Coraçãozinho de frango na airfryer: Quanto tempo? Como fazer?

Chegou em casa com aquela canseira depois do trabalho e quer um petisco rápido para descontrair? Que tal experimentar coraçãozinho de frango na airfryer?

Eu sei que coração não é a primeira carne que vem à cabeça, mas tenho que dizer, que o resultado é fantástico. Claro, é preciso acertar no tempero e, sobretudo, no tempo de cozimento. Do contrário, seu petisco poderá decepcionar.

Pensando nessa receita fácil, mas cheia de pequenos detalhes, montei um passo a passo rápido de um preparo muito saboroso. Vamos conferir?

Coraçãozinho de frango na airfryer: receita infalível com tempo e dicas de tempero

Para quem acha que coração de galinha frito não fica tão gostoso, saiba que é um dos preparos mais saborosos. Inclusive, o resultado do miúdo assado/frito na airfryer, é parecidíssimo com a fritura em óleo na frigideira.

Só que uma coisa muda por completo, que é o tempo de preparo do coração. Dependendo da receita escolhida na frigideira, como o coração acebolado, o preparo pode levar facilmente 25 minutos.

Enquanto na airfryer, uma receita simples leva em média 12 a 18 minutos, a depender da temperatura. Portanto, o ponto de partida é compreender quais ingredientes adicionais influenciam, como cebola, tomate e molhos.

Ingredientes

  • 500g de coração de frango
  • 2 cebolas médias cortadas em rodelas grossas
  • 2 colheres (sopa) de mostarda
  • 3 dentes de alho em pasta
  • 2 colheres (sopa) de shoyu
  • 300ml de água (quente)
  • 1 colher (sopa) de vinagre
  • Páprica picante, pimenta caiena e colorau a gosto
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

  1. Primeiro passo, limpe os corações cortando o excesso de gordura e artérias na parte superior.
  2. Em seguida, coloque a carne numa tigela, acrescente água quente e vinagre, reserve por 15 minutos.
  3. Depois disso, escorra o líquido e passe em água corrente.
  4. Tempere com alho, shoyu, mostarda, temperos naturais, sal e pimenta-do-reino.
  5. Na sequência, junte a cebola, misture tudo muito bem para homogeneizar o sabor e reserve por 10 minutos.
  6. Por fim, adicione tudo ao cesto da airfryer.
  7. Programe por 20 minutos a 200°.
  8. Agora, vire os corações e a cebola e programe mais 20 minutos.
  9. Retire da airfryer, salpique cheiro-verde picado e sirva bem quente.

Como funciona o tempo do coraçãozinho na airfryer?

Como você viu acima, o tempo total foi de 40 minutos a 200°, certo? Só que isso não é uma regra, tudo bem? Pelo contrário, quando se trata de coração de frango na airfryer, todo mínimo detalhe conta para manter a suculência.

Com isso em mente, fiz uma tabelinha que pode ajudar muito você a se encontrar nas diferentes receitas:

  • Temperatura 160°: a temperatura mais baixa leva mais tempo. Só que isso favorece corações mais macios e suculentos, já que não há tanta perda de umidade. Ao final do cozimento, aumente para dourar.
  • Temperatura 180°: essa é a temperatura ideal para assar, pois facilita você encontrar o ponto de carne O tempo aqui é de cerca de 50 minutos, sendo 25 para cada lado.
  • Cozimento em temperatura 200°: como vimos na receita, esse preparo fica pronto em 40 minutos, sendo 20 para cada lado.
  • Pré-aquecimento: independentemente do preparo escolhido, deixe a airfryer preaquecida por pelo menos 5 a 6 minutos. Como resultado, a carne começa a cozinhar imediatamente, selando e mantendo maciez.

Lembre-se sempre de considerar os ingredientes extras. Por exemplo, se você fizer coraçãozinho de frango assado na airfryer com cebola, em temperatura de 160°, vai demorar consideravelmente.

Agora, o tempo necessário ao colocar apenas carne a 200°, sem cebola ou outro complemento, é bem inferior a 40 minutos. Por isso, a melhor estratégia é acompanhar de perto, abrindo a cada 8 minutos para se certificar!

DICA EXTRA: como fazer coraçãozinho de galinha na airfryer com espeto

coraçãozinho de frango na airfryer

Tem gente que ama fazer coração na airfryer, mas sente falta da experiência do espetinho de coração na churrasqueira. Nesse sentido, saiba que você pode “adaptar” o coraçãozinho no espeto diretamente na airfryer mesmo.

“Nossa, mas será que dá problema, já que o espeto pode queimar?”. Para evitar qualquer risco, o ideal é cortar os espetos pela metade, de modo que caibam no cesto. O próximo passo é colocar de molho em água. Assim, encharcam e não queimam.

  1. O ponto de partida é lavar e limpar muito bem toda a carne.
  2. Um segredo para dar mais sabor, é fazer um corte central em cada coração.
  3. Não é preciso cortar a ponto de separar, apenas para abrir a carne.
  4. Isso faz com que os temperos penetrem e se fixem perfeitamente.
  5. Depois, tempere com sal, pimenta-do-reino, açafrão, pimenta calabresa, suco de limão e um pouco de vinho branco seco.
  6. Misture muito bem, espete e reserve por 30 minutos.
  7. Por último, leve ao cesto da airfryer preaquecida a 160° por 15 minutos.
  8. Você vai notar que o coração está cozido, mas ainda “esbranquiçado”.
  9. Então, volte por mais alguns minutos, agora a 200°, até dourar, o que é bem rápido.

O bacana dessa receita de coração no espeto na airfryer, é que dá para combinar. Por exemplo, com uma deliciosa farofa de bacon. “Poxa, queria saber o que combina com coração de galinha, vou receber os amigos”.

Bom, você pode servir com arroz, feijão encorpado, saladas, como petisco e entrada, ou mesmo com molho. Sabe essas receitas de molho para carne? Então, uma das minhas prediletas é a receita de molho de mostarda com toque de mel, fica incrível!

Sua receita de coraçãozinho na airfryer não precisa ser básica

Existe uma ideia equivocada e generalizada de que as receitas com coração de frango, devem ser simples e sem graça. Porém, a realidade é que coração é como qualquer outra carne, ou seja, combina com tudo que você quiser fazer.

Além do que, você não precisa necessariamente pensar em receitas adicionais ou quebrar a cabeça sobre o que servir junto. Afinal de contas, é possível incrementar a própria receita de coração na airfryer, usando:

  • Tomates cerejas para cozinhar junto.
  • Batatas pré-cozidas com casca se transformam naquela batata rústica sensacional.
  • Cebola roxa dá uma nova camada de sabor ao preparo.
  • Cenoura pré-cozida em palitos enriquece o prato.
  • Batata bolinha fica ultra macia e cai como uma luva para complementar a refeição.

Coraçãozinho de frango na airfryer é a tradução perfeita de praticidade e sabor

Essa é aquela receita que facilita muito o corre diário, mas que também põe sabor à mesa em qualquer refeição. Está procurando uma carne rápida para almoço? Coração na airfryer é perfeito para agradar até os paladares mais exigentes!

Dessa forma, não deixe de incluir mais essa carne divina em seu cardápio, combinado?

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, que as sugestões consigam elevar a qualidade das suas receitas e preparos. Não deixe de compartilhar nas redes sociais, levando mais sabor à vida das pessoas e até a próxima!