Cupim assado na panela de pressão: Veja como fazer fácil

Muitas vezes buscamos preparos rápidos que transformem as refeições da semana, e acabamos esquecendo de receitas como cupim assado na panela de pressão.

Aliar boas carnes à boa e velha panela de pressão é a receita para facilitar muito o cardápio semanal. E se você não sabe como fazer, chegou o momento de mudarmos essa realidade. Afinal, depois de hoje sua panela nunca mais terá a mesma paz de antes.

Sem mais demora, vamos conhecer as dicas incríveis escolhidas uma a uma para simplificar sua cozinha e suas receitas. Confira!

Receita de cupim assado na panela de pressão + passo a passo prático

cupim assado na panela de pressão

A maior preocupação ao usar panela de pressão para assar cupim, é saber como fazer para um cupim ficar desmanchando. Não há nada mais satisfatório do que retirar a carne do molho, servir e comer uma carne que desfia, concorda?

Então, se a receita de cupim assado no forno já é “figurinha carimbada” em sua cozinha, vem comigo mudar isso. Fique agora com o melhor cupim na pressão que você já comeu, a começar pelos ingredientes!

Ingredientes

  • 2kg de cupim;
  • 8 batatas médias;
  • 1 lata de cerveja preta (ou tradicional clara);
  • 2 colheres (sopa) de manteiga;
  • Sal, pimenta-do-reino, açafrão e colorau a gosto;
  • Cheiro-verde a gosto;
  • Água fervente suficiente para formar o caldo e cozinhar.

Uma dica antes de falarmos sobre a receita, é a possibilidade de incluir legumes e vegetais. Por exemplo, você pode adicionar cenoura, mandioquinha e o meu favorito, alho-poró picado com parte do talo. Tudo isso agrega sabor como tempero para cupim.

1. Prepare a crosta caramelada no cupim já temperado

O tempero do cupim é simples, pois vamos salgar a carne com sal fino e pimenta-do-reino, siga os passos:

  1. Espalhe uma porção generosa de sal e pimenta-do-reino por toda a peça de cupim, claro, sem exageros.
  2. “Mas eu posso usar outras opções de ingredientes, como temperos naturais para carne?”.
  3. Sim, é possível explorar uma gama maravilhosa de combinações.
  4. Feito isso, adicione um bom fio de azeite na panela e duas colheres caprichadas de manteiga.
  5. Em seguida, adicione a carne para selar de todos os lados.
  6. A razão para selar o cupim é que assim você conserva os líquidos e a suculência da carne.

Uma coisa que ninguém nos conta, é que quanto menor a peça do cupim, mais sabor a carne vai ter. Por outro lado, peças menores exigem mais atenção no tempo, visto que ressecam mais facilmente.

DICA EXTRA: você não precisa saber como marinar carne, mas pode ser uma alternativa saborosa de tempero. E minha sugestão é uma marinada com mel, alho picado, pimenta, sal grosso, páprica, cebola, alecrim e 200ml de cachaça, leve à geladeira por 4 horas. Aproveite e faça um molho com o caldo.

2. Incorpore os demais ingredientes no momento certo

Nesse momento seu cupim deve estar com aquela cara irresistível, caramelado e aparentemente suculento, correto? Então, essa é a etapa de entrar com a cerveja preta e completar o suficiente com água.

E quando falo em suficiente, não é necessário cobrir a carne. Uma medida de segurança para não secar por completo, é adicionar água fervente até a metade da panela. Aliás, cubra no máximo ¾ da carne, pois vamos adicionar mais água depois.

Eu já vi gente colocando a batata nesse momento, mas não faça isso. Claro, a não ser que você queira um purê de batatas como acompanhamento para carne de panela.

3. Vá controlando o cozimento a cada momento

Antes de mais nada, anote: depois de colocar a água, feche a panela e, quando pegar pressão, conte 30 minutos. Em seguida, abra e verifique a maciez, se for necessário feche e deixe mais 30 minutos.

É muito mais negócio dividir o cozimento total em partes do que correr o risco de queimar. Afinal, não queremos ressecar e estragar a receita, não é verdade?

Sendo assim, depois de 1 hora mais ou menos, abra, adicione as batatas cortadas ao meio, coloque mais 100ml de água e feche. Aqui seria o momento perfeito para adicionar alho-poró, cenoura, mandioca e mandioquinha.

Para ter certeza do cozimento ideal da carne, tampe a panela e conte mais 20 minutos na pressão. Abra a panela, retire o cupim desmanchando, as batatas perfeitamente cozidas e o molho de encher os olhos de gostosura.

Diante disso, para um cupim de 2kg, o tempo total da receita é de aproximadamente 90 minutos. Porém, vale ressaltar a importância de verificar o desenvolvimento da carne a cada meia hora, combinado?

Qualquer dúvida, acompanhe o vídeo completo da receita:

DICA EXTRA: inove com o cupim recheado na pressão

Diferentemente de outras carnes recheadas, como é o caso da picanha invertida, o cupim é mais simples. Na realidade, é uma forma de agregar mais sabor à carne. Isso porque você fará 2 furos com a faca até o final da peça para colocar o recheio.

Entre as opções de recheios, temos:

  • 1 gomo de linguiça toscana
  • Pedaços de bacon
  • Linguiça calabresa fininha
  • Cenoura em palitos grossos
  • Pimentão também em palitos
  • Recheio de catupiry

Entretanto, vale dizer que o tempo total da receita pode mudar. Por isso é ainda mais importante acompanhar o processo de cozimento!

Como amolecer a carne de cupim?

Um grande receio de usar o cupim para assar na pressão é que a carne fique dura. Diante disso, muita gente fala em amaciar carne com leite, usar mamão e fazer uma “batida” com abacaxi para marinar.

Só que na prática não é necessário fazer nada, especialmente porque a pressão consegue amaciar naturalmente o cupim. Então, caso você vá assar no forno, talvez possa ser vantajoso, mas não aqui.

Entretanto, costumo dizer que nenhuma opinião deve ser a última palavra na cozinha. E digo isso porque sempre existe algo que a gente pode fazer para favorecer carnes mais macias. No caso do cupim, anote aí:

  1. Compre sempre cupim fresco, de locais confiáveis e de qualidade.
  2. Peça ao açougueiro amigo para dar uma boa limpada na peça.
  3. Já em casa, se sentir que dá para limpar nervuras e gordura em excesso, o faça.
  4. Respeite o tempo mostrado na receita que dá tudo certo.
  5. Sempre que você abrir a panela de pressão para verificar o ponto da carne, adicione ½ colher (sopa) de manteiga.
  6. A manteiga é uma excelente fonte de gordura e favorece maior maciez na carne.

Aposte no cupim e temperos especiais para uma experiência única

Para quem procura uma receita de carne assada com custo-benefício que faz o bolso dar risada e a boca salivar, o cupim assado na panela de pressão é a melhor pedida.

E como em toda receita, há espaço para incorporar novos ingredientes e temperos para aprimorar o que é magnífico. Afinal, fazendo com amor e atenção, dá até para ser uma carne para o dia dos namorados com sabores especiais!

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não esqueça de compartilhar nas redes sociais, vai que alguém estava só esperando para encontrar uma receita como essa, concorda? Até a próxima!