrija o tempero e o sal, pois vamos fechar a panela até levantar fervura. É crucial aguardar o caldo ferver antes de adicionar a farinha de mandioca.

Engrosse o caldo do escaldado

E por falar em farinha, depois que ferver coloque farinha de mandioca aos poucos para ganhar consistência. Não exagere, pois não estamos querendo aprender como fazer pirão, não é mesmo?

“Poxa vida, na hora de juntar a farinha que fui ver, estou sem farinha de mandioca em casa, e agora?”. Sem problemas, pois você pode usar qualquer tipo de farinha, como:

  • Farinha de mandioca torrada.
  • Tipos de farinha já temperadas.
  • Farinha branca.
  • Até mesmo farinha de rosca.

Uma dica valiosa que quase ninguém compartilha, é dissolver amido de milho em água e juntar ao caldo. Contudo, tenha certeza de dissolver bem, pois do contrário pode empelotar o caldo.

Gostaria de sugerir uma outra estratégia para ganhar sabor. Logo, caso você se pergunte o que fazer com caldo de carne que sobrou, basta juntar à receita. Mesmo que esteja congelado dá certo e o sabor fica sensacional!

Incorpore os ovos à receita no momento ideal para mais cremosidade

Por fim, quando a mistura obter mais cremosidade, é hora de adicionar os ovos:

  1. Coloque-os individualmente.
  2. Tenha paciência para manter a estrutura da clara.
  3. Procure colocar um afastado do outro.
  4. O movimento ao colocar os ovos precisa ser calculado.
  5. Não adicione tão rápido, pois a clara pode se desfazer
  6. Além disso, a gema quebra facilmente.
  7. Após adicionar os ovos, tampe a panela e conte de 2 a 3 minutos.
  8. Salpique mais cheiro-verde fresco e está pronto.

Parece demorado, mas na prática é fácil e de rápida execução. Em todo caso, disponibilizo o vídeo da receita para mais detalhes:

DICA EXTRA: utilize ovos caipiras e tenha mais sabor

A grande sabedoria na cozinha não é fazer apenas grandes e renomadas receitas. Na realidade, é saber utilizar ingredientes simples e baratos, e a partir disso criar receitas dignas de chef.

Dessa forma, a receita acima fica perfeita com todo tipo de ovos. Pode ser ovo da feira, da roça, da granja ou quando aprendemos como cozinhar ovo de codorna.

No entanto, minha recomendação é comprar ovo caipira quando tiver a oportunidade. Aquele ovo de gema bem laranja e cremosa traz mais riqueza de sabor e textura aveludada ao escaldado de ovo.

Qual a diferença entre ovo escaldado e ovo escalfado?

Algumas pessoas ainda hoje se embananam todas diante de algumas receitas. À princípio o ovo escaldado pode parecer muito com o escalfado, concorda? Afinal, não sei quem foi inventar de colocar nomes parecidos, mas com significados diferentes.

Na verdade, os dois termos dizem praticamente respeito à mesma coisa, mas com algumas diferenças. Por exemplo, o ovo escalfado nada mais é do que o ovo pochê, ou seja, é como cozinhar ovo no microondas ou em água fervente.

Nesse exato momento você deve estar se perguntando: “mas então falamos da mesma coisa, já que o ovo escaldado também entra diretamente na receita”. Sinto em contrariar, mas são coisas diferentes.

A escalfa do ovo é feita em temperaturas baixas, somente para cozinhar a clara e manter a cremosidade da gema. Em contrapartida, a escalda do ovo exige temperatura elevada, pois o caldo na panela está bem quente e a gema tende a ficar firme.

Portanto, procure não confundir as duas técnicas para conseguir arrasar em cada preparo, tudo bem?

Escaldado de ovo é um prato para todas as ocasiões

Você acredita que tem gente com a coragem de dizer que o ovo escaldado que mostrei a você, só fica bom no inverno? Claro, se o tempinho estiver frio, é uma ótima pedida, mas sua versatilidade e sabor podem ser aproveitados todos os dias.

Afinal de contas, o escaldado de ovo tem uma abundância incrível de sabores e certamente vai conquistar seu paladar. O que está esperando para surpreender a todos? Utilize as dicas sempre que precisar e boa sorte na sua cozinha.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe o conteúdo com aquela pessoa que nunca ouviu falar no escaldado, todos merecem conhecer a receita. Até a próxima!