Como fazer ovo mexido: 3 formas simples e perfeitas de fazer

Aprender como fazer ovo mexido é uma daquelas coisas que aparentam ser bem simples, mas que guardam certos macetes para o resultado perfeito.

Há quem diga que basta apenas jogar tudo na frigideira e mexer que está pronto. Porém, não considerar umidade e líquido de ingredientes como o tomate, pode colocar a receita e os ingredientes a perder.

Então, hoje apresentarei a você um verdadeiro manual do ovo mexido. Assim você acerta ponto e consistência e aprende a juntar os ingredientes no momento certo!

Como fazer ovo mexido: 3 formas simples e perfeitas de fazer

O bom dos ovos mexidos é a possibilidade de combinar vários ingredientes, temperos naturais únicos e preparar de muitas maneiras. Isso porque tem como deixar mais sequinho, cremoso, com pedaços ou mais homogêneo.

Não à toa, separei 3 tipos de preparos. Na verdade, são receitas, pois não há como falar em fazer e não mostrar, concorda? Meu intuito com isso é apresentar 3 alternativas, a fim de que você encontre aquilo que estava procurando!

1. Ovo mexido cremoso direto na frigideira

Muita gente não recomenda jogar direto na frigideira, mas digo que tudo tem seu contraponto, e aqui não é diferente. Então, ao invés de jogar na frigideira, coloque individualmente em ramequins, assim você confirma que o ovo está bom.

A ideia é fazer 3 ovos mexidos nesse preparo, mas se a sua frigideira for maior, adicione mais.

  1. Com a frigideira ainda desligada, adicione ovo por ovo, deixando bem delineado e separado.
  2. Tempere com sal, pimenta-do-reino e mais algum tempero que desejar.
  3. Ligue em fogo médio.
  4. Quando começar a fritar você mexerá apenas a clara, deixando as gemas intactas.
  5. Em seguida, ao misturar bem as claras você tem duas opções.
  6. A primeira é retirar do fogo e aí sim misturar a gema com a clara, voltando apenas para “selar” a gema.
  7. Já a segunda opção, é misturar na frigideira até chegar na consistência que você mais gosta.

Essa receita de ovo mexido é aquela tradicional e antiga, que toda avó sabe fazer “de cor e salteado”.

O resultado é uma mistura “pedaçuda” e rica em textura. Inclusive, fica parecido com ovo cozido, sabe quando a gente aprende como descascar ovo cozido, e despedaça no prato? Então, é isso que você pode esperar dessa sugestão!

2. Ovo mexido cremoso levemente batido

como fazer ovo mexido

A nossa próxima sugestão é o verdadeiro ovo mexido cremoso, que é levemente batido no início do preparo. “Ah, mas dessa forma você está indo na direção da omelete”. Sim, mas com a diferença de não parar de mexer na frigideira.

Sendo assim, coloque 3 ovos numa tigela, tempere com sal e misture com um garfo. O objetivo aqui é deixar essa mistura homogênea, mas com o desafio de não incorporar ar em excesso. Ao perceber uma cor única e uniforme, está pronto.

Em seguida, ligue em fogo médio para alto, adicione 1 colher (sopa) de manteiga. Antes que derreta por completo, adicione os ovos. O pulo do gato é misturar vigorosamente, para que o ovo coagule e vá formando os pedaços do mexido.

Por fim, escolha o ponto de preferência, ou seja, quanto menos tempo mais cremoso. Por outro lado, mais tempo na frigideira deixa o ovo mexido bem enxuto.

Agora, dê aquela finalizada com pimenta-do-reino e uns pedacinhos de cheiro-verde, vai que é sucesso. Vou deixar o vídeo dessas duas primeiras receitas, dá uma conferida mais tarde:

DICA EXTRA: o ponto mais importante ao fazer ovo mexido, não é o ovo ou os temperos usados, mas sim a frigideira. Desse modo, não precisa ser a frigideira mais cara, mas um bom antiaderente faz toda a diferença!

3. Ovo mexido de cozimento lento e resultado fantástico

Quem costuma viajar e ficar em hotel vai se identificar com essa sugestão. Nesse sentido, esse é o verdadeiro preparo que fica parecido com um bufê de hotel. Saiba de antemão que é um pouco mais demorado, mas o resultado é inigualável.

Dá uma conferida nos ingredientes:

  • 3 ovos
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 3 colheres (sopa) de leite
  • 1 colher (sopa) de creme de leite fresco
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

  1. Coloque os ovos numa tigela, adicione um pouco de sal e misture para homogeneizar a gema e a clara.
  2. Em seguida, acrescente o leite, o creme de leite fresco e volte a misturar até ficar uniforme.
  3. O truque para a receita ficar perfeita é preparar em temperatura média para baixa, pois deve cozinhar lentamente.
  4. Adicione a manteiga na frigideira e ligue em fogo médio/baixo.
  5. Antes que aqueça por completo, coloque a mistura com ovos.
  6. Agora só lhe resta mexer sem parar, passando a espátula de silicone por todos os lados.
  7. Depois de 5 minutos, você vai notar que a mistura ganha consistência.
  8. O ponto certo é quando você passa a espátula no fundo e o ovo não escorre.
  9. Por fim, transfira para um prato, corrija o sal, adicione pimenta e finalize com salsinha ou cheiro-verde.

Uma dica de ouro: caso não tenha frigideira com antiaderente você pode usar uma panela mais alta de inox. Se tiver fundo grosso é melhor ainda!

Como essa receita pede algumas “técnicas” a mais, confira o vídeo na íntegra com mais detalhes:

DICAS EXTRAS: capriche nos ingredientes para complementar

Até aqui você viu três formas diferentes de fazer ovo mexido, cada uma com suas particularidades e vantagens.

Acredito ser muito importante conhecer a receita base, para que assim você consiga identificar e incorporar novos elementos. Estou falando de adicionar ingredientes que valorizam e realçam o cuidado colocado na receita.

Dá uma olhada nas sugestões:

  • Tomate
  • Presunto
  • Muçarela
  • Ervilha
  • Milho
  • Bacon
  • Pimentas
  • Parmesão
  • Cogumelo
  • Brócolis
  • Calabresa

Enfim, tudo que você puder imaginar é possível juntar no ovo mexido. Entretanto, o único cuidado são os ingredientes que soltam água, a exemplo do tomate. Nesse caso, evite adicionar diretamente cru na frigideira.

Por exemplo, adicionar tomate cru deixa a receita insossa, pois o tomate solta água. Diante disso, o ideal é fazer um refogado à parte. E somente depois disso juntar à receita principal quando tudo estiver bem refogado e reduzido, fica a dica!

Qual o melhor ovo para fazer mexido?

Não há um ovo melhor que o outro, todos rendem o mesmo ovo mexido. Afinal, o importante mesmo é considerar o preparo e os cuidados que mostrei a você ao longo do conteúdo.

Claro que se você tiver acesso mais facilitado ao ovo caipira, seu prato fica mais alaranjado e atrativo. “Ah, mas só tenho o ovo de granja, e agora?”. Sem problemas, para a gema ficar com uma cor convidativa você pode usar açafrão e colorau.

Então, nada de ficar gastando dinheiro com ovos caros, use o que tiver em casa, combinado? Tirando as especificidades, viu só como não tem segredo em como fazer ovo mexido como profissional?

Agora é colocar a mão na massa e se especializar nesse prato simples, porém versátil e que vai bem a qualquer momento do dia e noite.

Espero muito que tenha gostado dessas dicas deliciosas, compartilhe com aquela pessoa que sempre deixa o ovo mexido parecendo uma farofa de tão seco. Até a próxima!