Coxa e sobrecoxa na airfryer: Quanto tempo? Como fazer?

De todas as coisas que podemos fazer numa fritadeira elétrica, a coxa e sobrecoxa na airfryer se destacam de longe como a melhor receita.

Aliando praticidade, sabor, maciez e versatilidade na combinação com outras misturas, esse corte é ideal. Só que para conseguir aproveitar todas estas vantagens, é importante saber como fazer e, sobretudo, quanto tempo leva.

Então, se não quer perder tempo e repetir a receita até acertar, acompanhe as ótimas dicas do conteúdo. Veja como é fácil preparar a carne mais macia!

Quanto tempo para fazer coxa e sobrecoxa na airfryer?

Um dos motivos pelo qual as pessoas optam pela airfryer ao invés do forno é a quantidade de gordura. Por mais que você coloque pouco azeite ou manteiga para temperar a carne, no forno há maior concentração.

Isso sem contar que no forno a gordura não desaparece e a carne geralmente fica embebida em sua própria gordura. Já na airfryer isso não acontece, uma vez que toda gordura é “separada” do alimento. Isso entrega uma carne mais enxuta.

Estou falando sobre isso justamente porque o tempo para que isso aconteça pode variar consideravelmente. Antes de mais nada, os equipamentos diferem em potência, configuração e assam a carne de formas específicas às marcas.

Então, saber como cozinhar sobrecoxa na airfryer se baseia precisamente no tempo. Sendo assim, fiz uma extensa pesquisa e preparei algumas vezes até chegar numa média que vai ser útil para você.

2 sugestões de tempo médio de cozimento

  1. Pré-aquecimento e temperatura de 200°: o frango ficou bem cozido por dentro e crocante por fora entre 35 e 40 minutos, virando os pedaços na metade do tempo.
  2. Pré-aquecimento e temperatura de 180°: nessa potência levou mais tempo, o resultado ficou similar e demorou cerca de 50 a 60 minutos.

Se eu tivesse que escolher uma programação, seria a de 200°. Digo isso porque o frango ficou cozido na medida, sem aquelas manchas avermelhadas por dentro, sabe? Além do mais, a casquinha ficou frita, bem sequinha, crocante e cheia de tempero.

“Ah, bom, até que não demora tanto assim e dá para encaixar nas refeições do dia a dia”. Dá para fazer muito mais do que apenas incorporar no cardápio. Já imaginou que praticidade escolher esse preparo como carne para o dia dos namorados?

Passo a passo da receita de coxa e sobrecoxa na fritadeira elétrica

Toda receita de coxa e sobrecoxa feita na airfryer segue a mesma linha, o que muda mesmo são os ingredientes do tempero. Com isso aposte em temperos naturais para carne, ervas frescas, especiarias como açafrão, curry e cúrcuma.

Gosto de pensar que quanto mais colorido o tempero, mais sabor à mesa você terá, veja a receita!

Ingredientes

  • 1kg de coxa e sobrecoxa de frango;
  • 3 colheres (sopa) de maionese;
  • 1 colher (sopa) de mostarda;
  • 1 colher (sobremesa) de chimichurri;
  • Colorau, açafrão, curry e um toque de pimenta caiena;
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto;
  • Azeite para besuntar e espalhar os temperos;
  • 4 batatas cortadas em formato canoa.

1. Tempere o frango de maneira uniforme

Cada pessoa tem uma maneira específica de adicionar e espalhar os temperos. Há quem goste de jogar tudo num tupperware e dar uma leve mexida com a colher. Enquanto outras pessoas deixam a carne várias horas no tempero.

Eu sou do time que aprendeu como marinar carne, pois não há tempero melhor. Claro, como estamos falando de frango não tem necessidade de deixar várias horas, mas pelo menos 2 horinhas são suficientes. Sendo assim, veja a sequência:

  1. Com uma faca pequena de ponta, espete todos os pedaços de frango, assim a carne absorve melhor.
  2. Em seguida, adicione maionese, mostarda e temperos secos logo depois.
  3. Misture tudo para incorporar, juntando o sal e a pimenta-do-reino.
  4. Agora, regue com bastante azeite, pois além de ajudar a espalhar dá mais sabor.
  5. Por último, adicione as batatas e volte a misturar para pegar o tempero nas batatas.
  6. Leve tudo à geladeira entre 1 e 2 horas.

DICA EXTRA: caso queira trazer mais aroma e sabor, é possível fazer uma marinada utilizando suco de laranja. Para essa receita use suco de 4 a 5 laranjas. Mas não descarte o líquido, prepare receitas de molhos para frango assado diferenciadas!

2. Coloque os ingredientes da forma correta na airfryer

O ponto mais importante ao levar os ingredientes ao cesto da airfryer, é acomodar tudo da melhor maneira possível. Com isso, evite colocar as batatas por baixo, já que em alguns equipamentos o ar quente circula de baixo para cima.

Dessa maneira, o ideal é acomodar os pedaços maiores de frango por baixo. Depois é só posicionar as batatas sobre o frango. Inclusive, pode ser interessante besuntar com mais azeite para garantir uma cor fantástica.

Nesse momento muita gente se pergunta: “posso colocar papel-alumínio na airfryer para diminuir a sujeira?”. Olha, há grande controvérsia quanto a isso, alguns fabricantes não indicam, outros falam que está liberado.

Isso fica a seu critério, mas tenha cuidado para não tampar a base do cesto completamente com o papel. Do contrário, é necessário assar a carne por muito mais tempo, já que o ar-quente se torna ineficiente.

3. Programe pelo tempo ideal e acompanhe o preparo

coxa e sobrecoxa na airfryer

Antes de mais nada, coloque a airfryer para pré-aquecer por 10 minutos a 200°. É fundamental estar com o equipamento quente para iniciar o processo de cozimento de imediato.

Feito isso, deixe programado em 200° e coloque 30 minutos. Na metade do tempo vire os pedaços de carne e garanta que as batatas fiquem bem acomodadas.

Quando completar esse tempo, dê uma olhada, verifique o interior e a consistência das batatas. Se for necessário é só adicionar de 5 em 5 minutos até formar uma casquinha crocante e dourar bem.

Uma dica de ouro: 5 minutos antes de finalizar salpique um pouco de alecrim fresco e mais um filete de azeite, dá aroma e sabor.

DICA EXTRA: pode fazer coxa e sobrecoxa congelada na airfryer?

Apesar de o resultado não ser o mesmo, é possível sim fazer congelado na airfryer. Entretanto, a atenção fica por conta do tempo, por isso, recomendo que você compre aquele frango de saquinho de marcas conhecidas.

Digo isso porque lá tem todas as instruções necessárias para descongelar e já assar no mesmo processo. Inclusive, esse tipo de produto também já vem temperado. Contudo, fazendo alguns testes aqui, cheguei ao seguinte resultado:

  1. Tempo total: entre 60 a 70 minutos.
  2. Metade do cozimento: verifique o comportamento da carne e se está realmente assando.
  3. Faltando 10 minutos: retire os pedaços de carne da embalagem para dourar por completo.

Agora, caso você só tenha frango fresco congelado, a recomendação é temperar antes de congelar, pois depois fica complicado para temperar corretamente. Dá uma olhada nesse vídeo para simplificar:

Quais os melhores acompanhamentos para coxa e sobrecoxa?

Se você fizer frango e salada combina. Se optar por legumes cozidos no vapor, também fica divino. Na verdade, todo e qualquer preparo se torna acompanhamento para coxa e sobrecoxa.

Nesse contexto, devemos sempre considerar acompanhamentos para preparar separado, como um risoto de alho-poró, por exemplo. Entretanto, uma alternativa é assar ingredientes juntamente com o frango, a exemplo da batata na receita, além de:

  • Mandioca
  • Brócolis
  • Cenoura
  • Couve-flor
  • Abobrinha
  • Cebola pérola
  • Abóbora

SUGESTÃO ESPECIAL: experimente fazer coxa e sobrecoxa + salada de rúcula com tomate de rama e acelga + arroz soltinho com seleta de legumes.

Viu só como não tem segredo e nem é um bicho de sete cabeças fazer coxa e sobrecoxa na airfryer? Agora, cabe a você inovar nos sabores, testar temperos diferentes e acompanhamentos que nunca se deu a liberdade de fazer!

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, aproveite para compartilhar com todo mundo, pois é um preparo que todos deveriam conhecer. Até a próxima!