Como fazer medalhão de filé mignon?

Apesar de ser um corte com preço elevado, você precisa aprender como fazer medalhão de filé mignon, pois eventualmente você pode se deparar com uma boa promoção ou acabar comprando para uma ocasião especial.

Devido ao alto valor agregado e a fama de ser uma carne sofisticada, muita gente simplesmente não sabe preparar, tampouco entende as características de medalhão do mignon. Se você se enquadra nesse perfil, chegou ao lugar certo.

Afinal, você está prestes a embarcar numa jornada que vai transformar seu cardápio e evoluir seus dotes culinários, não vai perder a oportunidade, né? Confira!

Receita clássica para você aprender como fazer medalhão de filé mignon

como fazer medalhão de filé mignon

Se você chegou ao medalhão é porque você sabe como cortar filé mignon, certo? O primeiro passo para sonhar com as melhores receitas é compreender a estrutura da carne e os cortes, pois cada um tem características próprias.

“Ah, mas você deve estar exagerando, filé mignon não é tudo a mesma coisa?”. Bem, experimente usar tornedor de filé mignon ou chateaubriand no lugar do medalhão e me diz se você gosta de carne malpassada. Em outras palavras, o medalhão é único.

Ingredientes

  • 6 medalhões de filé mignon
  • 6 ou 12 fatias de bacon (1 a 2 fatias por medalhão)
  • 3 colheres (sopa) de manteiga
  • Folhas de sálvia a gosto
  • 200ml de vinho branco seco (boa qualidade)
  • 1 colher (sobremesa) de amido de milho
  • 100ml de água para dissolver o amido
  • Sal, pimenta-do-reino e toque de pimenta caiena a gosto

Modo de preparo

  1. Enrole o bacon nos medalhões e prenda com um palito.
  2. Em seguida, tempere a carne com sal e pimenta dos dois lados.
  3. Adicione azeite à carne para espalhar melhor o tempero, reserve.
  4. Enquanto a carne puxa os temperos, aqueça a frigideira em fogo médio.
  5. Coloque a manteiga e a sálvia para derreter e acastanhar levemente.
  6. Ainda com a frigideira quente, coloque os medalhões.
  7. O segredo é dar cor à carne dos dois lados de 3 e 4 minutos.
  8. Durante a cocção, aqueça o forno a 230° por 10 minutos.
  9. Depois que dourar os medalhões inicialmente, leve ao forno.
  10. O forno é responsável por assar o bacon e dar ponto à carne.
  11. Cerca de 4 minutos são suficientes para um medalhão suculento.
  12. No molho, ligue a frigideira com a manteiga em fogo médio.
  13. Na sequência, coloque o vinho e o amido dissolvido.
  14. Mexa o molho até engrossar, mas mantenha uma textura cremosa.
  15. Por fim, retire a carne do forno, espalhe o molho e aguarde 3 minutos.
  16. Pronto, agora é só cortar e comer de olhos fechados.

É importante não exagerar na selagem da carne na frigideira e forno, pois o filé mignon não tem gordura.

Além do mais, compre um bacon carnudo, mas que tenha uma boa porção de gordura. Desse modo, a carne puxa a gordura, se hidrata e ganha ainda mais sabor. Abaixo você confere a receita na íntegra, aproveite:

SUGESTÃO EXTRA: experimente fazer medalhão de filé mignon na churrasqueira

Depois de aprender como fazer medalhão de filé mignon da forma correta e com uma receita vantajosa, que tal se divertir um pouco? Já pensou fazer filé mignon na churrasqueira?

O preparo também é feito com medalhão, mas a sacada aqui é usar um mix de temperos para realçar o sabor de churrasco. Aqui em casa eu costumo usar sal, pimenta-do-reino, alho amassado e azeite. Você também pode usar alho em pó se preferir.

Em seguida, você monta os medalhões com uma fatia generosa de bacon e espete em espeto de madeira. Por último, leve à churrasqueira numa distância de 40cm em braseiro médio e asse por 10 minutos em média de cada lado.

Sabe o que combina aqui? Um maravilhoso molho chimichurri para churrasco, feito com temperos frescos e um bom azeite. Bom apetite e não deixe de fazer!

Ideias de receitas com medalhão de filé mignon que você precisa provar

Eu poderia parar nas sugestões anteriores? Sem dúvidas, mas por que não destacar a versatilidade da carne, né? Nesse contexto, selecionei outras duas sugestões para você ter sempre algo inédito para servir.

Medalhão de filé mignon ao molho de mostarda e mel

O método de preparo do medalhão é como na receita principal, ou seja, na frigideira e com finalização no forno. No entanto, ao invés de usar vinho branco ou tinto seco, você vai fazer um delicioso molho de mostarda, com ingredientes como:

  • Mostarda de Dijon
  • Mel
  • Creme de leite fresco
  • Toque de molho de inglês

Após tirar a carne da frigideira, o que sobra é a manteiga cheia de sabor e gordura, certo? Então, adicione a mostarda e o creme de leite e mexa bem para homogeneizar o molho. Entre com molho inglês e dose o mel.

O mel serve para quebrar a acidez da mostarda e equilibrar a potência da manteiga com a gordura do bacon e da carne. Dessa maneira, misture até encorpar e sirva sobre a carne, ou então finalize a carne diretamente no molho, dá ainda mais sabor!

Medalhão de filé mignon ao molho de cogumelos

Se você gosta de receitas clássicas, então vai adorar experimentar filé mignon com molho de cogumelos. Porém, a combinação com o bacon se torna ainda mais surpreendente, pois apesar de não parecer, combina de verdade.

Para ter um resultado bacana, utilize cogumelos frescos e ingredientes de primeira, aí sim seu molho de cogumelos ficará impressionante. Confira um vídeo superbacana e acompanhe cada etapa desta receita versátil e única:

Aprendeu finalmente como fazer medalhão de filé mignon?

Com tanta dica certeira fica até difícil não aprender como fazer medalhão de filé mignon, não é mesmo? Entretanto, tenho que adiantar, se você não tem experiência com o corte, pode ser desafiador encontrar o ponto da carne nas primeiras tentativas.

Mas não desista, pois quando você pegar as manhas, pode acreditar, você está diante de uma das melhores carnes vermelhas. Espero que você tenha encontrado o que procurava, crie a sua versão, compartilhe as dicas e até a próxima!