Como cozinhar pé de frango? Aprenda a receita e dicas para limpar

Aprender os macetes de como cozinhar pé de frango é uma das melhores estratégias para contornar o preconceito com essa iguaria da nossa culinária.

Infelizmente, muita gente faz cara feia quando o assunto é pé de frango, seja pela aparência ou até mesmo a textura. Mas esse alimento é rico em colágeno e nutrientes, favorecendo articulações, ossos, unhas e cabelos, sem contar o sabor maravilhoso.

Então, se você quer sobrepor o receio e busca aprender tudo sobre o cozimento e modo de preparo completo, esse conteúdo foi feito para você. Acompanhe as dicas e anote as sugestões!

Como cozinhar pé de frango: receita saborosa 2 dicas para facilitar o consumo

Realmente, quando a pessoa não sabe preparar pé de frango, o resultado pode não ser o mais agradável. Isso porque o pé exige cuidados na limpeza e no cozimento perfeito, combinação que realça o sabor.

1. Como fazer pé de frango na panela de pressão?

O preparo mais simples é o pé de frango cozido na panela de pressão. Chame de ensopado ou cozido cremoso, mas essa receita fica sensacional, é prática e facilita muito o dia a dia.

Ingredientes

  • 1,5kg de pé de frango limpo e lavado;
  • 2 cebolas pequenas picadas;
  • 4 dentes de alho processados;
  • Tempero baiano a gosto;
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto;
  • 1 colher (sopa) de colorau;
  • 1 tomate grande picado;
  • 200ml de caldo de carne caseiro (ou de tablete);
  • 4 batatas grandes picadas;
  • ½ pimentão vermelho picado;
  • Cheiro-verde e açafrão a gosto;
  • Água quente suficiente para completar a panela.

Modo de preparo simples

  1. Na panela de pressão, refogue alho, cebola, adicione o colorau e misture.
  2. Junte tomate, tempero baiano, sal, pimenta-do-reino, açafrão, mexa e refogue por 1 minuto.
  3. Em seguida, acrescente os pés de frango limpos, dê uma leve fritada para incorporar os temperos naturais na carne.
  4. Agora, coloque o caldo de carne e complete com água, apenas para fazer volume, evite exageros.
  5. Acomode a carne, tampe a panela e, depois que pegar pressão, conte 15 minutos.
  6. Na sequência, tire a pressão, abra a panela e acrescente batata, pimentão vermelho e cheiro-verde.
  7. Por fim, tampe e conte mais 5 a 10 minutos depois que pegar pressão, está pronto.

Além da batata você pode colocar cenoura, chuchu, mandioquinha, mandioca, entre outros ingredientes. Portanto, é uma receita muito parecida com o frango cozido na panela de pressão. Confira a receita:

Qual o tempo de cozimento do pé de frango?

Deixei um tópico sobre isso, pois acho fundamental falar especificamente sobre o tempo de cozimento. Isso porque quando você cozinha de menos, a carne e a cartilagem dos pés não ficam numa consistência bacana.

Por outro lado, exagerar no cozimento pode ressecar demais e até mesmo derreter todo o colágeno. Claro, isso acaba incorporando ao caldo, mas se você quer o sabor diretamente na carne, não é indicado. Veja um comparativo:

  • Frango escaldado (pré-cozido): muita gente tem o costume de escaldar o pé de frango, nesse caso, o tempo total de cozimento é menor, podendo levar de 12 a 15 minutos.
  • Frango ainda cru: há quem cuide bem da limpeza e não escalde a carne, então, o pé de frango cru leva de 25 a 30 minutos.

No entanto, é fundamental acompanhar o cozimento de perto. Por isso é que recomendo incluir legumes e vegetais. Afinal, você abre a panela e pode verificar o ponto e a cremosidade do caldo.

“Fiz tudo certinho, mas o caldo ficou ralo demais”. Não se preocupe, pois é fácil demais saber como engrossar o caldo da carne.

2. Veja como limpar pé de frango

Hoje em dia compramos pé de frango praticamente limpo, bastando apenas uma boa lavada, não é verdade? Porém, existem alguns cuidados que favorecem uma alimentação mais segura, principalmente para quem não tem o hábito de fazer:

  • Lave em água corrente por alguns minutos para retirar qualquer possível resquício do açougue.
  • Depois disso, corte todas as unhas com uma faca, pegando um pouco acima da unha.
  • Alguns pés podem ter o que chamamos de “calo”, geralmente são escuros e grossos.
  • Utilize uma faca e corte-os fora caso prefira.
  • Outra coisa, em muitos cenários o pé pode vir com uma camada de gordura mais amarelada, basta retirar também.
  • Depois de cortar as partes sugeridas, passe novamente em água.

3. Pode congelar pé de frango?

O preparo do pé de frango é tão versátil que pode ser consumido através de muitas receitas distintas. Por conta disso, as pessoas tendem a comprar grandes quantidades, também por ter um preço camarada.

E para ampliar a segurança do consumo da carne fresca, o ideal é congelar. Mas será que pode congelar frango temperado, no caso, pé de frango? Sim, você deve congelar caso não consuma no mesmo dia.

“Eu ouvi dizer que para congelar é necessário escaldar ou usar uma mistura de vinagre com água, é verdade?”. Você até pode fazer, mas não é muito recomendado. Quando descongelar, a carne pode ficar com um sabor acentuado não agradável.

Sendo assim, prefira apenas limpar bem, colocar em saquinhos próprios para alimentos e levar ao congelador.

DICA EXTRA: experimente fazer cubos de caldo de pé de galinha

Vamos supor que você tenha feito uma grande receita, mas acabou sobrando bastante. Nesse momento, você se pergunta o que fazer com sobras de frango, mas gostaria de focar no caldo dessa receita.

Por conseguinte, coe todo o caldo para retirar os sólidos e coloque numa forma, levando ao congelador. O resultado é uma “geleia” de caldo de pé de frango riquíssimo em colágeno e nutrientes. Inclusive, pode complementar com mais açafrão e pimenta.

Outra forma de fazer, é colocar 1kg de pé de frango cortado na panela, adicionar duas cebolas com casca, 50g de cúrcuma, 1 colher (sopa) de sal e cozinhar por 90 minutos depois que pegar a pressão.

Por último, bata tudo no liquidificador, coe e leve para congelar. Você pode usar estes cubos em outros preparos para trazer sabor, mas sobretudo, preparar alimentos mais saudáveis. Confira tudo nesse vídeo aqui:

Faz mal comer pé de frango todos os dias?

Se existem pessoas que se perguntam “quanto ovos de codorna posso comer por dia”, imagina quanto ao pé de frango por conta da quantidade de nutrientes que apresenta. Como vimos, esse corte do frango é rico em colágeno e nutrientes, tudo que nosso corpo precisa.

Entretanto, é fundamental saber que possui teores elevados de colesterol, ou seja, a níveis prejudiciais ao organismo. Diante disso, o recomendado é consumir no máximo 2 a 3 vezes por semana.

6 receitas de pé de frango para mais versatilidade e sabor na cozinha

como cozinhar pé de frango

Agora que você está aprendendo como cozinhar pé de frango, não se limite a ingredientes simples. Digo isso porque é possível criar verdadeiras obras de arte na cozinha. Tudo com receitas cheias de sabor e personalidade, veja algumas sugestões:

  1. Ensopado de pé de frango com pimentões e abóbora.
  2. Cozido de pé de frango feito com angu cremoso.
  3. Experimente fazer pirão com pé de frango.
  4. “Galinhada” de pé de frango com arroz soltinho.
  5. Aqueça suas noites com uma canja divina de pé de frango.
  6. Combine o cozido de pé de frango com purê de inhame.

Até aqui, você acredita que tenha aprendido como cozinhar pré de frango? Aquele receio inicial ficou de lado? Pergunto isso porque uma vez que fizer, posso garantir que pé de frango será algo permanente em seu dia a dia.

Afinal, é uma das muitas carnes para o dia a dia que devemos aproveitar ao máximo, não é mesmo?

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Aproveite para compartilhar em suas redes sociais e marcar todo mundo. Até a próxima!