Como fazer tripa de porco frita: 4 dicas para obter sabor ideal

Quem busca dicas de como fazer tripa de porco frita normalmente está querendo diversificar o cardápio de aperitivos e misturas.

Inclusive, outras pessoas têm curiosidade em ver como o processo é realizado, já que não é um ingrediente tão comum. Posso garantir de antemão que ao seguir as dicas, tanto de limpeza quanto de preparo, será o seu tira gosto preferido.

Então, confira agora mesmo as ótimas dicas que farão você perder o receio de experimentar tripa de porco frita!

Como fazer tripa de porco frita: 4 dicas certeiras!

Receitas com tripa frita ficam em segundo plano, pois a maioria quer saber mesmo onde comprar tripa para fazer linguiça. Porém, esse ingrediente é muito saboroso e pode substituir facilmente outras carnes fritas, como frango, linguiça e peixe.

Claro, ainda é preciso tomar alguns cuidados, higienizar bem e aprender a preparar corretamente. E é justamente isso que você aprende a partir de agora!

1. Cuidados que você deve ter com a tripa de porco

A nossa opinião sobre uma receita vem da percepção sobre o primeiro contato ao consumir algo. Por exemplo, se você compra tripa de qualquer lugar, sem procedência, chega em casa e frita, certamente não será agradável.

Isso porque a tripa crua não está pronta para fritar, pois conta com “sujeira” e resquícios do processo de limpeza. Aqui estou falando do cheiro forte, da possível viscosidade natural e sabor acentuado do alimento cru.

Sendo assim, é necessário lavar as tripas, deixando-as de molho em sal e limão, por 1 hora. Além disso, repita o processo algumas vezes para ter melhores resultados. Feito isso, vamos escaldar as tripas para garantir esse primeiro cozimento.

Outra coisa, você pode preparar a quantidade que preferir, mas essa sugestão de receita é baseada em mais ou menos 800g de tripa suína!

Como escaldar as tripas de porco com máximo sabor

como fazer tripa de porco frita

O processo de escalda é simples, basta adicionar temperos, ervas e a tripa. Aqui você elimina bastante o cheiro forte e as características desagradáveis, anote os ingredientes:

  • Em torno de 3 litros de água
  • 1 ramo de alecrim
  • 5 folhas de louro
  • 2 limões Taiti cortados grosseiramente
  • Pontas de 2 cebolas (com casca e tudo, desde que lavadas)
  • ¼ xícara (chá) de vinagre de álcool branco
  • ¼ xícara (chá) de sal grosso

Ferva a água e adicione todos os ingredientes. Quando estiver fervendo, adicione as tripas cortadas em pedaços menores e deixe ferver por 10 minutos. Em seguida, retire, escorra a água, elimine os pedaços de temperos e lave em água corrente.

2. Como temperar tripa de porco para dar mais sabor

O tempero fica a seu critério, mas como falamos de fritura não há tanto segredo. Minha sugestão é utilizar apenas sal e pimenta-do-reino. “Ah, mas gosto de um toque de limão, pode colocar?”.

Sim, você pode colocar açafrão, colorau, pimenta branca moída, manjericão, orégano e tudo mais que vier à cabeça. No entanto, esse preparo permite que você incremente depois de frito, ou seja, caso queira limão ou adicione algum molho.

Dessa forma, fica mais simples corrigir a ausência de sal aqui ou um tempero que faltou ali. Enfim, espalhe sal e pimenta-do-reino, misture tudo muito bem para pegar os temperos e essa etapa está pronta!

3. Como fritar tripa de porco crocante e sequinha

O segredo para fritar tripa de porco com um sabor incrível é usar banha de porco ao invés de óleo. Não sei dizer a razão, mas a fritura na banha é diferente e valoriza mais a carne. Diante disso, faça o seguinte:

  1. Aqueça bem uma frigideira um pouco mais alta.
  2. Coloque 2 colheres (sopa) de banha.
  3. Assim que a gordura derreter por completo, adicione lentamente a tripa cortada.
  4. Diferentemente de uma carne boa para bife que você frita em poucos minutos, a tripa demora mais.
  5. Há grande liberação de líquidos que retarda a fritura.
  6. Depois que a água evaporar, fique de olho, pois a tripa começará a fritar de verdade em seu próprio óleo.
  7. Quem está acostumado a fazer torresmo e toucinho frito, certamente reconhece a cor dourada da fritura.
  8. Então, nesse ponto você pode desligar, tirar da frigideira e escorrer em papel-toalha.

Quando a fritura esfriar você percebe como a receita fica crocante e bem sequinha. Para que você consiga pegar todos os detalhes da receita, que tal conferir o vídeo do preparo?

4. prepare uma farofa deliciosa com a gordura que sobra da fritura

“Não sei o que fazer com esse tanto de gordura que sobrou, vou descartar”. Por favor, não faça isso! Existe muito sabor nessa gordura e a minha sugestão é preparar uma farofa maravilhosa para acompanhar a tripa frita.

Nesse sentido, coe a gordura e despeje a quantidade que achar necessário na frigideira. Em seguida, refogue 1 cebola pequena picada e 1 colher (sopa) de alho processado. Depois disso, acrescente ½ colher (café) de colorau para dar cor e misture.

Por fim, quando levantar fervura é só adicionar 1 xícara (chá) de farinha de mandioca e veja o ponto que prefere. Quanto mais farinha, menos umidade, quanto menos farinha, mais úmida fica a farofa.

DICA EXTRA: assim que finalizar você pode corrigir o sal, adicionar pimenta-do-reino e orégano. Isso sem contar que pode juntar pedacinhos de bacon frito e tomate fresco, não há combinação mais saborosa que essa!

DICA EXTRA: veja como fazer espetinho de tripa de porco

Tenho certeza que por essa você não esperava, espetinho de tripa de porco. Essa receita é uma tradição no Nordeste, especialmente na região de Pernambuco.

O pulo do gato está em escaldar como mostrei para você e usar um tempero bem saboroso. Pode ser interessante aprender como marinar carne de porco, assim você coloca o sabor que deseja no espetinho.

Depois que a tripa passou pelas etapas de lavar, escaldar e temperar, falta apenas cortar e adicionar nos espetos. O ponto certo na brasa é quando você notar que está sequinho, dourado e irresistível. Se for de ajuda, dá uma olhada nesse vídeo:

Perder o receio é o primeiro passo para fazer tripa de porco frita

Quem não está acostumado a comer esse tipo de ingrediente, provavelmente “torceu os olhos” diversas vezes durante o conteúdo. Contudo, eu não costumo trazer até você algo que eu não comeria, então, é uma receita de sucesso.

E para tirar suas próprias conclusões, nada melhor do que praticar as dicas de como fazer tripa de porco frita que você acabou de aprender, não é mesmo?

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe-as para que outras pessoas possam fazer com toda a segurança e muito sabor. Até a próxima!