Como tirar o cheiro forte do peixe?

Está pensando em fazer um maravilhoso peixe assado, mas não sabe como tirar o cheiro forte de peixe?

Você sabia que essa é uma das razões para que algumas pessoas deixem de consumir essa carne tão saudável e saborosa? Além disso, é comum achar que não tem como diminuir os odores que se formam no peixe, mas tem sim.

Quer conferir algumas dicas incríveis de tão fáceis na hora de limpar peixe para fritar, assar ou cozinhar em caldos? Então, veja só os melhores truques que eu separei para você!

Como tirar o cheiro forte do peixe: 4 coisas que pode fazer + dica útil

como tirar o cheiro forte de peixe

Normalmente o cheiro impregnado nos peixes é resultado de alguns fatores bem específicos, como:

  • Tipo do peixe, se é de água salgada ou doce.
  • Armazenamento ao longo do processo até a venda.
  • E por meio do armazenamento que realizamos em casa.

Basicamente são estes elementos que facilitam ou dificultam a gente saber se o peixe está fresco ou estragado.

Normalmente há uma ideia errada de que cada peixe cheira mais ou menos do que outros. Enquanto que todos podem ter o mesmo cheiro, por exemplo, tudo vai depender do seu ambiente aquático.

Em grande parte destes ambientes, há uma geração descontrolada de compostos resultante das cianobactérias e microalgas. Estes dois componentes produzem o oxigênio necessário aos peixes.

Contudo, compostos como a Geosmina e o Metil-Isoborneol (MIB) se concentram nas áreas de maior gordura dos peixes. E é isso que costuma dar cheiro forte aos peixes, além do conhecido ”gosto de barro”. Vamos aprender como tirar!

1. Utilize leite para “marinar” a carne com antecedência

O leite é o primeiro da nossa lista devido à sua gordura. Na realidade, a gordura do leite tem a capacidade de “purificar” estes dois compostos, reduzindo consideravelmente o cheiro forte. Para isso, você precisa:

  1. Colocar os peixes em filés ou postas numa tigela.
  2. Adicionar leite até cobrir e reservar por 30 minutos na geladeira.
  3. Depois disso é só retirar o excesso de leite, passar uma breve água corrente e continuar a receita.

DICA EXTRA: se preferir, pode colocar algumas ervas e temperos frescos para dar um gostinho extra no peixe. Outro ponto importante, se for fazer peixe frito inteiro, garanta que todo o peixe esteja coberto com leite!

2. Use limão e vinagre para ter bons resultados

Além de serem amplamente utilizados como temperos para peixe, o limão e o vinagre são grandes candidatos a diminuir o cheiro forte.

Isso porque ambos apresentam um PH bastante ácido, ou seja, através de um processo químico esse PH “quebra” e reduz os compostos.

Só que não vá exagerar achando que quanto mais melhor, pois seu peixe pode ficar fedendo vinagre ao invés do cheiro natural.

A alternativa é incorporar ambos nos temperos, para que a combinação favoreça também o sabor das receitas. Afinal, de nada adianta tirar o cheiro do peixe, mas acabar com uma receita de peixe para assar no forno pobre em sabor e tempero!

3. Traga um toque de cachaça ao tempero

Essa dica é uma mão na roda para quem não dispensa uma “dose” de cachaça ao comer tilápia frita. Aqui sim a quantidade de cachaça pode impactar mais ou menos para camuflar o odor do peixe.

No entanto, procure adicionar pequenas quantidades por vez, experimente e coloque mais se for necessário.

4. Se for possível faça uma defumação do peixe

Agora, se você tiver um defumador à disposição, o resultado pode ficar incrível. Isso porque além de criar um sabor defumado maravilhoso, o processo reduz os níveis de gordura do peixe e, por consequência, a composição que forma o cheiro.

Para uma defumação rápida e caseira você vai precisar:

  • Filés de peixe frescos
  • Serragem de cedro rosa (evite serragens perfumadas a pinho)
  • Uma panela grande
  • Peneira de ferro para servir de apoio

Espalhe a serragem no fundo da frigideira ou panela, adicione a peneira de ferro e ligue em fogo médio. Agora, tempere os filés e quando estiver formando bastante fumaça, coloque os filés sobre a peneira, tampe e deixe de 3 a 4 minutos. Conheça o vídeo da técnica:

DICA EXTRA: técnica para eliminar o cheiro forte de alguns peixes

Gostaria de compartilhar com você uma técnica que pode ajudar a diminuir consideravelmente o cheiro forte do peixe. Vale ressaltar que só funciona com determinados tipos de peixe, como:

  • Pacu
  • Tilápia
  • Tambaqui
  • Curimbatá
  • Piau

A técnica consiste em fazer um corte transversal próximo do rabo e outro perto da cabeça do peixe. Você está buscando um nervo que passa de uma ponta a outra do peixe e de ambos os lados.

Também chamado de “músculo vermelho”, esse fio esbranquiçado é responsável por armazenar de 5 a 10 vezes mais gordura e compostos que dão o cheiro forte.

Assim que identificar a “ponta desse fio”, basta puxar com cuidado até sair por completo. Não se preocupe, pois vou deixar um vídeo explicando certinho:

Assim que você remover é possível utilizar o peixe como bem entender, já que o cheiro estará bastante reduzido!

Por que o peixe tem cheiro forte?

Além da formação do composto da Geosmina e MIB, outros elementos influenciam no cheiro de todos os peixes. Outro cenário que a maioria não considera, é a deterioração da carne do peixe.

Para falar o português bem claro, o peixe fede porque está lentamente estragando. Ao tirar o peixe da água, automaticamente sua carne passa a estragar. Isso sem contar o trajeto da carne até chegar à mesa do brasileiro.

Por isso é fundamental sempre comprar peixe fresco, recém pescado e, caso seja necessário, replicar as técnicas que mostrei para você.

Aliás, tenha atenção também ao armazenamento em casa, já que a conservação ideal não pode passar de 2 a 3 dias no refrigerador.

Nesse momento você já pode planejar aquele almoço com peixe assado caprichado, pois sabe exatamente como tirar o cheiro forte do peixe, não é mesmo?

Espero muito que tenha gostado das minhas e não deixe esse conteúdo parar por aqui. Compartilhe-o nas redes sociais para alertar mais pessoas sobre essas técnicas eficientes, combinado? Até a próxima!