Como não queimar o palito do espetinho

Quando se trata de grelhar, os espetinhos são uma forma divertida, personalizável e fácil de usar. Você pode variar a carne e os legumes e fazer espetos também para os vegetarianos do grupo. Mas você sabe como não queimar o palito do espetinho?

Uma ótima ferramenta para fazer isso são os espetos de madeira. Eles são baratos, prontamente disponíveis e descartáveis, facilitando a limpeza. Se eles não estiverem muito carbonizados após o uso, você pode até mesmo reutilizar os espetos de bambu.

Uma coisa sobre espetos de bambu é que eles podem precisar de alguma preparação antes de usar.

Como todos sabemos, a madeira é inflamável. Por isso a ideia de colocar um pedaço de madeira sobre um fogo quente pode ser preocupante. A madeira úmida, por outro lado, tem uma chance menor de pegar fogo, daí a recomendação de encharcar os espetos de antemão.

Dica de como não queimar o palito do espetinho


Se acaso você optar pelos espetos de bambu, mergulhe totalmente os palitos na água e deixe-os de molho por pelo menos meia hora. Você também pode usar o vinho como alternativa à água. Isso dará à sua carne e legumes outro elemento de sabor.

É uma boa ideia mergulhar alguns espetos extras, para o caso de você quebrar um ou dois enquanto prepara seus espetinhos.

  • Primeiramente, coloque-os em uma assadeira, recipiente de armazenamento de plástico raso ou assadeira com água, em seguida, coloque um prato ou outro objeto pesado em cima dos espetos para mantê-los debaixo d’água.
  • Em seguida, para evitar quebras no meio do espeto, certifique-se de que a carne ou legumes cubram o comprimento do espeto sem interrupção.
  • A comida protege os espetos das chamas, enquanto áreas desprotegidas são mais propensas a queimar, enfraquecer e quebrar.
  • Ao girar os espetos, não segure nas extremidades, que se tornarão mais frágeis quando se gastarem na churrasqueira. Em vez disso, use pinças para agarrar e virar o espeto pela seção de carne.
  • E por fim, você também pode deixar bordas longas dos espetos pendurados sobre a borda da churrasqueira, o que os impedirá de queimar com o calor direto.

Alternativas para espetos


Uma alternativa aos espetos de bambu seria usar espetos de aço inoxidável ou de metal. Eles não exigem imersão e podem ser reutilizados.

Espetos de aço inoxidável podem ser encontrados facilmente online e nas lojas. Espetos de metal são mais caros do que espetos de madeira, mas a escolha desta opção vale cada centavo.

Você pode obter anos de uso das opções de metal. Sprays de cozinha também funcionam bem com espetos de metal, tornando mais fácil deslizar a carne no espeto.

Lembre-se que espetos de madeira ou aço inoxidável funcionarão, não importa o tipo de espetinho que você esteja fazendo.

Leia também: Preço dos palitos de churrasco

Conclusão


Espetos de madeira são usados ​​para uma variedade de alimentos como espetinhos, ou para outros métodos de churrasco.

Os espetos precisam ser preparados adequadamente para evitar lascas ou fragilidade durante o processo. Portanto, ao preparar seu prato, lembre-se de seguir os passos de como não queimar o palito do espetinho.