Costelinha de porco frita: 6 receitas simples e suculentas

A costelinha de porco frita é a típica receita prática que acompanha toda ocasião, desde o churrasquinho de domingo ao happy hour depois do trabalho.

No entanto, apesar da praticidade, existem truques que fazem toda a diferença no sabor e suculência, um dos macetes é acertar no tempero e na temperatura da frigideira, por exemplo.

Mas não se preocupe, pois escolhi as receitas mais incríveis exclusivamente para você, além de dicas de preparo que você só vê por aqui. Vamos lá?

5 receitas suculentas de costelinha de porco frita + dica extra gourmet

1. Receita tradicional de costelinha suína com molho barbecue

Se você nunca experimentou costelinha com molho barbecue, tenho que dizer, você está fazendo isso errado até agora. Isso porque essa é a receita mais tradicional, independentemente do preparo assado, frito ou grelhado, para isso você precisará:

  • 300g de costelinha de porco em ripas;
  • 1 colher (sopa) de açúcar mascavo;
  • 1 colher (café) de páprica picante;
  • 3 colheres (sopa) de molho inglês;
  • 3 colheres (sopa) de ketchup picante;
  • 2 colheres (sopa) de óleo;
  • 3 colheres (sopa) de vinagre;
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto.

Tempere os pedaços de costelinha com sal e pimenta. Leve à frigideira em fogo médio para fritar até dourar, mexa de vez em quando. Em seguida, abaixe o fogo e coloque ketchup, vinagre, açúcar mascavo, páprica e molho inglês.

Depois é só ir mexendo em fogo baixo até o molho engrossar e aderir à carne. Por fim, retire, salpique cheiro-verde picadinho por cima e bom apetite, veja a receita:

2. Receita de costelinha frita com preparo suculento

Seguindo a mesma linha da praticidade do molho barbecue para carne de porco, temos essa receita que é ainda mais simples. Tudo que você vai precisar é da costelinha cortada entre os ossos, limão, sal e pimenta-do-reino suficientes.

A receita consiste em fazer uma marinada com sal, pimenta e limão, onde você coloca a costelinha e deixa apurar o tempero por 30 minutos.

Por último, aqueça a frigideira com um bom azeite e frite os pedaços até ficar com um molho cremoso e notar que a costelinha está suculenta.

Sugestão de chef, como acompanhamento para essa costelinha, prepare um arroz à grega bem soltinho, com bastante erva, salsinha e tempero fresco!

3. Receita de costelinha ao molho de chimichurri feita na frigideira de ferro

Muito utilizado no tradicional churrasco de carne bovina, o mix de chimichurri também casa perfeitamente com a costelinha suína:

  • 1kg de costelinha cortada entre os ossos
  • 4 dentes de alho processados
  • 1 + ½ colher (sopa) de chimichurri pronto
  • Azeite para fritar
  • 1 cebola roxa grande picadinha
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Suco de 1 limão grande

O diferencial dessa receita – obviamente se você tiver disponível – é utilizar uma frigideira de ferro fundido. Essa frigideira retém mais calor e frita a costelinha por igual, mantendo sua umidade e suculência.

Prepare uma marinada com sal, pimenta, alho, chimichurri, cebola picadinha e suco de limão. Mergulhe a costelinha e deixe marinar por 1 hora. Aqueça o azeite e frite os pedaços até dourar completamente.

DICA EXTRA: para que a carne não perca líquidos e resseque, prefira fritar pequenas quantidades por vez, caso notar que a frigideira está seca demais, é só acrescentar azeite ou um “gole” de vinho branco seco para “deglaçar”!

4. Receita antiga de costelinha frita na banha de porco com molho

Quem já frequentou a roça quando era pequeno, certamente se lembra que as pessoas usavam banha de porco, não é? E tem inúmeras razões para isso, primeiro que possui gorduras excelentes, segundo que traz um sabor fantástico.

Sendo assim, tempere sua costelinha com sal, pimenta-do-reino, pimenta calabresa e limão com vinagre, marinando por 40 minutos. Aqueça e derreta a banha de porco na frigideira.

Coloque as costelas cortadas entre os ossos e marinada, deixando fritar em fogo médio por 10 minutos. Em seguida, aumente o fogo para que a carne perca parte da umidade e frite.

Procure não se afastar da frigideira para não queimar a carne e, assim que dourar por completo, desligue, retire a carne e reserve. Por último, adicione uma cebola roxa grande e 1 xícara (chá) de vinho tinto, deixe apurar por completo e sirva sobre a costelinha!

5. Receita de costelinha suína frita com marinada de cerveja fácil

Costelinha de porco frita

Como não poderia faltar em nossa lista, temos uma costelinha especial para os amantes de churrasco e cerveja. Estou falando de uma costela suína marinada com cerveja, sal, pimenta-do-reino e alho processado.

Uma dica de ouro é usar uma cerveja de qualidade, se for puro malte melhor ainda. Logo, corte sua costelinha e coloque nessa marinada por 1 hora. Leve para fritar até dourar e ficar suculenta na medida.

DICA EXTRA gourmet de costelinha frita com vinho e geleia de damasco

Se você não se surpreender com essa receita, acredito que nada mais possa te pegar de surpresa, porque é realmente deliciosa, diferente e dificilmente você vai encontrar algo assim em outro lugar. O processo de preparo é assim:

  1. Faça uma marinada com sal, pimenta, suco de limão e laranja.
  2. Corte a costelinha entre os ossos e leve nessa marinada por 1 hora.
  3. Aqueça bem o azeite ou banha de porco e frite a carne, deixando uma crosta no fundo da frigideira.
  4. Em seguida, entre com ½ xícara (chá) de vinho branco, cebola, alho e deixe reduzir para apurar.
  5. Retire do fogo, espere amornar e misture com 1/3 xícara (chá) de geleia de damasco.
  6. Assim que incorporar você tem duas opções: servir diretamente sobre os pedaços fritos ou deixar como acompanhamento.

Independentemente da receita escolhida, o resultado é sempre muito sabor, maciez e uma carne que todos podem fazer com facilidade, não concorda? Experimente cada uma e me conta o que achou!

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Mas se gostou, não deixe de compartilhar com todo mundo, combinado? Até a próxima!