X

Como dessalgar bacalhau?

Saber como dessalgar o bacalhau é uma habilidade essencial para quem gosta de cozinhar. Afinal, esse peixe é um dos favoritos para almoços em família e é garantia de sucesso para agradar as visitas.

Logo, você precisa dominar essa técnica para fazer preparações muito saborosas.

O bacalhau é um peixe bastante salgado e pular essa etapa pode estragar a sua receita. Então, da próxima vez que for prepará-lo, não deixe de seguir as nossas dicas para conseguir tirar o excesso de sal e temperar o peixe de acordo com as melhores práticas.

Felizmente, essa tarefa não é tão difícil quanto parece.

Ao longo deste artigo, apresentaremos dicas valiosas de como dessalgar bacalhau da forma mais fácil e sem perder muito tempo. Afinal, todos sabemos como o tempo na cozinha é precioso e você precisa cozinhar com mais rapidez para garantir almoços pontuais.

Portanto, não deixe de ler o artigo até o final!

Como dessalgar bacalhau: passo a passo


O primeiro passo é pegar duas vasilhas grandes e com tampa, encher de água e colocar na geladeira. Enquanto a água resfria, tire o peixe da embalagem, lave em água corrente para tirar o excesso de sal e aproveite para remover a pele e as espinhas. Caso ele ainda não esteja no formato de filé, corte o bacalhau.

Então, tire as vasilhas de água gelada e coloque pedras de gelo em uma delas. Coloque o bacalhau e deixe por alguns minutos.

Depois, troque o bacalhau de vasilha depois de acrescentar novas pedras de gelo no outro pote. Lave a primeira vasilha utilizada e coloque na geladeira para repetir o processo. Isso deve ser feito até que todo o sal seja retirado do bacalhau.

Como saber qual o tempo necessário para dessalgar o bacalhau?


Para saber por quanto tempo você deve repetir a operação que citamos acima, consulte a tabela abaixo:

  • Bacalhau Desfiado: 6 horas (trocar a água de 3 em 3 horas);
  • Postas normais: 24 horas (trocar a água de 6 em 6 horas);
  • Postas grossas: 40 horas (trocar a água de 8 em 8 horas);
  • Postas muito grossas: 48 horas (trocar a água de 8 em 8 horas);
  • Lombos muito grossos: 72 horas (trocar a água de 8 em 8 horas).

Como mencionamos acima, nem sempre temos o tempo de fazer isso no dia em que precisamos preparar a receita. Portanto, quando você quiser servir o peixe, o ideal é realizar o processo de como dessalgar bacalhau no dia anterior. Dessa forma, você fica livre no dia seguinte para preparar o peixe assado ou frito com mais rapidez e tranquilidade.

Dicas valiosas de como dessalgar bacalhau


  • Sempre lave primeiro na água corrente. Isso faz com que o excesso de sal diminua consideravelmente;
  • O dessalgue sempre deve ser feito na água bem gelada para conservar a carne;
  • A proporção de água nas vasilhas deve ser de 2/3 de água para 1/3 de bacalhau.

Pronto! Agora você já tem uma ideia melhor de como tirar o excesso de sal desse peixe. Após o processo, será possível temperar a carne com as suas especiarias favoritas sem deixar com que a receita fique salgada demais.

Caso você ainda tenha dúvidas sobre esse processo ou queira compartilhar alguma receita com nossos leitores, deixe o seu comentário no espaço abaixo para que possamos ajudá-lo. Não esqueça também de compartilhar o artigo em todas as suas páginas nas redes sociais!

Obrigado e até a próxima.