Como esquentar peixe frito: 4 maneiras de realçar sabor + dicas incríveis

O que acha de aprender como esquentar peixe frito para “requentar” no dia seguinte e ainda assim comer uma carne como se fosse feita na hora?

É impensável descartar aquela tilápia frita que sobrou ou mesmo a posta de cação, por receio de não ficar bom no outro dia. Pelo contrário, peixe “amanhecido” é maravilhoso, e a sensação é a mesma de quando comemos pizza requentada, incrível.

Então, vou ensinar você como esquentar corretamente, além de mostrar como deve ser o armazenamento correto para consumir no outro dia. Confira!

Como esquentar peixe frito: 4 maneiras de realçar sabor + dicas incríveis

como esquentar peixe frito

Não tem como negar que o peixe frito depois de algumas horas perde consistência e textura, ficando molenga. Ainda mais se falarmos de peixe empanado na farinha de trigo e frito, que é quando se forma a casquinha crocante.

Nesse momento, o normal é surgir na mente como deixar o peixe frito crocante no dia seguinte, você se relaciona? Desse modo, veja 4 maneiras de trazer o peixe frito à vida, para uma experiência igualmente fantástica!

1. Esquentando peixe amanhecido no forno

Essa técnica é tradicional, especialmente para quem aprendeu como fazer tilápia frita, mas eventualmente sobrou. Isso porque é a mais simples e que todo mundo consegue fazer sem maiores problemas, afinal, todos têm forno a gás.

Dessa maneira, não importa se o peixe foi frito empanado ou apenas temperado, já que o resultado é o mesmo. Veja as orientações e anote os detalhes:

  1. Pré-aqueça o forno a 180° por pelo menos 10 minutos.
  2. Em seguida, unte a assadeira com óleo ou coloque papel-alumínio.
  3. Disponha o peixe na assadeira.
  4. Por fim, baixe a temperatura para 170° ou 160° e deixe aquecer aproximadamente 15 minutos.

Embora eficiente, essa forma exige certa atenção. Diante disso, não deixe passar de 15 minutos tempo. Não aumente a temperatura pensando em agilizar o processo, vai apenas ressecar o peixe. Não esqueça de untar, pois a carne pode ressecar!

2. Esquentando peixe frito na frigideira

Essa é para quem procura mais facilidade e rapidez para reaquecer o peixe. Isso porque, você só precisa de uma frigideira seca, um fio de óleo ou azeite e o peixe.

Em seguida, basta aquecer a frigideira com óleo em temperatura média e, quando estiver quente, colocar a carne fria. Mas atenção, vire o peixe apenas quando notar que o lado em contato com o óleo está quente. Repita essa ação ao menos 2 vezes.

A ideia central é apenas “reativar” a crocância e não deixar passar do ponto. Além disso, evite deixar em fogo baixo ou fogo alto para adiantar, já que o resultado pode ser negativo, como:

  • Temperatura baixa: o peixe demora mais para reaquecer, o que deixa a carne embebida em óleo, ou seja, acaba “empapando” o peixe.
  • Temperatura alta: “ah, mas vou aumentar para adiantar o negócio”, é possível, mas seu peixe certamente vai perder líquidos, ressecar e ficar parecendo couro de porco, então evite.

DICA EXTRA: caso queira obter a crocância da primeira fritura, esquente bastante óleo numa frigideira e coloque as iscas frias de peixe apenas para “refritar”. É coisa de 1 minuto apenas e o óleo precisa estar muito quente, veja um vídeo:

3. Utilize o micro-ondas no tempo ideal

O método de reaquecimento do peixe no micro-ondas é o mais rápido, porém, o que exige mais cuidado. Certamente você sabe que qualquer alimento aquecido no micro-ondas acaba formando certa umidade, não é mesmo?

Com isso, caso não siga os passos certos, o peixe acaba amolecido, em especial para peixe frito empanado. Nesse sentido, o ideal é embrulhar os peixes em folhas duplas de papel-toalha. Como resultado, o papel vai absorver a umidade.

Por último, coloque de minuto a minuto na potência máxima e, nos intervalos, confira se esquentou. Entretanto, prefira esquentar menos do que passar do ponto. Isso porque o micro-ondas é campeão em ressecar os alimentos que passam do ponto!

4. Esquentando peixe frito no forno elétrico

Como o funcionamento do forno elétrico é parecido com o convencional, o método de reaquecimento é basicamente o mesmo. Sendo assim, embrulhe os peixes em papel-alumínio, pré-aqueça a 180° e coloque até esquentar por completo.

No entanto, um truque de mestre aqui é borrifar algumas gotas de água sobre o peixe. Por conseguinte, você evita a carne de ressecar, já que não perde sua umidade original.

DICA EXTRA: como requentar peixe frito na airfryer?

Agora, se você confia apenas na sua airfryer para reaquecer os alimentos ou mesmo prepará-los, saiba que você pode aprender como requentar peixe frito na airfryer para ter um resultado mais próximo da fritura inicial. Para isso, faça assim:

  1. Pré-aqueça a airfryer a 200° por 5 minutos.
  2. Adicione os pedaços de peixe deixando espaço entre eles.
  3. Por fim, cozinhe por cerca de 3 minutos.
  4. Se notar que não aqueceu direito, vire o peixe e deixe mais um a dois minutos.

O resultado será um peixe frito requentado com suculência, textura e máximo sabor!

E como esquentar peixe inteiro frito?

Uma coisa é esquentar iscas ou postas, já que são menores e mais fáceis de manusear. Contudo, quando falamos em peixe frito inteiro, a história muda um pouco.

Digo isso porque o interessante para receitas grandes, é utilizar o forno convencional ou mesmo o forno elétrico, já que ajuda a manter a umidade da carne e trazer de volta a suculência que tanto buscamos nessa carne.

Como armazenar peixe frito para comer no dia seguinte?

A primeira coisa que pode vir à mente é se pode congelar peixe frito. E tenho que desapontar você, mas não é recomendado congelar nenhum tipo de fritura, ainda mais peixe, que possui carne bastante perecível.

Mas isso não significa que você deve descartar, de forma alguma, mesmo porque é viável seguir alguns direcionamentos para armazenar peixe frito para comer no dia seguinte, tais como:

  1. Quando frito, embale os pedaços em papel-toalha, coloque num recipiente hermético e leve à parte mais alta da geladeira.
  2. Para peixes fritos inteiros, o ideal é embrulhar em papel-toalha e em papel-alumínio na sequência, preservando ainda mais umidade e sabor.
  3. Receitas empanadas exigem mais cuidado, já que a casca pode soltar, para isso, embrulhe bem e consuma o mais rápido possível.
  4. Espere o peixe esfriar por completo, pois quando você armazena ainda quente, o vapor ajuda a amolecer ainda mais a carne.

Depois que você utilizar as dicas de como esquentar peixe frito, verá que a carne fica tão boa quanto recém preparada. Tudo vai da forma como você armazena e “requenta” no dia seguinte, mas isso você aprendeu aqui hoje!

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, e se conhece alguém que precisa dessas dicas, pois não gosta de desperdiçar peixe, não deixe de compartilhar. Até a próxima!