Espetinho de Sucesso

Como temperar carne para churrasco com sal grosso

Quer saber como temperar carne para churrasco com sal grosso? Descubra aqui o passo a passo e capriche no encontro com a família e amigos!

Saber como temperar carne para churrasco é uma técnica para caprichar naquele evento com os amigos e a família. Acompanhe a receita que disponibilizamos para o seu almoço de domingo!

Tempero com Sal Grosso para a Carne de Churrasco


Neste procedimento culinário, você precisará de:

Como fazer?

Os detalhes são as medidas do sal que têm utilidade neste tempero. É preciso ter em mente que, para cada 1kg da carne, você deverá utilizar 18g do sal.

Cortar a carne tipo bife para ser grelhada

Colocar a carne num saco plástico, juntamente dos temperos. Em seguida, misturar bem e colocar para que asse. Caso tenha a disponibilidade, deixar repousando por minutos.

Utilizar o sal corretamente no churrasco

Atualmente, há várias categorias de tempero para carnes. Contudo, grande parte acredita que a melhor opção ainda é utilizar somente o sal grosso. Para um resultado melhor, separar os cubos de sal mais grosso daqueles que são finos. Utilize apenas os que são grossos para o tempero das carnes.

Não utilize sal refinado, porque o risco de deixar a carne salgada, de forma excessiva, é grande. Não há a recomendação da utilização de salmoura – mix de sal refinado com água – isto porque a água altera o pH das carnes e, junto do sal fino, é capaz de enrijecer fibras e promover um endurecimento da carne.

Não utilize sal grosso úmido, porque este elemento faz com que as carnes tenha uma absorção maior do sal. Isto acaba comprometendo o sabor do churrasco.

A fim de que se retire a umidade deste sal, faça o aquecimento do mesmo por minutos numa travessa no fogão. Mexa de forma constante, até ficar bem seco. Não se pode fazer o tempero com o sal grosso de forma muito antecipada, porque a carne pode ressecar.

Para que você possa salgar as carnes corretamente, promova o espalhamento do sal grosso na superfície total das carnes. Assim que elas começarem a  transpirar, quer dizer que o sal está com maior aderência e penetrando na carne.

Trata-se da hora certa para levar a carne até a churrasqueira. Mas antes disso, é preciso fazer a retirada deste sal, de maneira a esfregar a carne com a mão. Com esta dica, não há erro!

Retire o sal para consumir

Para que retire o sal das carnes, segurar o espeto de modo firme, batendo a carne com a parte traseira da faca. Fazer isto distante do fogo, porque o sal é capaz estourar na região dos olhos, caso a carne ainda esteja na churrasqueira.

Dicas de como temperar carne para churrasco com sal grosso


O tempero para os cortes de bois, por exemplo, pode ter o diferencial da categoria do sal, o tanto do alimento a ser utilizado e o período em que deve permanecer na churrasqueira.

Aqui, a norma é básica: quanto menores as carnes, menores os tamanhos do sal. Devem ficar em menores quantitativos e menor tempo perto do fogo para que os temperos penetrem.

Sal grosso de tamanho fino

Esta categoria do sal é perfeita para os cortes grelhados, como as seguintes:

Caso não encontre nos mercados, é possível que se obtenha o sal de tamanho fino pelo médio. Neste caso, bata um pouco num liquidificador ou em processadores.

É importante colocar pequenos quantitativos e deixar entre três a quatro minutos perto da churrasqueira, antes de por na grelha.

Sal grosso de tamanho médio

É o mais fácil de ser encontrado nos mercados. Tem indicação para preparar carnes que serão assadas de forma completa na churrasqueira. Os exemplos são:

Neste caso, faça a aplicação em cima de toda a carne, sem exageros, deixando entre cinco a seis minutos perto da churrasqueira. Este é o tempo certo para que o sal tempere a carne inteira.

Sal grosso de tamanho grande

Este sal possui pedrinhas maiores. Elas apresentam uma média de 1cm e são perfeitas para ter utilidade em peças grandes como:

Faça a aplicação razoável da carne e uma pressão para que o tempero fixe na carne. Deixar por uma média de 20min perto da churrasqueira, antes do processo de aquecimento.