X

Como preparar língua de boi para churrasco

Em dúvida como fazer uma língua de boi saborosa? Neste texto vamos ensinar como preparar língua de boi para churrasco.

A língua de boi por muito tempo foi um corte desvalorizado e que as pessoas viram a cara quando é mencionada. Isso se deve, certamente, à aparência da carne que não é muito agradável.

Contudo, atualmente, a língua de boi é bastante apreciada para fazer receitas de forno com molho, marinada, e, é claro, também caiu nas graças dos churrasqueiros. Isso se deve, principalmente, ao sabor da carne, que é sem igual e a maciez.

Contudo, para que a carne fique boa e macia no paladar, é essencial o preparo adequado.

Como preparar língua de boi para churrasco


Para fazer um churrasco de língua de boi você vai precisar de:

Ingredientes:

  • Peça de língua (mais ou menos 1 quilo);
  • Folhas de louro e outras ervas à sua escolha;
  • Óleo para refogar;
  • Alho e cebola picados;
  • Sal (pode ser sal grosso) e pimenta à gosto.

Modo de fazer:

A primeira etapa de como preparar língua de boi para churrasco é cozinhar na panela de pressão para amaciar a carne.

Fazer isso é essencial, pois a língua é formada por um músculo duro e difícil de mastigar. A língua deve ser cozida em peça inteira. Se você não tiver panela de pressão, pode cozinhar em uma panela normal, mas levará o dobro do tempo.

Com um fio de óleo, refogue o corte e depois cubra com água para cozinhar. Adicione folhas de louro e outras ervas à sua escolha, como alecrim, coentro, salsa e etc.

A peça de língua de boi deve cozinhar na panela de pressão por cerca de 30 a 50 minutos.

Teste a maciez da carne cortando um pedaço  e se não estiver no ponto certo, coloque para cozinhar novamente.

Quando a língua estiver cozida e macia, faça a limpeza retirando toda a pele grossa que esteja na peça, deixando só o filé. A pele costuma sair com muita facilidade, pois o cozimento a deixa moel.

Tempere com alho amassado, cebola, sal e pimenta a gosto. Você pode usar o sal grosso para churrasco no tempero. Após isso, a língua vai estar pronta para o churrasco.

Para o churrasco a língua deve ser colocada no espeto. Antes da montagem, corte a peça verticalmente no meio e corte cubos menores para colocar no espeto.

Uma boa forma de dar mais sabor ao churrasco é intercalar no espeto vegetais como cebola e pimentão e também bacon.

Espere até que a carne fique dourada, tendo cuidado para não passar do ponto, tendo em vista que a carne já vai estar cozida.

O churrasco de língua perfeito é aquele que a carne de tão macia fica desmanchando.

Para o acompanhamento do churrasco de língua, você pode preparar uma salada, vinagrete, farofa ou arroz banco. A língua costuma ficar bem com tudo.

Gostou da nossa receita de como preparar língua de boi para churrasco? Com certeza seus convidados vão adorar e acabar com o estereótipo de que a língua é uma carne ruim.

Você quer se especializar em fazer churrasco de diversos tipos? Conheça o Curso Mestre do Churrasco.

Neste curso você vai realmente virar um mestre churrasqueiro e conhecer técnicas incríveis para fazer um churrasco de qualidade, seja somente como um hobby ou até mesmo como forma de profissionalização.

O conteúdo do curso engloba o preparo de diversas carne, tempero, marinada e estratégias para assar e o tipo de faca ideal para cada corte.

O aluno aprende ainda sobre os molhos e acompanhamentos ideais para cada tipo de carne, bem como sobre noções de higiene e forma certa de manipular e congelar a carne. Até mesmo a forma como acender e manter o fogo da churrasqueira é ensinado.

Como você pode ver, o curso é muito completo e, ao final, o aluno recebe ainda um certificado de conclusão que o qualifica como Mestre do Churrasco. Esse certificado é válido em todo o Brasil.

E, o melhor, o treinamento é 100% online como video aulas e materiais explicativos. Em caso de dúvidas, o aluno pode acessar as aulas e o conteúdo quantas vezes quiser.

Não perca mais tempo e eleve o nível de seu churrasco com o Curso Mestre do Churrasco!