Como fazer isca de peixe igual da praia: 4 dicas para dominar o preparo

Muitas vezes a melhor lembrança da praia são os pratos consumidos, e se você tem se perguntado como fazer isca de peixe igual da praia, você está no lugar perfeito.

Geralmente a receita é feita com iscas de tilápia que traz aquela explosão de sabor, mas todos buscamos o segredo daquela textura crocante, não é mesmo? E foi justamente isso que motivou a minha pesquisa das melhores receitas e preparos dos profissionais.

Portanto, trago até você hoje o segredo revelado da isca de peixe que a gente só come nas melhores praias. Confira e anote cada detalhe que faz toda a diferença!

Como fazer isca de peixe igual da praia: 4 dicas para dominar o preparo

como fazer isca de peixe igual da praia

É normal assumir que existam segredos complexos demais por trás do peixe frito de praia. Afinal, o resultado é realmente fantástico e nos faz imaginar muitas coisas. Porém, saiba de antemão que o preparo é muito básico, mas a gente complica tudo.

Para facilitar sua vida e ensinar mais esse tipo de receita, separei tudo como se fosse passo a passo de receita. Só que ao invés de simplesmente falar assim: “aqui estão os ingredientes, faça”, vou mostrar certinho o que considerar nas etapas.

1. Entendendo qual o melhor peixe para fazer iscas fritas

Confesso que sempre que frequento alguma praia, a primeira coisa que faço é parar no quiosque e pedir uma porção de peixe. Então, conheço muitas porções diferentes e em cada uma a pessoa usa um tipo diferente de peixe, tais como:

  • Tilápia
  • Porquinho
  • Merluza
  • Pescada
  • Badejo

Além destes, um muito usado é a traíra, embora precise de conhecimento para transformar em um peixe com pouca espinha. Então, não há um único tipo recomendado que você precise de qualquer jeito.

Entretanto, a recomendação para não ter que lidar com limpeza, retirar espinhas e tudo mais, é ficar no básico.

Nesse caso, me refiro à tilápia. Esse peixe oferece tudo que buscamos: carne macia, suculenta, fácil de pegar tempero e de muito sabor.

2. Como temperar o peixe igual do quiosque de praia

Gosto de dizer que saber utilizar os temperos para peixe é uma verdadeira arte. Isso porque falamos de muitas possibilidades e ingredientes com capacidade para valorizar o sabor natural do peixe.

Contudo, o objetivo de temperar as iscas para fritar é apostar numa mistura bem básica, como:

  • 500g de tilápia cortada em iscas;
  • Suco de 2 limões;
  • 6 dentes de alho processados;
  • Lemon pepper e colorífico a gosto;
  • Mix de ervas finas, tomilho, salsa, louro e cominho;
  • Sal, pimenta-do-reino e azeite a gosto.

Pegue uma tigela grande e coloque os peixes. Adicione todos os temperos, o alho processado e despeje o suco de limão. Em seguida, misture para agregar os sabores à carne. Por fim, reserve por pelo menos 1 hora na geladeira.

Posso te dar uma dica pessoal? Que tal fazer desse tempero uma verdadeira marinada para peixe? Embora não seja crucial para a receita, é uma forma de fazer o tempero pegar para valer no peixe.

Para isso, coloque 1 limão a mais e acrescente 200ml de água. Deixe na geladeira por 6 horas.

DICA EXTRA: aliás, outra forma de temperar que você pode optar é utilizar ingredientes frescos. Use manjerona, tomilho e salsa, tudo fresquinho. Você vai ver a diferença no paladar que os temperos naturais entregam!

3. Como empanar peixe de praia igualzinho de quiosque

O verdadeiro segredo do petisco de praia é aprender como empanar peixe. É aqui que a maioria acaba errando e empanando de forma incorreta. Como resultado, o óleo da fritura é absorvido pelo peixe e encharca as iscas.

Não bastasse o sabor desagradável do óleo frio, é um fator que ajuda a murchar as iscas ao invés de ficar crocante. Por isso, você precisa fazer uma mistura de massa mole com:

  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • Sal, pimenta-do-reino, tempero baiano e cúrcuma a gosto
  • 1 xícara (chá) de farinha de rosca
  • Água suficiente para dar o ponto da massa mole

“Massa mole para empanar as iscas, justo agora que eu tinha aprendido como fritar peixe com farinha de trigo”. Não se preocupe, é bem simples. Na realidade, esse é o grande sigilo da crosta sequinha e atrativa.

Nesse sentido, coloque a farinha de trigo numa tigela e adicione os temperos, mexendo para ficar homogêneo. Em seguida, adicione água em temperatura ambiente aos poucos, mexendo sempre para incorporar e formar a massa.

O ponto ideal é quando a mistura fica com aspecto de massa mesmo, porém maleável e escorrendo do fuê. Para empanar é ainda mais simples:

  1. Pegue um pedaço de peixe temperado e mergulhe na massa até cobrir.
  2. Depois, passe na farinha de rosca e empane por todos os lados.
  3. Repita o processo com todas as iscas.

DICA EXTRA: o segredo da casquinha super saborosa está na adição de temperos à mistura de farinha para empanar. Sendo assim, acrescente sal, pimenta-do-reino, tempero baiano e um toque de cúrcuma, fica divino!

4. Como fritar peixe igual da praia que você costuma frequentar

O processo de fritura é a chave para fazer todo o cuidado colocado no tempero e empanado valer a pena.

Sendo assim, utilize uma frigideira de inox ou antiaderente e adicione óleo suficiente para cobrir as iscas. Ligue em fogo médio a alto e deixe esquentar. Ao menor sinal de fumaça, adicione as iscas gradualmente.

A fritura é muito rápida e você sabe o ponto pela cor. Assim que dourar levemente, retire. Existe uma estimativa de que a temperatura do óleo deve ficar entre 180°C a 190°.

Então, se você tiver um termômetro culinário faça questão de usá-lo. Do contrário, siga no “olhômetro” que também dá certo. Procure não fritar muito, pois corre o risco de queimar o empanado e amargar o peixe, combinado?

E com muita praticidade você já pode comer a melhor isca de peixe que fica parecidíssima com a da praia. Ficou com dúvida em alguma etapa ou tem medo de errar a mistura da massa? Por que você não acompanha o vídeo da receita de uma vez?

DICA EXTRA: como fazer isca de peixe e congelar?

Vamos supor que no calor do momento você preparou mais iscas do que poderia pensar em comer e sobrou. Será que tem como fazer isca de peixe e congelar com segurança?

Sim, é possível congelar para consumir depois e o melhor, com máximo sabor, siga o passo a passo:

  1. Depois de empanar as iscas, coloque-as separadamente num recipiente próprio para congelar.
  2. Leve ao congelador até congelar 100%.
  3. Para ter mais segurança, transfira as iscas congeladas para saquinhos próprios para alimentos.
  4. Faça questão de etiquetar para não perder o controle e volte ao congelador.
  5. O tempo médio de conservação é de 2 meses no máximo.

Sinta a sensação do quiosque de praia a qualquer momento

Conseguiu pegar a ideia de como fazer isca de peixe igual da praia? Afinal, já que não vamos à praia, resta apenas trazer o melhor dela até a nossa casa, não é verdade? E agora você sabe exatamente como fazer isso com facilidade e sabor.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, aproveite para compartilhar com outras pessoas que também sentem falta dessa iguaria e até a próxima!