X

Como fazer espetinho de carne

Veja como fazer espetinho de carne para vender passo a passo, desde a escolha da carne até o processo de venda do seu produto alimentício.

Muita gente sonha em ter seu próprio negócio e encontra nos espetinhos uma ótima maneira de começar trabalhar de forma independente hoje em dia, afinal se trata de algo que vende bastante e pode estar acessível a todos os consumidores. No entanto convenhamos que para começar é preciso saber lidar com a carne, entender como prepara-la e vários outros detalhes.

Sabendo disso, acabamos preparando aqui nesse artigo algumas dicas e informações interessantes sobre como fazer espetinho de carne!

Escolha da carne para fazer espetinho


Se você já leu o artigo onde foi falado sobre a melhor carne para espetinho, pôde notar que a Alcatra é a melhor opção segundo quem trabalha no ramo, no entanto eu listei lá também várias outras alternativas de carnes mais baratas que podem ser utilizados no preparo do seu churrasquinho, como é o caso do Acém, da Maminha e diversas outras.

Acima de tudo, você precisa escolher uma carne de qualidade para oferecer aos seus clientes e de procedência, comprando sempre em frigoríficos ou açougues que atuam dentro das regras do comércio de carnes.

Pegando uma boa carne, você diminuirá a perca na hora de produzir o espetinho, deixará seu cliente muito feliz por estar consumindo um produto de qualidade e ainda conseguirá se destacar nesse ramo, então quem chegou até aqui querendo dicas de como fazer espetinho de carne, entenda que o primeiro passo é definir uma boa carne para trabalhar.

O que precisa para fazer espetinho?


Além da carne, que é o essencial, você precisará adquirir ainda alguns outros produtos e acessórios para preparo do espetinho que em seguida irá para venda. Portanto, é indispensável a compra de temperos, espetos de madeira, acessórios como facas, talheres e algumas vasilhas para utilizar no preparo da carne. Adquira também um amaciador de carne para dar uma maior qualidade durante o preparo.

Quem deseja ter uma maior comodidade na hora de fazer espetinho de carne, poderá adquirir uma maquina de fazer churrasquinho, que é um equipamento de ótima qualidade e que vai facilitar sua vida, pois com ela é possível cortar a carne em cubinhos iguais, colocar os espetos rapidamente e produzir uma grande quantidade de cada vez.

Não podemos esquecer que a produção de espetinhos requer ainda a utilização de pelo menos 1 freezer para conservar a carne adquirida, afinal esse é um produto que precisa estar em perfeitas condições na hora que for assar e vender ao consumidor. Outros acessórios básicos também serão necessários, mas provavelmente você já terá muitos deles na sua própria casa.

Temperar e amaciar a carne para espetinho


Uma das etapas mais importantes é o tempero da carne, pois é preciso oferecer um produto com sabor no porto certo para a clientela.Os ingredientes utilizados para temperar a carne costumam ser o Cominho, alho, sal, óleo e o Colorau. Com esses produtos você poderá fazer um bom tempero para sua carne, mas algumas pessoas utilizam também aqueles tabletes de caldo de carne para temperar.

Quem vai utilizar uma carne de segunda, que é mais inferior, terá o trabalho de amacia-la para só depois colocar no espeto. Uma forma natural é deixar a carne com o tempero em descanso, por cerca de 3 a 4 horas e depois corta-la de modo contrário às fibras para conseguir ter pedaços com boa qualidade para consumo.

Existe ainda a possibilidade de comprar uma amaciador manual para carnes ou mesmo utilizar o amaciante de carne industrializado, que algumas pessoas compram para preparar melhor as carnes de churrasquinho.

Como fazer espetinho de carne?


Para finalizar o preparo do espetinho, você precisará apenas cortar a carne em fatias grandes, colocar na maquina, inserir os espetos nos locais certos e depois cortar no sentido vertical, pois o próprio equipamento já possui as entradas para a faca de corte. Após isso é só retirar que os seus espetinhos já estarão totalmente prontos para assar.

Quem não possui a maquina, poderá também fazer os cortes na mão. Basta colocar a carne em cima de uma pedra ou de uma tábua grande, corta-la em cubos e depois ir colocando cada um de uma vez no espeto. Esse é o meio tradicional de se fazer espetinho de carne hoje em dia, já que nem todos os vendedores possuem a maquina.

Cada espetinho costuma ter cerca 5 pedaços de carne, cortados em cubos para facilitar o consumo. O espeto utilizado é de bambu, na maioria dos casos, e você poderá levar seus espetinhos para assar na rua dentro de um isopor, pois assim conseguirá manter o produto ainda fresco por mais um tempinho até ir para a churrasqueira.

Leia também: Preço dos espetinhos prontos para churrasco

Higiene no preparo dos espetinhos de carne


Para finalizar, você precisa ficar sempre atento às questões de higiene do seu produto, afinal estamos falando de um alimento que será consumido diariamente por uma grande quantidade de pessoas, então é importante prezar sempre pela higiene do local de preparo, tendo assim uma boa limpeza, evite a presença de moscas no local, faça sempre a higienização da sua tábua de cortar a carne ou da maquina, das facas e outros acessórios de trabalho.

Utilize luvas, um avental e até mesmo touca na cabeça para preparar os produtos. Trabalhe com carnes de ótima qualidade e só ofereça espetinhos assados na hora para o cliente (nada de espetinhos requentados). Enfim, são vários detalhes simples, mas que são fundamentais para conseguir se destacar nesse ramo e manter um padrão de excelência.

A minha dica final para você que chegou até aqui é que adquira um material que eu recomendo sempre aqui no blog, que é o Curso Espetinho do Chef, porque nele você aprenderá como fazer mais de 50 receitas de espetinhos, terá um bônus gratuito falando somente sobre as questões de higiene e várias outras coisas legais. Então um forte abraço e sucesso com seu negócio!