Espetinho de Sucesso

Como defumar bacon

Saiba como defumar bacon, de acordo com o processo de produção específico. Confira as técnicas para dar mais sabor a este alimento!

Compreender como defumar bacon é uma forma de tornar mais deliciosa esta receita. A arte de defumação é um ação de contato com fumaças por meio da superfície dos produtos e alimentícios. Estes, antes, tiveram o processo de tempero, que atuam na preparação, consistência e aromas tradicionais com relação aos elementos.

As características principais dos alimentos têm dependência íntima do processo de defumação selecionada para a preparação das receitas.

De forma tradicional, os procedimentos podem ter a divisão em duas categorias:

O procedimento quente é realizado com as temperaturas que alcançam até 75º C. Isto faz com que se desenvolvam produtos com cascas ressecadas e cores uniformes.

O procedimento frio é realizado a partir de temperaturas que têm variação entre 30 e 50º C, perfeito para a elaboração de presuntos e demais elementos cozidos.

Tipos de defumadores


Quaisquer ambientes que produzam um determinado quantitativo de fumaça em determinada temperatura para procedimentos frios ou quentes de defumação podem se destacar como defumadores.

A partir de recipientes pequenos e fogão, até sistemas de temperatura com controle, tudo isso é capaz de elaborar fumaça com suficiência para ter utilidade como defumador de alimentos.

Leia também: Como fazer linguiça defumada

Defumador Industrial

Este tipo é o mais convencional com câmaras, que têm a construção com alvenaria e aço, de tamanhos variados, com a aplicação de um quantitativo de fumaça e temperaturas determinadas.

Defumador Artesanal

Ainda, há a possibilidade de produção de defumados de maneira artesanal. Se você deseja saber como defumar bacon, saiba que isto pode ser feito a partir de defumadores com construção em casa ou com semelhança aos industriais.

Todos os sistemas têm a capacidade de produção de defumados de carnes específicas como:

Processo de Produção do Bacon Defumado


Antes da existência das geladeiras, os produtos e alimentos necessitavam de um consumo rápido, em mesmo momento em que era adquirido e preparado. Outra solução era conservá-los por meio do uso de sal e fumaça. E a partir disto, iniciou-se o processo de defumação do bacon.

O bacon é a região abdominal do porco. Esta área é defumada e tem a cura. Porém, o importante é saber distinguir o bacon de qualidade daquele que pode fazer mal. É imprescindível saber como um bacon defumado de qualidade é feito.

Passo a Passo

Para iniciar este processo, há a necessidade de fazer uso de matéria-prima que apresente qualidade. O aroma e o potencial benefício em relação à saúde têm ligação direta à raça dos porcos, bem como aos alimentos que receberam, além da cura pela qual o animal passou. E por fim, a fase da defumação.

O procedimento da produção é simples, porém requer paciência e tempo. De forma inicial, há a necessidade de proceder com a escolha de cortes bons, de qualidade e que disponibilizem de muita gordura.

Passo 1

Depois que selecioná-los, a barriga do animal necessita permanecer em cura por algum tempo. Antes que haja o questionamento, a cura é uma técnica que se responsabiliza pela retirada do sabor e das texturas de vários alimentos – como bacon.

Passo 2

Para que se coloque o tempero nesta carne, dê pancadas com a ajuda de um porrete pequeno ou até mesmo com mão para que as fibras amoleçam. Isto facilita que o tempero penetre na carne.

Passo 3

É importante dividir o tempero em partes semelhantes. Reservar uma delas para que tenha o uso depois do repouso do bacon. Aí, então, dividir de novo uma das divisões e espalhar uma destas partes em cima do bacon, a partir de uma massagem.

Esta massagem é realizada para tornar mais fácil o processo de penetração do tempero, que terá um sabor mais gostoso. É importante cuidar no momento de espalhar o tempero de modo homogêneo em cima da peça, sem esquecer de beiradas. Depois disso, repita o processo do outro lado.

O bacon com o tempero permanece em descansando por uma média de 18h a 24h. Neste prazo, as carnes têm a absorção total dos temperos de modo homogêneo.

Passo 4

Ao fazer isto, o passo seguinte é saber como defumar bacon. A carne, em contato com as fumaças, acaba perdendo a água, desidratando-se e tem a selagem. Isto impede que os microrganismos se desenvolvam. Ainda, a defumação incorpora o sabor e o aroma da carne.

O bacon deve ser acondicionado nos defumadores, de modo a deixar pequenos espaços entre cada um deles para que o calor e a fumaça circulem. Atente-se para que a carne fique numa altura de, pelo menos, 60cm em relação a fumaça e ao calor.

Pronto!

O bacon está pronto, ao passo que apresente uma coloração avermelhada e brilhante. Tanto a aparência quanto o cheiro são agradáveis. Dependure os toucinhos, acendendo o defumador de modo que ele tenha o aquecimento lento. É possível que atinja uma temperatura de 75° C entre 30min e 40min.

O cuidado é imprescindível para que se permita que a carne se aqueça gradativamente. Não deixe de conferir os métodos e passo a passo!