X

Como temperar peixe para assar

Uma dúvida muito comum entre quem gosta ou quer aprender a cozinhar é como temperar peixe para assar.

Principalmente durante a semana santa, em que as pessoas têm a tendência de comer mais carnes brancas, muitas pessoas querem saber quais são as melhores opções de tempero para deixar o peixe com um sabor delicioso.

Para ajudar você, preparamos essa lista com alguns dos temperos mais utilizados quando a receita leva o peixe. Assim, você pode escolher os seus favoritos e até mesmo testar diferentes preparações!

Afinal, com a aproximação da sexta-feira santa, você pode aprender a cozinhar um peixe incrível para servir para a família e amigos queridos nesta celebração tão especial.

Ficou curioso? Então vamos conferir as nossas dicas!

Como temperar peixe para assar?


1 – Limão

O limão é, sem dúvidas, um dos temperos mais tradicionais quando o assunto é temperar peixe para assar. Isso porque ele já se tornou favorito entre quem gosta da carne branca.

A dica para temperar com limão é deixar o peixe marinando por cerca de 30 minutos. Assim, a carne absorve melhor o sabor.

Porém, se você não tiver o tempo para isso, você pode também adicionar as gotas de limão ao peixe já assado. Dessa forma, o gosto do limão fica mais forte, mas ainda garante um prato delicioso.

2 – Alho

O alho sem descascar também é um tempero tradicional de peixe assado. A dica aqui é colocar os dentes com a casca em volta do peixe, adicionar os demais temperos e levá-lo ao forno.

Dentro da casca, o alho vai cozinhar e amolecer. Ao montar pratos individuais, coloque os dentes ao lado da carne para que as pessoas possam descascar com o garfo mesmo.

O alho cozido fica com uma textura pastosa e combina perfeitamente com peixes como o bacalhau, merluza e St. Peter.

3 – Sal rosa do Himalaya

O sal rosa do Himalaya tem um gosto mais suave que o sal com o qual estamos acostumados. Justamente por isso, ele é perfeito para temperar carnes brancas.

Isso porque o peixe é conhecido por ser tradicionalmente salgado. Caso você adicione muito sal, existe o perigo de deixar a receita desagradável. Então, considere trocar pelo sal rosa!

4 – Alecrim

O alecrim também é perfeito para quem quer saber como temperar peixe para assar. Os raminhos dão uma textura crocante ao peixe assado e têm um gosto que agrada à maioria dos paladares.

Para temperar, basta acrescentar os ramos em cima do peixe e levar ao forno.

5 – Pimenta-do-reino

A pimenta e suas variações também são comuns aos peixes assados e grelhados. O tipo principal é a pimenta-do-reino. Ela não é tão picante como as demais variações e tem mais chances de agradar quem prova a receita.

Viu só como temperar peixe para assar pode ser uma tarefa fácil? Além dos temperos que citamos aqui, existem diversas outras folhas e ervas que podem deixar o peixe com um sabor inesquecível.

Invista também em cebolinha, orégano, cheiro-verde, salsinha, enfim. Vale usar a criatividade para testar novas preparações.

Dicas para temperar peixe


Lembre-se de que uma ótima dica para assar o peixe é cobrir a forma com papel alumínio. Então, acrescente um fio de azeite sobre a forma e coloque os peixes, temperando dos dois lados. Por último, leve ao fogo para dourar.

O papel alumínio evita que a carne grude na forma. Assim, a receita fica mais gostosa e você tem menos trabalho com a limpeza. Ou seja, vale muito a pena seguir essa dica!

Caso você tenha alguma dica adicional de como temperar peixe para assar, aproveite o espaço abaixo para interagir com os nossos leitores. Aproveite também para compartilhar o artigo em todas as suas páginas nas redes sociais!