Como fazer linguiça defumada: Dicas importantes!

Quer aprender como fazer linguiça defumada? Então saiba que há segredos importantes para que você consiga produzir uma linguiça de alta qualidade e surpreender a todos que experimentar.

Sabia que antigamente quando a defumação surgiu seu objetivo era conservar os alimentos? Porém, com o passar do tempo se tornou uma iguaria da culinária, devido a seu incrível sabor.

A linguiça é um tipo de embutido já conhecido pelo seu característico sabor. Mas quando falamos em linguiça defumada tudo muda de figura. É um tipo de linguiça que vai bem com tudo e é muito apreciada na culinária brasileira.

Nesse artigo irei te explicar tudo sobre linguiça defumada e ainda te dar uma dica imperdível de como lucrar com isso. Vamos conferir?

Como é o processo de defumação?

O processo de defumação de carnes existe desde o antigo Egito. É um processo que consiste na utilização da fumaça e do calor como forma de conservação dos alimentos. Não só isso, a fumagem é responsável por dar mais cor, aroma e um sabor inigualável aos alimentos.

Há 3 tipos de processos de fumagem: A defumação quente, a fria e a morna. Apreciadores de carnes afirmam que o processo que confere mais sabor é a defumação a frio, porém é a que conserva por menos tempo as carnes.

Os alimentos comumente utilizados na defumação são as carnes, peixes e embutidos. São prontos para o consumo, não necessitando de qualquer outra forma de preparo ou adição de tempero. Com uma grande aceitação no mercado, é hoje reconhecido como uma excelente fonte de renda.

Já pensou em ganhar muito dinheiro com a fabricação desse tipo de alimento? Então confira só como fazer linguiça defumada!

Como defumar linguiça na churrasqueira?

como fazer linguiça defumada

É possível fazer linguiça defumada na churrasqueira, você precisará apenas de uma churrasqueira com tampa protetora para que ela segure a fumaça. Precisará também escolher as madeiras ideais para fazer o processo de defumação. Aliás essa é a etapa fundamental.

Primeiramente a madeira deve ser seca, sem casca e não conter resinas e outros produtos tóxicos. Você pode escolher os seguintes tipos de madeiras para a fumagem:

  • Madeira de árvores frutíferas: cerejeira, jabuticabeira, goiabeira, etc;
  • Eucalipto;
  • Cedro;
  • Jacarandá;
  • Carvalho;
  • Nogueira;
  • Bétula;
  • Mogno.

O tipo de madeira escolhido e o tempo de exposição ao calor diferem o sabor da carne. Portanto, escolha com cuidado. Com as lascas de madeira escolhidas e a churrasqueira preparada, você poderá fazer a defumação direto na brasa ou em um envelope de papel alumínio.

Defumar direto na brasa é indicado para quem quer um processo mais rápido com defumação mais intensa. Já no envelope, pode ser utilizado para a defumação de vários alimentos, deixando um leve sabor e aroma.

Defumar direto na brasa

Molhe um pouco a madeira (caso seja tiras finas) para reduzir a queima rápida e coloque sobre as brasas incandescentes. Se você estiver utilizando lascas de madeira grossas ou pedaços de troncos não será necessário umedecer.

Em seguida é só colocar a carne como de costume e fechar a tampa da churrasqueira. É importante que a churrasqueira tenha uma saída para expulsar um pouco da fumaça e também haja entrada de ar para não apagar o fogo.

Como fazer linguiça defumada com papel alumínio?

Você pode fazer um papelote envolvendo um pouco de lascas pequenas ou serragens umedecidas de madeira em um papel alumínio. Faça alguns furos com palito em cima do papelote para a liberação de fumaça.

Esse papelote deve ser colocado em uma grelha com um degrau abaixo das carnes para entrar em contato direto e liberar gradativamente o sabor e aroma.

Como fazer linguiça defumada como um profissional?

como fazer linguiça defumada

Se você além de aprender como fazer linguiça defumada quer também lucrar com esse aprendizado, tenho uma dica super interessante para te passar.

Já ouviu falar do Curso de Linguiça Artesanal? Tenho certeza que se você tiver em mãos todos os conhecimentos deste curso, poderá oferecer os principais diferenciais que as pessoas buscam.

Como você já deve saber, a produção artesanal de alimentos está super em alta. É uma tendência que cresceu no mercado justamente pelo fato de entregar ao consumidor muito mais qualidade e dedicação. Tudo em um alimento com produção mais natural e nada de industrialização.

Nesse curso, você aprenderá passo a passo para fazer vários tipos de linguiças, conhecerá os melhores equipamentos, além de aprender como fazer linguiça defumada. Se quiser conhecer um pouco mais sobre tudo o que o curso oferece, clique nesse link e veja como você poderá aprender muita coisa com esse treinamento.

Espero ter te ajudado, qualquer dúvida pode deixar nos comentários que terei o imenso prazer em ajudar. Compartilhe as dicas!